Nome do Projeto
Estúdio UFPEL: Processos de sonorização, gravação, edição e mixagem
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/04/2023 - 31/03/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
O projeto Processos de gravação, edição e mixagem em estúdio propõe a atuação no Estúdio UFPEL de Produção Musical através de ações envolvendo o planejamento e a prestação de serviços técnicos no âmbito da produção musical e audiovisual. Dentre as ações previstas encontram-se a realização de cursos, capacitações, oficinas, produção fonográfica e outras formas de registro, sonorização, gravação, edição, mixagem e masterização. O projeto visa também dar suporte a outros projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão, assim como disciplinas, contribuindo para a integralização da extensão dos cursos do Centro de Artes.

Objetivo Geral

Atuar junto ao Estúdio UFPEL de Produção Musical através de serviços técnicos de produção em áudio, auxiliando projetos e programas, tais como: Núcleo de Música Popular e Indústria Criativa - Rede de Produção Cultural e a AGIMOS - Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social.

Justificativa

O Estúdio UFPEL de Produção Musical exerce um papel central na indústria criativa da universidade. Este projeto organiza as ações do estúdio e sua relação com outros projetos de ensino, pesquisa e extensão. A área de áudio profissional encontra-se em constante transformação e inovação tecnológica, caracterizando-se pela multidisciplinaridade, envolvendo diferentes linguagens, segmentos artísticos e áreas do conhecimento.
No contexto de uma universidade pública, o trabalho em estúdio de gravação subsidia e ampara o trabalho pedagógico, de pesquisa e de profissionalização de agentes culturais, possibilitando a criação independente junto à cadeia produtiva da música e de outros setores criativos. Cabe mencionar, ainda, a grande demanda por serviços técnicos em áudio para cursos do Centro de Artes e outras unidades acadêmicas, envolvendo a produção de discos, trilhas de cinema, teatro e dança, podcasts, programas de rádio e projetos de audiodescrição contribuindo para a inclusão e a democratização do acesso aos bens culturais produzidos na Ufpel.

Metodologia

O trabalho no Estúdio UFPEL envolve diferentes abordagens metodológicas. No âmbito da pesquisa destaca-se a "Pesquisa Artística em Música" (LÓPEZ-CANO e SAN CRISTÓBAL, 2014), na qual processos criativos são registrados, observados, analisados, possibilitando a reflexão aprofundada sobre fazeres e tomadas de decisões. Cabe mencionar as etapas do processo criativo conforme identificadas por CSIKSZENTMIHALYI, 2015 e por MAIA, 2019 na sua investigação sobre processos criativos da música popular.
Este projeto visa facilitar à comunidade acadêmica o aprendizado e o acesso às ferramentas de edição, gravação, sonorização, mixagem e outras formas de tratamento de áudio através de cursos, eventos, oficinas, consultorias, mentorias e outras formas de atendimento a alunos, docentes, servidores e comunidade externa.

LÓPEZ-CANO, Rubén; SAN CRISTÓBAL, Úrsula. Investigación artística en música. Problemas, métodos, experiencias y modelos, v. 1, 2014.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. The systems model of creativity: The collected works of Mihaly Csikszentmihalyi. Springer, 2015.
MAIA, Leandro. Poetics of song: songwriting habitus in the creative process of Brazilian music. 2019. Tese de Doutorado. Bath Spa University.

Indicadores, Metas e Resultados

- Formação e qualificação de pelo menos 5 assistentes de sonorização habilitados para colaborar nas atividades da universidade;
- Desenvolvimento de plataforma e-projeto para curso de produção musical on-line;
- Assessoria e consultoria técnica para o projeto Unifica do Centro de Artes;
- Gravar 16 faixas do prêmio Mapa Cultural AGIMOS;
- Acompanhar o desenvolvimento técnico de bolsistas, monitores e voluntários dos projetos desenvolvidos no Estúdio UFPEL de Produção Musical.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE FELIPE NAWROSKI
CASSIO VILACORTA ALVES
CHRISTOPHER LEMOS LEITE
CLARISSA FIGUEIRÓ FERREIRA1
DAVI RAUBACH TUCHTENHAGEN
DAYARA DE SOUZA FRANCO
EDERSON DE CARVALHO PESTANA4
EMERSON WRAGUE DA CRUZ22
Eduardo Vetromilla Fuentes
FABIANA SICA DA COSTA POETSCH
GABRIEL GARCIA CALDEIRA
GUINTER TLAIJA LEIPNITZ
IVANOV ROBERTSON DE OLIVEIRA BASSO
JULIE VANESSA SCHIAVON PINTO
LEANDRO ERNESTO MAIA14
LORENA BETANIA OLIVEIRA FONTES
LUCIANA ELISA LOZADA TENORIO1
MARCELO JORGE BACH FILHO
MARCUS MATTOS PORTELLA GARGIONI
MARLISE PERES DO CARMO
NEVERTON COSTA FERNANDES
Octavio Furtado de Furtado
PABLO DE LIMA PINEYRO
PAULO ROBERTO DOS SANTOS
PHELIPE CESAR MORAES LIMA
Pedro Corrêa de Figueiredo
Rafael Colman Vargas
RÉGIS AGUIAR DUTRA1
THIAGO COSTA PERDIGÃO
ÉDERSON WRAGUE DA CRUZ

Página gerada em 25/04/2024 20:30:54 (consulta levou 0.193199s)