Nome do Projeto
BrinqueFaE
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
BrinqueFaE é um projeto unificado que abarca ações de extensão, ensino e pesquisa, todas vinculadas à formação brincante de estudantes da Pedagogia e de outras licenciaturas da UFPel. O nome BrinqueFaE dá a ideia de que a FaE é um lugar para brincar e, ao mesmo tempo, é um convite para toda a comunidade brincar e refletir sobre o brincar. Dentro do projeto, estão alocadas diferentes ações relacionadas ao brincar e que serão desenvolvidas nos espaços do prédio do CCHS (sala da Brinquedoteca, hall, corredores e ambientes externos), nas ruas da cidade e nas escolas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental das redes públicas (municipal e estadual) e das escolas privadas. Em todas as ações, a comunidade acadêmica estará interagindo com a comunidade local.
Objetivo Geral
Desenvolver diferentes ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à formação brincante de estudantes dos cursos de Pedagogia Diurno e Noturno e das demais licenciaturas da UFPel que promovam, incentivem, valorizem e garantam o brincar espontâneo, livre, partilhado e colaborativo das crianças da comunidade local.
Justificativa
Brincar é um direito de todas as crianças, garantido em documentos internacionais, como na Declaração Universal dos Direitos da Criança (ONU,1959), bem como no ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990). Brincando as crianças produzem cultura lúdica, ampliam o acervo de brincadeiras, constroem brinquedos, se divertem, partilham histórias, experiências, tempos e espaços e se humanizam. O acervo de brincadeiras produzido pelas crianças (e na interação com os adultos) faz parte do patrimônio cultural imaterial da humanidade. Através dos brinquedos e do brincar, as crianças se socializam, estreitam os laços de amizade, constituem grupos, expressam emoções, conhecimento e sentimentos, enfrentam desafios e conflitos, (re)organizam o mundo, inserem-se de forma ativa na construção cultural do mundo, ampliam horizontes e participam das trocas, mudanças e interações da sociedade. Embora o brincar não seja exclusivo das crianças, são elas que mais valorizam e defendem tempos e espaços nas suas vidas para continuarem brincando. Nesse sentido, a Brinquedoteca da FaE, bem como todo o projeto BrinqueFaE, dentro de uma universidade pública federal, vai ao encontro de uma política pública que garanta, preserve e amplie o direito de brincar das crianças. Além disso, busca, também, ampliar esse direito para além dos muros da universidade, de forma a garantir que todas as crianças possam brincar em outros espaços lúdicos e, também, públicos, existentes na cidade, como: escolas, praças, parques, praias, campos, ruas e outros.
A FaE tem um compromisso histórico com as crianças das classes populares e, por isso, antes da criação da Brinquedoteca, já desenvolvia ações potentes como o Brincando na Rua, a Festa de Bonecas, as Oficinas Lúdicas e as viagens de estudo para conhecer outras brinquedotecas no RS, entre outras. A brinquedoteca é um espaço lúdico para as crianças e, ao mesmo tempo, um espaço de formação acadêmica interdisciplinar que promove o estudo e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento: Pedagogia, Artes (visuais, dança, teatro e música), Educação Física, Antropologia, Sociologia e História.
Durante o período da pandemia e com o ensino remoto, a brinquedoteca esteve fechada para as crianças, e o trabalho ocorreu somente com estudantes do curso de Pedagogia (diurno e noturno): bolsistas, voluntárias e demais interessadas. Acumulamos um acervo grande de fotografias e vídeos, bem como registros escritos das reuniões e dos encontros com as crianças. Há muito o que ser feito nos próximos anos, tanto no que diz respeito à ampliação dos horários, dias e turnos de funcionamento, bem como de ações que ampliem o brincar para além dos espaços da universidade
A FaE tem um compromisso histórico com as crianças das classes populares e, por isso, antes da criação da Brinquedoteca, já desenvolvia ações potentes como o Brincando na Rua, a Festa de Bonecas, as Oficinas Lúdicas e as viagens de estudo para conhecer outras brinquedotecas no RS, entre outras. A brinquedoteca é um espaço lúdico para as crianças e, ao mesmo tempo, um espaço de formação acadêmica interdisciplinar que promove o estudo e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento: Pedagogia, Artes (visuais, dança, teatro e música), Educação Física, Antropologia, Sociologia e História.
Durante o período da pandemia e com o ensino remoto, a brinquedoteca esteve fechada para as crianças, e o trabalho ocorreu somente com estudantes do curso de Pedagogia (diurno e noturno): bolsistas, voluntárias e demais interessadas. Acumulamos um acervo grande de fotografias e vídeos, bem como registros escritos das reuniões e dos encontros com as crianças. Há muito o que ser feito nos próximos anos, tanto no que diz respeito à ampliação dos horários, dias e turnos de funcionamento, bem como de ações que ampliem o brincar para além dos espaços da universidade
Metodologia
A metodologia consiste em: a) reorganizar com estudantes dos cursos de Pedagogia o funcionamento e a estrutura da brinquedoteca para acolher grupos de crianças, tanto da educação infantil como dos anos iniciais; b) dialogar com as escolas num movimento de duas vias: as crianças brincam na brinquedoteca e estudantes brincam com as crianças nas escolas; c) promover cursos regulares de formação de estudantes tanto dos cursos de Pedagogia, como das demais licenciaturas, em torno do brincar e da cultura lúdica; d) organizar tempos e espaços brincantes nos prédios do CCHS; e) organizar um evento teórico-prático (visita guiada, oficina, mostra de fotografias) que integre estudantes de diversas licenciaturas em torno do projeto BrinqueFaE
Indicadores, Metas e Resultados
Espaços organizados para que as crianças brinquem, cantem, leiam, fantasiem e se expressem na brinquedoteca; estudantes da Pedagogia melhor preparados para atuar como pessoas brincantes; maior variedade de brinquedos disponíveis na brinquedoteca; estudos permanentes sobre a importância do brincar e da brinquedoteca; ampliação da oferta de tempos e espaços lúdicos na FaE; maior diálogo entre universidade e escolas em relação ao brincar das crianças; divulgação do projeto através de apresentação de trabalhos em eventos e artigos em revistas científicas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE HERBSTRITH BATISTA | |||
ALÂNIS RODRIGUES DE SOUZA DA SILVA | |||
BRUNA IVANIR MORO | |||
CAMILA XAVIER VIEIRA | |||
CAMILY ALVES SAN MARTIN | |||
CAROLINE KRUGER | |||
CECÍLIA MÜNCHOW DUTRA | |||
CELIANE DE FREITAS RIBEIRO | |||
EDSON PONICK | 10 | ||
EDUARDA MARQUES DA SILVA | |||
ESTEFÂNIA ALVES KONRAD | |||
FABIANA BERNAR ALMEIDA | |||
GIOVANA TAROCO XAVIER DA SILVA | |||
INDIARA DOS SANTOS DIAS | |||
JOSEANE CRUZ MONKS | |||
JULIA DA FONSECA LULHIER | |||
JULIA RIBEIRO FARIAS | |||
JULIA WARNKE RAMM | |||
KAREN CAMPBELL LINK | |||
KAROLINE SEYFFERT CRUGER | |||
KETLYN OLIVEIRA DA SILVA | |||
Karolaine Cardozo Reichow | |||
LARISSA DOS SANTOS NUNES | |||
LARISSA MIRANDA DE SALES | |||
LETÍCIA BORGES SILVEIRA | |||
LUARA TRINDADE CARNEIRO BIANCHINI | |||
LUIZA VILAR ROCKEMBACH | |||
MARIA ANGELICA PEREIRA AMARAL | |||
MARIA LAURA RODRIGUES RIBEIRO | |||
MARIA LEONOR SANTOS PEREIRA FEIJO | |||
MICHELE HELENA WENDLER SIEFERT | |||
NIKOLE SCHELLIN WILLE | |||
PRISCILA CENTENO DA ROSA CUNHA | |||
RAFAEL MENDES | |||
RAFAELA DA SILVA DIAS | |||
RAFAELA ELERT STRELOW | |||
RAISSA SOUZA SANTIAGO | |||
RAYANE RODRIGUES FRITZ | |||
ROGERIO COSTA WURDIG | 18 | ||
SANDRA IVANA GOMES VARGAS | |||
STEPHANIE ESTEVES BESKOW | |||
TAMIRES DE MOURA AMARAL | |||
TATIANI BEATRIS SILVA DA SILVA | |||
VANIA GRIM THIES | 6 | ||
VITORIA HAMMES MUNSBERG | |||
VITORIA PEDROSO ZAHN | |||
ÉRICA HARTWIG FRANK |