Nome do Projeto
Divulgação e Comunicação da Rede de Museus da UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/05/2017 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto visa dar apoio as atividades da Rede de museus da UFpel, que foi implantada em 2017 e tem por finalidade em por missão unir as instituições, processos e projetos museologicos para a construção de uma política para a área, de forma a desenvolver ações de gestão , valorização do patrimônio museológico e de aproximação com a comunidade.

Objetivo Geral

Organizar a divulgação e as ações de comunicação da rede de museus da UFPel

Justificativa

Os Museus no Brasil, desde o inicio do governo Lula, em 2002,ganharam destacada importância no cenário da cultura nacional como processos socioculturais colocados a favor da democracia, como um instrumento de desenvolvimento social que demonstra as mais diversas facetas do povo brasileiro. Baseado na Politica Nacional e na regulamentação inédita deste setor através da lei Federal 11.904 de 14 de janeiro de 2009 - regulamentada pelo decreto lei 8.124 aperfeiçoou-se o fazer museológico.
A UFPel engajada a este movimento visa a mudança de conceitos e de práticas em busca de novas perspectivas de incentivo, de fortalecimento da memória e a afirmação de seus museus como instituições de primeira grandeza dentro da perspectiva de transformação conectados ao mundo contemporâneo a fim de promover a transformação social.
Dentro desta perspectiva foi criada a Rede de Museus que é um órgão suplementar da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura que tem como atribuição propor e desenolver as políticas de gestão dos Museus, dos Acervos e do Patrimônio Imaterial da UFPel, de acordo com as determinações da Coordenação de Patrimônio Cultural e Comunidade e em concordância com as normas vigentes na Universidade e com a Legislação Federal. Também compete a Rede inventariar e manter atualizado o inventário e as informações sobre o Patrimônio Técnico-Científico-Cultural da UFPel.
A execução dos trabalhos de comunicação e divulgação da rede possibilitará que o conhecimento produzido nos museus da UFPel chegue de forma qualificada a comunidade em que eles estão inseridos,.

Metodologia

O projeto aqui proposto usará o inventário das coleções, acervos para levar de forma mais consolidada o conhecimento produzido nos museus, através de seminários, palestras, campanhas de midia entre outros.

Indicadores, Metas e Resultados

Aumento do número de atividades destinadas à comunidade
Aumento de público escolar nos museus da UFPel
Aumento d atividades destinadas a comunidade em geral

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE REGIANE DE JESUS MOTA
ANDREA LACERDA BACHETTINI
BARBARA MORAES
CARLA RODRIGUES GASTAUD
DESIRÉE NOBRE SALASAR
FABIO GALLI ALVES
FRANCISCA FERREIRA MICHELON
GABRIEL DOS SANTOS RAMOS
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES2
JOSSANA PEIL COELHO
LISIANE GASTAL PEREIRA
LISIANE GASTAL PEREIRA
LISIANE GASTAL PEREIRA
LUCAS LOBO POUEY
LUCIANA DA SILVA PEIXOTO
MARLENE DOS SANTOS DE OLIVEIRA
MARLENE DOS SANTOS DE OLIVEIRA
MARLENE DOS SANTOS DE OLIVEIRA
MATHEUS CRUZ1
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL4
PEDRO HALMENSCHLAGER
RAFAEL NOLASCO
RAFAEL NOLASCO
ROBERTO HEIDEN
ROCHELE VALENTE MOURA
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI8
VINÍCIUS CAMARGO ZIENTARSKI6

Página gerada em 21/07/2019 12:12:32 (consulta levou 0.106007s)