Nome do Projeto
A docência em tempos de caos: criações
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/05/2022 - 30/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto unificado tem a intenção de desenvolver atividades que integre ações de ensino, pesquisa e extensão, conforme disposto na resolução do COCEPE nº 10 de 19 de fevereiro de 2015. Pretende-se desenvolver ações direcionadas na temática da formação docente, mais especificamente, nos processos subjetivos que se transformam no cotidiano pedagógico das (o) professoras, considerando um conjunto de aspectos e fatores inerentes a esse processo. Pauta-se, teoricamente, nos estudos contemporâneos sob a ótica da multiplicidade e da diferença (DELEUZE; GUATTARI, 1995), de maneira a oferecer aos estudantes e jovens pesquisadores variação na percepção sobre o que se entende por formação de professores, mediante a compreensão da transformação dos processos de subjetivação (GUATTARI, 2006) e de escrileituras (CORAZZA, 2011) na relação com o que é agenciado para criar uma aula-pesquisa-ideia e a própria existência em meio à docência.

Objetivo Geral

Problematizar a docência de maneira transdisciplinar, sob uma ótica da diferença e da multiplicidade, nos seus aspectos pedagógicos, didáticos, curriculares, políticos, históricos, culturais, econômicos, éticos e estéticos.

Justificativa

Justifica-se a importância do projeto a ser desenvolvido como uma possibilidade de oferta de espaço, tempo e produção de discussões, estudos, oficinas para problematizar a docência. O intuito do projeto é pensar ações de ensino, pesquisa e extensão como oportunidade de troca de saberes, conhecimentos e práticas pedagógicas no que se refere às criações docentes em meio ao caos. Procura-se compreender as variações nos sentidos que damos ao ensinar-aprender no instante que em que enfrentamos as adversidades da profissão, sejam elas do ensino remoto devido à pandemia de Covid-19, que fez com que muitas práticas fossem ressignificadas, no mal-estar que tem habitado os corpos, ou até mesmo, nas artistagens elaboradas nas atividades docentes como linhas de fuga. Estas ações, que também estão relacionadas a questões sóciohistóricas, éticas, estéticas e políticas da vida docente, transformam subjetividades. E esse é o interesse que temos em colocar em discussão, análise e ação a ressignificação das nossas práticas e da nossa existência em meio à pandemia.

Metodologia

Propor diferentes ações (ensino, pesquisa e extensão), com metodologias diversas e específicas para cada ação, afim de compreender os dinamismos da formação docente e de uma subjetividade que está em constante transformação.

Indicadores, Metas e Resultados

Criar um espaço de estudo entre alunos de Graduação e professores para discutir e aprofundar conteúdos acerca de temáticas educacionais sobre a formação de professores e a subjetividade de modo transdisciplinar.

Desenvolver ações de pesquisa e extensão, envolvendo a participação de estudantes de graduação juntamente com professores da rede básica de ensino e a comunidade em geral.

Proporcionar o desenvolvimento de cursos, oficinas e eventos que possam ter impacto social, de forma que os estudantes, principalmente da Graduação, tenham a oportunidade de conhecer a realidade da comunidade externa e suas necessidades para poder atuar profissionalmente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ABIMA DOS SANTOS LOBO
ALYCE VIEGAS DA ROSA
ANA PAULA MENNA ALVES
BETINA DOS SANTOS TRECHA
FELIPE DE CARVALHO PEDROSO
FERNANDA ANDARA PEREIRA DUTRA
GIULIA BELMONTE KIST
JOSIMARA WIKBOLDT SCHWANTZ4
JULIA TAVARES DA SILVA
Jaqueline Dutra Jackson
KETHLEN BOHM OLIVEIRA
LARISSA DA SILVA MEINERT
LUAN DA ROSA DE SOUSA
MARIA RODRIGUES ALMEIDA
MILENA SANTOS GONCALVES
MIRIAM CRUZ FERRAZ
ROBERTA BENEVIT
SANDRA ESPINOSA ALMANSA
SANDRO FACCIN BORTOLAZZO3
THIAGO HEINEMANN RODEGHIERO3
ULISSES GUILHERME ORREGO
ana marisa moinho da fonseca

Página gerada em 29/04/2024 02:28:44 (consulta levou 0.211332s)