Nome do Projeto
Classe Hospitalar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/11/2022 - 30/11/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
A Classe Hospitalar proporciona o atendimento pedagógico a estudantes que estejam impossibilitados de frequentar as aulas no espaço escolar, devido a internações hospitalares, auxiliando-os a seguir seu desenvolvimento cognitivo, fazendo a mediação entre o/s aluno/a-paciente e as atividades regulares da escola. Este acompanhamento é um direito da criança, segundo a Lei 8242 de 12 de outubro de 1991 (BRASIL, 1991) e minimiza os prejuízos que a internação provoca contribuindo para a promoção da qualidade de vida. Dentro deste contexto, este projeto visa atender as crianças e adolescentes impossibilitados de freqüentar escola temporariamente. Através de atividades pedagógicas envolvendo conteúdos do âmbito escolar, minimizando o distanciamento da escola de origem e contribuindo para seu retorno e reintegração ao grupo escolar.

Objetivo Geral

Proporcionar às crianças e aos adolescentes hospitalizados a continuidade do processo de ensino aprendizagem através de atividades pedagógicas envolvendo conteúdos do âmbito escolar por meio de um currículo flexibilizado e/ou adptado, minimizando o distanciamento da escola de origem e contribuindo para seu retorno e reintegração ao grupo escolar correspondente.

Justificativa

A Classe Hospitalar proporciona o atendimento pedagógico a estudantes que estejam impossibilitados de frequentar as aulas no espaço escolar, devido a internações hospitalares, auxiliando-os a seguir seu desenvolvimento cognitivo, fazendo a mediação entre o/s aluno/a-paciente e as atividades regulares da escola. Este acompanhamento é um direito da criança, segundo a Lei 8242 de 12 de outubro de 1991 (BRASIL, 1991) e minimiza os prejuízos que a internação provoca contribuindo para a promoção da qualidade de vida (GOMES e RUBIO, 2012), e para a diminuição do período de internação hospitalar (FONSECA e CECCIM, 1999).
É uma das modalidades não-escolares prevista no artigo 4º da Lei nº 9.394/96, que versa sobre as Diretrizes e Bases da Educação, que assegura o “[...] atendimento educacional, durante o período de internação, ao aluno da educação básica internado para o tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar [...]” (BRASIL, 1996). Temos também a  Resolução CNE/CP nº 2, de 11 de setembro de 2001, Art. 13, § 1º, que assegura a continuidade da aprendizagem daqueles que estão matriculados no sistema Básico de Educação através das Classes Hospitalares, reforçando a Lei de Diretrizes e Bases. 
A inserção do/a aluno/a-paciente nas Classes Hospitalares é um direito previsto na Lei n. 8069 de 1990 artigo 57º. Para além disso, percebemos que estes espaços permitem minimizar o sofrimento e a dor da criança e adolescente que se encontram hospitalizadas, e os possíveis danos ao seu desenvolvimento intelectual, evitando a evasão escolar e a exclusão do contexto social no qual ela está inserida. A Classe Hospitalar deve ser direcionada para o processo de aprendizado, e que portanto, não pode ser destinada apenas com intencionalidades de fins lúdicos ou recreativos, embora reconhecemos que estes também assumem um papel muito importante no desenvolvimento da criança. O principal objetivo da Classe Hospitalar é oferecer a continuidade da escolarização para os estudantes que devido a uma enfermidade precisam ser internados e que, por isso, não podem frequentar a escola de origem. Diferentemente das brinquedotecas e das demais atividades que visam à recreação, procura “[...] trazer os conteúdos programáticos para o ambiente hospitalar, busca minimizar as consequências do afastamento da escola e auxilia a criança/jovem no acesso à educação” (COHEN; MELO, 2010, p. 307). Diante do exposto, este projeto pretende colaborar como o Programa de Aceleração do Ensino vinculado a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Escola (HE) em conjunto com a Coordenação de Saúde e Educação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Metodologia

A metodologia dos trabalhos esta organizada da seguinte:

1.Planejamento
Elaboração do plano de ação para a implantação da Classe Hospitalar no Hospital Escola

2. Execução
Organização de ações como:
Formação de grupos de estudo, no intuito de ampliar o repertório teórico prático sobre o desenvolvimento do atendimento pedagógico nas classes hospitalares;
Participação junto as reuniões que envolvem os pacientes/alunos no intuito de promover integração entre as diferentes áreas de conhecimento que atuam no ambiente hospitalar;
Elaboração dos planos de atendimento didático-pedagógico definindo e implantando estratégias de flexibilização e adaptação curriculares, para propor procedimentos pedagógicos e práticas alternativas de acordo com as necessidades.

3. Avaliação
Divulgar os resultados obtidos pela atuação do projeto em encontros no âmbito da UFPEL, bem como em eventos ou periódicos científicos.

Indicadores, Metas e Resultados

Através do desenvolvimento das ações deste projeto, pretende-se ter contribuído para:
Promoção do processo de ensino-aprendizagem de qualidade durante o período de internação;
Desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de propiciar a continuidade do processo de ensino aprendizagem através de atividades pedagógicas envolvendo conteúdos do âmbito escolar;
Promoção de um enriquecedor intercâmbio de conhecimentos e experiências entre as diferentes áreas de conhecimento presentes no contexto do Hospital Escola.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA GUEDES COUTINHO
AMANDA BETTIN DOS SANTOS
DANIELE DEMERTINE THOMASINI
DÉBORA HELENA STUMM RODRIGUES
GERUSA BOHLKE PINTO SOUZA
HARDALLA SANTOS DO VALLE4
LIÉSIA BUBOLZ RUTZ
LUI NORNBERG8
MARCIA ELIANE SILVA OLIVEIRA
PAMELA PIEPER DOS SANTOS
RITA DE CÁSSIA ROCHA DOS SANTOS
SANDRO FACCIN BORTOLAZZO7

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