Nome do Projeto
BrinqueFaE
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
BrinqueFaE é um projeto unificado que abarca ações de extensão, ensino e pesquisa, todas vinculadas à formação brincante de estudantes da Pedagogia e de outras licenciaturas da UFPel. O nome BrinqueFaE dá a ideia de que a FaE é um lugar para brincar e, ao mesmo tempo, é um convite para toda a comunidade brincar e refletir sobre o brincar. Dentro do projeto, estão alocadas diferentes ações relacionadas ao brincar e que serão desenvolvidas nos espaços do prédio do CCHS (sala da Brinquedoteca, hall, corredores e ambientes externos), nas ruas da cidade e nas escolas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental das redes públicas (municipal e estadual) e das escolas privadas. Em todas as ações, a comunidade acadêmica estará interagindo com a comunidade local.

Objetivo Geral

Desenvolver diferentes ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à formação brincante de estudantes dos cursos de Pedagogia Diurno e Noturno e das demais licenciaturas da UFPel que promovam, incentivem, valorizem e garantam o brincar espontâneo, livre, partilhado e colaborativo das crianças da comunidade local.

Justificativa

Brincar é um direito de todas as crianças, garantido em documentos internacionais, como na Declaração Universal dos Direitos da Criança (ONU,1959), bem como no ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990). Brincando as crianças produzem cultura lúdica, ampliam o acervo de brincadeiras, constroem brinquedos, se divertem, partilham histórias, experiências, tempos e espaços e se humanizam. O acervo de brincadeiras produzido pelas crianças (e na interação com os adultos) faz parte do patrimônio cultural imaterial da humanidade. Através dos brinquedos e do brincar, as crianças se socializam, estreitam os laços de amizade, constituem grupos, expressam emoções, conhecimento e sentimentos, enfrentam desafios e conflitos, (re)organizam o mundo, inserem-se de forma ativa na construção cultural do mundo, ampliam horizontes e participam das trocas, mudanças e interações da sociedade. Embora o brincar não seja exclusivo das crianças, são elas que mais valorizam e defendem tempos e espaços nas suas vidas para continuarem brincando. Nesse sentido, a Brinquedoteca da FaE, bem como todo o projeto BrinqueFaE, dentro de uma universidade pública federal, vai ao encontro de uma política pública que garanta, preserve e amplie o direito de brincar das crianças. Além disso, busca, também, ampliar esse direito para além dos muros da universidade, de forma a garantir que todas as crianças possam brincar em outros espaços lúdicos e, também, públicos, existentes na cidade, como: escolas, praças, parques, praias, campos, ruas e outros.
A FaE tem um compromisso histórico com as crianças das classes populares e, por isso, antes da criação da Brinquedoteca, já desenvolvia ações potentes como o Brincando na Rua, a Festa de Bonecas, as Oficinas Lúdicas e as viagens de estudo para conhecer outras brinquedotecas no RS, entre outras. A brinquedoteca é um espaço lúdico para as crianças e, ao mesmo tempo, um espaço de formação acadêmica interdisciplinar que promove o estudo e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento: Pedagogia, Artes (visuais, dança, teatro e música), Educação Física, Antropologia, Sociologia e História.
Durante o período da pandemia e com o ensino remoto, a brinquedoteca esteve fechada para as crianças, e o trabalho ocorreu somente com estudantes do curso de Pedagogia (diurno e noturno): bolsistas, voluntárias e demais interessadas. Acumulamos um acervo grande de fotografias e vídeos, bem como registros escritos das reuniões e dos encontros com as crianças. Há muito o que ser feito nos próximos anos, tanto no que diz respeito à ampliação dos horários, dias e turnos de funcionamento, bem como de ações que ampliem o brincar para além dos espaços da universidade

Metodologia

A metodologia consiste em: a) reorganizar com estudantes dos cursos de Pedagogia o funcionamento e a estrutura da brinquedoteca para acolher grupos de crianças, tanto da educação infantil como dos anos iniciais; b) dialogar com as escolas num movimento de duas vias: as crianças brincam na brinquedoteca e estudantes brincam com as crianças nas escolas; c) promover cursos regulares de formação de estudantes tanto dos cursos de Pedagogia, como das demais licenciaturas, em torno do brincar e da cultura lúdica; d) organizar tempos e espaços brincantes nos prédios do CCHS; e) organizar um evento teórico-prático (visita guiada, oficina, mostra de fotografias) que integre estudantes de diversas licenciaturas em torno do projeto BrinqueFaE

Indicadores, Metas e Resultados

Espaços organizados para que as crianças brinquem, cantem, leiam, fantasiem e se expressem na brinquedoteca; estudantes da Pedagogia melhor preparados para atuar como pessoas brincantes; maior variedade de brinquedos disponíveis na brinquedoteca; estudos permanentes sobre a importância do brincar e da brinquedoteca; ampliação da oferta de tempos e espaços lúdicos na FaE; maior diálogo entre universidade e escolas em relação ao brincar das crianças; divulgação do projeto através de apresentação de trabalhos em eventos e artigos em revistas científicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE HERBSTRITH BATISTA
BRUNA IVANIR MORO
CAMILA XAVIER VIEIRA
CAMILY ALVES SAN MARTIN
CAROLINE KRUGER
CECÍLIA MÜNCHOW DUTRA
CELIANE DE FREITAS RIBEIRO
EDSON PONICK12
EDUARDA MARQUES DA SILVA
ERICA HARTWIG FRANK
ESTEFÂNIA ALVES KONRAD
FABIANA BERNAR ALMEIDA
INDIARA DOS SANTOS DIAS
JOSEANE CRUZ MONKS
JULIA DA FONSECA LULHIER
JULIA RIBEIRO FARIAS
JULIA WARNKE RAMM
KAREN CAMPBELL LINK
KETLYN OLIVEIRA DA SILVA
Karolaine Cardozo Reichow
LARISSA BORBA DE MIRANDA
LARISSA DOS SANTOS NUNES
LETICIA BORGES SILVEIRA
LUARA TRINDADE CARNEIRO BIANCHINI
LUIZA VILAR ROCKEMBACH
MARIA ANGELICA PEREIRA AMARAL
MARIA LAURA RODRIGUES RIBEIRO
MARIA LEONOR SANTOS PEREIRA FEIJO
MICHELE HELENA WENDLER SIEFERT
NIKOLE SCHELLIN WILLE
PRISCILA CENTENO DA ROSA CUNHA
RAFAEL MENDES
RAFAELA DA SILVA DIAS
RAFAELA ELERT STRELOW
RAISSA SOUZA SANTIAGO
RAYANE RODRIGUES FRITZ
ROGERIO COSTA WURDIG19
SANDRA IVANA GOMES VARGAS
STEPHANIE ESTEVES BESKOW
TAMIRES DE MOURA AMARAL
TATIANI BEATRIS SILVA DA SILVA
VANIA GRIM THIES6
VITORIA HAMMES MUNSBERG
VITORIA PEDROSO ZAHN

Página gerada em 28/03/2024 08:55:45 (consulta levou 0.218162s)