Nome do Projeto
Ensaios em Finanças e Law & Economics
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
02/05/2022 - 02/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Os governos são agentes econômicos responsáveis pela provisão dos serviços básicos, como: infraestrutura, educação, segurança e saúde. Devido ao mau gerenciamento dos recursos públicos ou por limitações creditícias ou orçamentárias, há históricas dificuldades para a disponibilização destas diligências. Ao decorrer das últimas décadas do século XX tanto pesquisadores, quanto policymakers dedicaram-se a desenvolver possíveis alternativas para a obtenção de um nível de bem estar mais elevado. Além disso, as crises econômicas, como a de 2008, podem resultar de desequilíbrios financeiros que se desenvolvem devido a atividade pró-ciclica do setor bancário. Dentro desta breve caracterização, pretende-se elaborar um conjunto artigos que buscam evidências empíricas, sobre o uso de licitações e contratos de concessões e PPPs para a prestação de serviços públicos e sob o aspecto das teoria de finanças pretende-se mensurar a eficácia dos instrumentos macroprudenciais.

Objetivo Geral

O objetivo geral da pesquisa proposta consiste em utilizar o ferramental de avaliação de políticas públicas para avaliar os efeitos de contratos públicos, como licitações, concessões e PPPs pelo setor público brasileiro. Ademais, pretende-se mensurar os efeitos da política monetária e dos instrumentos macroprudenciais no risco sistêmico.

Justificativa

Ao conhecimento do proponente há uma escassez de estudos que utilizem métodos quantitativos para avaliar o efeito dessa estrutura de contratação em termos nacionais. Ademais, Ao avaliar os efeitos desta interação da política monetária e macroprudencial no risco sistêmico e na estabilidade financeira de um conjunto de diversos países, esta pesquisa busca contribuir de forma original para o debate ao utilizar uma sólida fundamentação científica, incluindo a estimação de modelos de painel de dados dinâmicos e métodos de identificação apropriados, bem como do uso de uma base de dados internacional compreensiva.

Metodologia

A metodologia consiste na aplicação de modelos matemáticos e econométricos.

Indicadores, Metas e Resultados

A equipe pretende desenvolver uma gama de artigos científicos em conjunto com os alunos da graduação e pós-graduação para que essas pesquisas sejam publicadas em periódicos nacionais e internacionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE CARRARO8
ARI FRANCISCO DE ARAUJO JUNIOR
Bruno Nogueira Lanzer
CESAR AUGUSTO OVIEDO TEJADA8
CLAUDIO DJISSEY SHIKIDA8
DANIEL DE ABREU PEREIRA UHR8
DANIELA MIGUEL COELHO8
FABIO MASSAUD CAETANO8
FELIPE GARCIA RIBEIRO8
HELLEN NUNES DE FARIAS
JULIA GALLEGO ZIERO UHR8
KELEN ROSSALES DA SILVA
KELLY FABIANE DE FARIAS SIMÕES ARPINO
LARISSA MARA ESCUDEIRO
LAURO GUIMARAES MOSCARELI
MARCELO DE OLIVEIRA PASSOS4
PEDRO URRUTIA TORRES
REGIS AUGUSTO ELY8
RODRIGO NOBRE FERNANDEZ8
ÁDERSON ALVES DA SILVA

Página gerada em 29/03/2024 04:41:29 (consulta levou 0.231510s)