Nome do Projeto
Desenvolvendo a sustentabilidade em Recursos Hídricos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 30/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Recursos hídricos
Resumo
Este projeto de extensão possui vínculo com o estágio curricular supervisionado obrigatório do curso de Engenharia Hídrica. Ele tem como objetivo inserir a comunidade acadêmica do curso de Engenharia Hídrica em atividades extensionistas junto ao público externo à universidade. Esse projeto de extensão se faz necessário pois a sociedade apresenta demandas nas diversas áreas da Engenharia Hídrica, e com isso surge a oportunidade do envolvimento da comunidade acadêmica do curso de Engenharia Hídrica com o público externo à universidade para a troca de saberes e conhecimentos atender tais demandas. A comunidade acadêmica do curso de Engenharia Hídrica, através do estágio curricular obrigatório de seus alunos, conduzirá ações extensionistas junto ao público externo à universidade.

Objetivo Geral

Troca de conhecimentos na solução de problemas e demandas das comunidades nos seguintes temas: uso consciente da água; água e energia; saneamento e qualidade ambiental. Essa troca de conhecimentos será realizada a partir da inserção da comunidade acadêmica do curso de Engenharia Hídrica em atividades extensionistas junto ao público externo à universidade.

Justificativa

A sociedade apresenta demandas nas diversas áreas da recursos hídricos e com isso surge a oportunidade de envolvimento em ações extensionistas da comunidade acadêmica do curso de Engenharia Hídrica com o público externo à universidade para atender tais demandas.
Devido o perfil em formação do aluno de Engenharia Hídrica, conforme o projeto político pedagógico do curso, “com formação técnica, científica e humanística, compatível com a realidade global em seus aspectos econômicos, sociais e culturais, com capacidade para, tomar decisões, empreender com competência e atuar interdisciplinarmente no uso, monitoramento, diagnóstico e gestão do recurso água”, com a troca de saberes com as comunidades ele será capaz de se envolver com os diferentes públicos para atender as demandas que surgem.

Metodologia

A cada semestre os professores do curso proporão ações de extensão no temas correlatos do Projeto: uso consciente da água; água e energia; saneamento e qualidade ambiental.
Os alunos aptos a realizarem o estágio curricular obrigatório serão matriculados e farão parte deste projeto de extensão. A partir do estágio que será realizado em empresa ou instituição pública ou privada, o plano de atividades deverá estar contido nas ações cadastradas nos respectivos semestres.
O aluno será orientado na empresa por algum profissional com conhecimento na área, e este profissional será um colaborador externo do projeto de extensão, e também terá a orientação de um docente da UFPel que será um colaborador do projeto.
O estágio curricular obrigatório do atual PPC tem carga horária mínima de 240 horas.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:
Número de alunos e docentes do curso de Engenharia Hídrica vinculados ao projeto de extensão;
Número de colaboradores externos à UFPel vinculados ao projeto;
Número de pessoas ou comunidades atingidas pelo projeto.

Metas e resultados esperados:
Ter o envolvimento de alunos, docentes e técnicos do curso de Engenharia Hídrica nas ações de extensão;
Atender as demandas da sociedade em temas relacionados à Engenharia Hídrica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MACHADO SIMÕES
ANNA NACHTIGALL DA CRUZ
ARTHUR DAUBERMANN GIOVELLI
BRUNA BOHM MOURA
CAMILA CARDOSO NUNES
CARLA TATIELEN DE BARROS CARDOSO
CAROLINA HOCH VIEIRA FERNANDES
CAYO MIRANDA E ARAÚJO
EDUARDO PERLEBERG WACHHOLZ
EMANUELE KOSCHIER PINTO
ESTEVAO MAZZOCHI SOARES
FELIPE DE LUCIA LOBO1
GILBERTO LOGUERCIO COLLARES1
IDEL CRISTIANA BIGLIARDI MILANI1
INGRIDY DUARTE
JENIFER SENA WACHHOLZ
LAURA MARTINS BUENO
LEONARDO CONTREIRA PEREIRA1
LEONARDO WACHHOLZ BARTZ
LESSANDRO COLL FARIA1
LUIS EDUARDO AKIYOSHI SANCHES SUZUKI2
LUIZA JARDIM MACHADO
MARIA CLARA GIACOMINO DE ALMEIDA PASSOS
MARÍLIA DE OLIVEIRA FELTEN
NATALIA LISBOA BARRETO
RAFAELA MICHELOTTI PEREIRA
THAIS PEREIRA NOUALS
VIVIANE SANTOS SILVA TERRA

Página gerada em 19/04/2024 14:40:12 (consulta levou 0.231857s)