Nome do Projeto
Rede Brasileira de Arquebotânica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2022 - 30/11/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Meio ambiente
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O presente projeto visa oferecer a estudantes e profissionais ações de extensão e ensino que apresentem os princípios teórico-metodológicos da Arqueobotânica, demonstrando e debatendo as práticas desse campo de investigação científica. Serão abordados aspectos históricos, o desenvolvimento recente da Arqueobotânica além dos desafios atuais da realização das pesquisas desse campo. Serão tratados temas como: técnicas de trabalho em campo e em laboratório, análise de dados de micro e macrovestígios, assim como a curadoria de acervos. O projeto será realizado totalmente online.

Objetivo Geral

A Arqueobotânica, enquanto disciplina, teve início no país há 20 anos, com a instalação do primeiro laboratório especializado no tema no Museu Nacional/UFRJ. Desde então, a disciplina vem se desenvolvendo e se diversificando grandemente no território brasileiro, no entanto, ainda carece de fóruns de discussão mais amplos nos quais sua produção científica, assim como temas teóricos e metodológicos inerentes à disciplina sejam debatidos. Sendo assim, a Rede Brasileira de Arqueobotânica (RBA) tem por objetivo fomentar a troca de experiências entre pesquisadores e propiciar o debate sobre o atual cenário da produção Arqueobotânica no Brasil.

Justificativa

Este projeto tem alta relevância no cenário nacional por ser o único no Brasil que busca realizar a interação contínua entre os profissionais e estudantes do campo da Arqueobotânica, e por consequência a divulgação das linhas de ação e pesquisa. A carência de especialistas nacionais permanece alta, sendo que a disciplina tem aplicações em diversas áreas de conhecimento, tanto acadêmicas quanto sociais. Nesse sentido, a Rede Brasileira de Arqueobotânica pode propiciar uma maior integração entre pesquisadores da área, criando e/ou fortalecendo laços entre pesquisadores da disciplina de diferentes instituições e /ou regiões do Brasil.

Metodologia

O projeto será composto por ações de divulgação científica em Arqueobotânica, como ciclos de debates, palestras, produção de conteúdo para as redes sociais, elaboração de vídeos educativos e podcast. Os diferentes eventos serão oferecidos virtualmente através das redes sociais da Rede Brasileira de Arqueobotânica e terão frequência quadrimestral. O conteúdo digital, os vídeos e o podcast serão divulgados nessas mesmas redes sociais.

Indicadores, Metas e Resultados

O conhecimento que integra as ações deste projeto é produzido no interior das Universidades, em laboratórios que contam com diversos pesquisadores engajados em atividades científicas. Os estudos realizados em Arqueobotânica formam a base teórica do projeto, que atingirá tanto o público interno das Universidades quanto o público externo, buscando capacitar os participantes no reconhecimento dos princípios básicos da análises arqueobotânicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARIANE VARGAS MACHADO
LUCAS MELLO NESS
Laura Pereira Furquim
NATÁLIA DE OLIVEIRA TAVARES
NATÁLIA DE OLIVEIRA TAVARES
Pedro Glécio Costa Lima
RAFAEL CORTELETTI3
Rita Scheel-Ybert
Taís Cristina Jacinto Pinheiro Capucho

Página gerada em 31/05/2023 00:46:00 (consulta levou 0.080884s)