Nome do Projeto
A docência em tempos de caos: criações
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/05/2022 - 30/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto unificado tem a intenção de desenvolver atividades que integre ações de ensino, pesquisa e extensão, conforme disposto na resolução do COCEPE nº 10 de 19 de fevereiro de 2015. Pretende-se desenvolver ações direcionadas na temática da formação docente, mais especificamente, nos processos subjetivos que se transformam no cotidiano pedagógico das (o) professoras, considerando um conjunto de aspectos e fatores inerentes a esse processo. Pauta-se, teoricamente, nos estudos contemporâneos sob a
ótica da multiplicidade e da diferença (DELEUZE; GUATTARI, 1995), de maneira a oferecer aos estudantes e jovens pesquisadores variação na percepção sobre o que se entende por formação de professores, mediante a compreensão da transformação dos processos de subjetivação (GUATTARI, 2006) e de escrileituras (CORAZZA, 2011) na relação com o que é agenciado para criar uma aula-pesquisa-ideia e a própria existência em meio à docência.
Objetivo Geral
Problematizar a docência de maneira transdisciplinar, sob uma ótica da diferença e da multiplicidade, nos seus aspectos pedagógicos, didáticos, curriculares, políticos, históricos, culturais, econômicos, éticos e estéticos.
Justificativa
Justifica-se a importância do projeto a ser desenvolvido como uma possibilidade de oferta de espaço, tempo e produção de discussões, estudos, oficinas para problematizar a docência. O intuito do projeto é pensar ações de ensino, pesquisa e extensão como oportunidade de troca de saberes, conhecimentos e práticas pedagógicas no que se refere às criações docentes em meio ao caos. Procura-se compreender as variações nos sentidos que damos ao ensinar-aprender no instante que em que enfrentamos as adversidades da profissão, sejam elas do ensino remoto devido à pandemia de Covid-19, que fez com que muitas práticas fossem ressignificadas, no mal-estar que tem habitado os corpos, ou até mesmo, nas artistagens elaboradas nas atividades docentes como linhas de fuga. Estas ações, que também estão relacionadas a questões sóciohistóricas, éticas, estéticas e políticas da vida docente, transformam subjetividades. E esse é o interesse que temos em colocar em discussão, análise e ação a ressignificação das nossas práticas e da nossa existência em meio à pandemia.
Metodologia
Propor diferentes ações (ensino, pesquisa e extensão), com metodologias diversas e específicas para cada ação, afim de compreender os dinamismos da formação docente e de uma subjetividade que está em constante transformação.
Indicadores, Metas e Resultados
Criar um espaço de estudo entre alunos de Graduação e professores para discutir e aprofundar conteúdos acerca de temáticas educacionais sobre a formação de professores e a subjetividade de modo transdisciplinar.
Desenvolver ações de pesquisa e extensão, envolvendo a participação de estudantes de graduação juntamente com professores da rede básica de ensino e a comunidade em geral.
Proporcionar o desenvolvimento de cursos, oficinas e eventos que possam ter impacto social, de forma que os estudantes, principalmente da Graduação, tenham a oportunidade de conhecer a realidade da comunidade externa e suas necessidades para poder atuar profissionalmente.
Desenvolver ações de pesquisa e extensão, envolvendo a participação de estudantes de graduação juntamente com professores da rede básica de ensino e a comunidade em geral.
Proporcionar o desenvolvimento de cursos, oficinas e eventos que possam ter impacto social, de forma que os estudantes, principalmente da Graduação, tenham a oportunidade de conhecer a realidade da comunidade externa e suas necessidades para poder atuar profissionalmente.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ABIMA DOS SANTOS LOBO | |||
ALYCE VIEGAS DA ROSA | |||
ANA PAULA MENNA ALVES | |||
Ana Marisa Moinho da Fonseca | |||
BETINA DOS SANTOS TRECHA | |||
FELIPE DE CARVALHO PEDROSO | |||
FERNANDA ANDARA PEREIRA DUTRA | |||
GIULIA BELMONTE KIST | |||
JOSIMARA WIKBOLDT SCHWANTZ | 4 | ||
JULIA TAVARES DA SILVA | |||
Jaqueline Dutra Jackson | |||
KETHLEN BOHM OLIVEIRA | |||
LARISSA DA SILVA MEINERT | |||
LUAN DA ROSA DE SOUSA | |||
MARIA RODRIGUES ALMEIDA | |||
MILENA SANTOS GONCALVES | |||
MIRIAM CRUZ FERRAZ | |||
ROBERTA BENEVIT | |||
SANDRA ESPINOSA ALMANSA | |||
SANDRO FACCIN BORTOLAZZO | 3 | ||
THIAGO HEINEMANN RODEGHIERO | 3 | ||
ULISSES GUILHERME ORREGO |