Nome do Projeto
LA CASA DA BIOESTATÍSTICA: DESENVOLVENDO PLANOS DE ANÁLISE NA ÁREA DA SAÚDE
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 01/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O presente projeto unificado é composto por ações de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é difundir os conhecimentos da bioestatística entre estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde e profissionais que atuem principalmente nos serviços de saúde. Para as atividades do projeto de ensino serão realizados encontros quinzenais trabalhando temas relacionados à bioestatística. O público-alvo serão os estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde. As atividades do projeto de pesquisa compreenderão a organização de três artigos científicos. O público-alvo serão os estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde. Por fim, as atividades do projeto de extensão compreenderão a realização de um curso semestral ou anual teórico/prático de 40 horas. O público-alvo serão os profissionais de diferentes áreas interessados em bioestatística, especialmente da área da saúde e estudantes de pós-graduação da área da saúde. Espera-se, com as ações do projeto unificado que mais os conhecimentos relacionados à bioestatística sejam difundidos nos diferentes momentos da academia, aumentando a chance de que os futuros profissionais de saúde adotem nas suas práticas clínicas as melhores evidências disponíveis, e aqueles que venham a se tornarem gestores dos serviços de saúde públicos e privados saibam aplicar os recursos disponíveis, garantindo a maior eficiência dos serviços de saúde disponíveis para a população.
Objetivo Geral
Realizar um projeto unificado com ações de ensino, pesquisa e extensão para difundir os conhecimentos da bioestatística entre estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde e profissionais que atuem principalmente nos serviços de saúde.
Justificativa
A bioestatística é a aplicação de estatística ao campo da saúde, sendo essencial ao planejamento, coleta, avaliação e interpretação de todos os dados obtidos em diferentes estudos e fundamental para a tomada de decisão. Nos cursos de graduação e pós-graduação a bioestatística deve ser tratado como um tema transversal. Os conteúdos de bioestatística nos cursos da saúde são vistos pelos estudantes como de difícil entendimento, em virtude dos inúmeros cálculos matemáticos. Deste modo muitos profissionais de saúde acabam tendo dificuldade de interpretar os resultados dos estudos disponíveis na literatura e em muitos casos, não utilizam nas suas práticas profissionais, as melhores evidências disponíveis. Portanto, quanto mais os conhecimentos relacionados à bioestatística forem difundidos nos diferentes momentos da academia, maior será chance de que os futuros profissionais de saúde adotem nas suas práticas clínicas as melhores evidências disponíveis, bem como para aqueles estudantes que se tornem gestores dos serviços de saúde públicos e privados saibam aplicar os recursos financeiros, garantindo a maior eficiência dos serviços de saúde disponíveis para a população.
Metodologia
As atividades do presente projeto englobam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para as atividades de ensino serão realizados encontros quinzenais trabalhando episódios relacionados à bioestatística. O publico alvo serão estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde.
1. Entendimento da importância da Bioestatística na minha vida acadêmica e profissional – Como perder o medo sem perder a paciência.
2. Os tipos de variáveis – Por que devo conhecer?
3. Análise descritiva – o que e como descrever
4. Organização dos dados estatísticos de uma análise descritiva
5. Valor p e Intervalo de Confiança - IC - O que devo saber sobre eles e qual o significado real na minha tomada de decisão
6. Testes estatísticos – quais são e porque devo conhecer os pressupostos?
7. Avaliação crítica do plano de análise de artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais
8. Apresentação dos dados: Como apresento meus dados num artigo ou congresso?
As atividades do projeto de pesquisa compreenderão a organização de três artigos científicos. Os dois primeiros irão avaliar quais são os testes estatísticos mais utilizados em diferentes revistas científicas nacionais e internacionais. O primeiro artigo, irá avaliar os estudos publicados no último ano nos periódicos nacionais (qualis A2) e o segundo artigo irá realizar a mesma avaliação, só que em periódicos internacionais (qualis A1). As áreas que serão avaliadas nos dois artigos são de odontologia e saúde pública. O terceiro artigo irá avaliar o quanto os resultados dos estudos apenas relatam o “valor p” sem informar o impacto para prática clínica ou de gestão dos serviços de saúde. O público-alvo serão estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde.
Por fim, as atividades de extensão compreenderão a realização de um curso semestral ou anual teórico prático de 40 horas. Para este curso serão divulgados editais para que os participantes se escrevam. As atividades poderão ocorrer de modo híbrido (presencial/remoto). O público-alvo são os profissionais de diferentes áreas interessados em Bioestatística. Os temas do curso compreenderão: 1. Apresentação do programa estatístico; 2. Tipos de variáveis; 3. Medidas de tendência central e variabilidade e Intervalo de confiança; 4. Comparação de duas ou mais médias; 5. Métodos não paramétricos e cálculo de amostra; 6. Análise de desfechos binários.
1. Entendimento da importância da Bioestatística na minha vida acadêmica e profissional – Como perder o medo sem perder a paciência.
2. Os tipos de variáveis – Por que devo conhecer?
3. Análise descritiva – o que e como descrever
4. Organização dos dados estatísticos de uma análise descritiva
5. Valor p e Intervalo de Confiança - IC - O que devo saber sobre eles e qual o significado real na minha tomada de decisão
6. Testes estatísticos – quais são e porque devo conhecer os pressupostos?
7. Avaliação crítica do plano de análise de artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais
8. Apresentação dos dados: Como apresento meus dados num artigo ou congresso?
As atividades do projeto de pesquisa compreenderão a organização de três artigos científicos. Os dois primeiros irão avaliar quais são os testes estatísticos mais utilizados em diferentes revistas científicas nacionais e internacionais. O primeiro artigo, irá avaliar os estudos publicados no último ano nos periódicos nacionais (qualis A2) e o segundo artigo irá realizar a mesma avaliação, só que em periódicos internacionais (qualis A1). As áreas que serão avaliadas nos dois artigos são de odontologia e saúde pública. O terceiro artigo irá avaliar o quanto os resultados dos estudos apenas relatam o “valor p” sem informar o impacto para prática clínica ou de gestão dos serviços de saúde. O público-alvo serão estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde.
Por fim, as atividades de extensão compreenderão a realização de um curso semestral ou anual teórico prático de 40 horas. Para este curso serão divulgados editais para que os participantes se escrevam. As atividades poderão ocorrer de modo híbrido (presencial/remoto). O público-alvo são os profissionais de diferentes áreas interessados em Bioestatística. Os temas do curso compreenderão: 1. Apresentação do programa estatístico; 2. Tipos de variáveis; 3. Medidas de tendência central e variabilidade e Intervalo de confiança; 4. Comparação de duas ou mais médias; 5. Métodos não paramétricos e cálculo de amostra; 6. Análise de desfechos binários.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que ao final de um ano de atividades do projeto, os seguintes tenham ocorrido:
1. Atividades do projeto de Ensino – Indicador de conclusão das atividades do projeto de ensino semestralmente: Total de estudantes de graduação/pós-graduação que concluíram as atividades/número de estudantes que iniciaram as atividades de ensino.
Meta: Entre 60 a 70% dos estudantes de graduação e pós-graduação tenham participado de todas as atividades propostas no semestre.
Resultados esperados: Espera-se que ao final do projeto, os estudantes entendam a importância da bioestatística e compreendam a importância da análise crítica dos dados para a tomada de decisão clínica ou relacionada a gestão dos serviços de saúde.
2. Atividades do projeto de Pesquisa: Indicador: Número de artigos enviados para publicação anualmente do projeto/total de artigos propostos para publicação no primeiro ano do projeto
Meta: 100% dos artigos propostos, publicados ao final dos 3 anos do projeto
Resultados esperados: Espera que os estudantes de graduação e pós-graduação ao analisar os artigos compreendam quais os principais tipos de análises realizadas e se autores fazem uso para estatística para a tomada das decisões clínicas ou relacionada a gestão dos serviços de saúde.
3. Atividades do projeto de Extensão: Indicador: Número de cursos realizados ao final do primeiro ano do projeto/total de cursos propostos pro ano de projeto de extensão
Meta: Realizar pelo menos um curso por ano aos profissionais de saúde e estudantes de pós-graduação.
Resultados esperados: Espera-se que ao final de um ano, mais de 50 profissionais de saúde ou estudantes de pós-graduação tenham realizado o curso e utilizem os conhecimentos da bioestatística para no seu dia a dia de trabalho.
1. Atividades do projeto de Ensino – Indicador de conclusão das atividades do projeto de ensino semestralmente: Total de estudantes de graduação/pós-graduação que concluíram as atividades/número de estudantes que iniciaram as atividades de ensino.
Meta: Entre 60 a 70% dos estudantes de graduação e pós-graduação tenham participado de todas as atividades propostas no semestre.
Resultados esperados: Espera-se que ao final do projeto, os estudantes entendam a importância da bioestatística e compreendam a importância da análise crítica dos dados para a tomada de decisão clínica ou relacionada a gestão dos serviços de saúde.
2. Atividades do projeto de Pesquisa: Indicador: Número de artigos enviados para publicação anualmente do projeto/total de artigos propostos para publicação no primeiro ano do projeto
Meta: 100% dos artigos propostos, publicados ao final dos 3 anos do projeto
Resultados esperados: Espera que os estudantes de graduação e pós-graduação ao analisar os artigos compreendam quais os principais tipos de análises realizadas e se autores fazem uso para estatística para a tomada das decisões clínicas ou relacionada a gestão dos serviços de saúde.
3. Atividades do projeto de Extensão: Indicador: Número de cursos realizados ao final do primeiro ano do projeto/total de cursos propostos pro ano de projeto de extensão
Meta: Realizar pelo menos um curso por ano aos profissionais de saúde e estudantes de pós-graduação.
Resultados esperados: Espera-se que ao final de um ano, mais de 50 profissionais de saúde ou estudantes de pós-graduação tenham realizado o curso e utilizem os conhecimentos da bioestatística para no seu dia a dia de trabalho.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEJANDRO ELIZALDE HERNANDEZ | |||
ALEXANDRE EMIDIO RIBEIRO SILVA | 10 | ||
BRUNA VETTORAZZI LISKOSKI | |||
CAROLINE DE OLIVEIRA LANGLOIS | 5 | ||
CATIARA TERRA DA COSTA | 2 | ||
CINTHIA FONSECA ARAUJO | |||
CRISTINA HELENA MORELLO SARTORI | |||
DAIANE SILVA SANTOS DA CRUZ | |||
DIULLIA SORIA CAUMO | |||
EDUARDO MAGALHAES DIAS GUIDO BERNARDES | |||
FRANCIELLI FERNANDEZ GARCIA | |||
HENRIQUE FREITAS JALIL | |||
Humberto Alexander Baca Juarez | |||
JANE BEATRIZ MENDES OLIVEIRA | |||
JAQUELINE BARBIERI MACHADO | |||
JOAO LUIZ DALMASO | |||
JULIANA LIMA DO AMARAL | |||
JULY IASMIM DA SILVA BARBOSA | |||
JÚLIA MACLUF TORRES | |||
LETICIA MARAN SANSAO | |||
LUIZA FELIX FONSECA | |||
MARIA BEATRIZ JUNQUEIRA DE CAMARGO | 5 | ||
MATHEUS DOS SANTOS FERNANDEZ | |||
MELISSA FERES DAMIAN | 5 | ||
MURIEL DENISSE RIVERA LOPÉZ | |||
RAFAEL MARTINS DOS SANTOS | |||
THAIS FREITAS FORMOZO TILLMANN | |||
VINÍCIUS PEREIRA BALONEQUE | |||
VITÓRIA VENZKE PINHEIRO |