Nome do Projeto
Olhar para si
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/08/2022 - 16/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Jovens e adultos
Resumo
Olhar para si é a proposta de um trabalho sobre si mesmo orientado para o alongamento e relaxamento corporal de jovens e adultos a partir dos 14 anos. O projeto prevê a realização de aulas práticas semanais com foco em exercícios de respiração consciente, realização de posturas corporais psicofísicas e meditação. A prática será realizada uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, das 18h às 18h50 na sala 101 do Bloco 2 do Centro de Artes, com condução da professora Maria Amélia Gimmler Netto e apoio da estudante Aline Cotrim, ambas do Curso de Licenciatura em Teatro. Serão ofertadas 25 vagas (sendo as 5 últimas para formação de lista de suplentes). As inscrições serão divulgadas no site da UFPel e em outras mídias institucionais. As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição.

Objetivo Geral

Proporcionar um momento de relaxamento, alongamento e consciência corporal para pessoas da comunidade em geral, mais especificamente da comunidade envolvente do campus Porto da UFPel e comunidade acadêmica da região, interessadas. Além de estimular a criação do hábito de se reservar um tempo-espaço dedicado ao cuidado de si dentro da rotina semanal de trabalho e estudos.

Justificativa

Projeto idealizado para pessoas jovens e adultas que estejam sentindo a necessidade de uma prática de cuidado de corpo e mente e de um tempo e espaço dedicados ao contato mais íntimo consigo.


Olhar para si e se observar é o título de uma subseção da tese de doutorado da professora proponente realizado na Universidade Federal da Bahia. A tese trata da criação colaborativa em tempos de crise da democracia no Brasil. Na referida subseção a autora defende a importância do trabalho sobre si mesmo e da auto-observação para a formação de sujeitos mais aptos a respeitarem diferentes visões de mundo e assim aprimorarem suas habilidades imaginativas voltadas para as criações colaborativas.

Metodologia

Serão realizadas aulas semanais com a duração de 50 minutos. As aulas práticas terão como objetivo principal o alongamento e relaxamento das tensões. Serão utilizados alguns aspectos da prática de yoga como meio de dirigir a atenção sobre si mesmo, como a prática posturas psicofísicas (Asanas), da ação consciente de conectar movimentos com a respiração (Vinyasa) e da busca de regulação da energia vital através do controle da respiração (Pranayama) e do exercício da meditação de tranquilização.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se promover um tempo-espaço para que as pessoas da comunidade em geral possam realizar uma prática corporal guiada para seu bem estar físico e mental. Este é um projeto piloto que poderá ser prorrogado e ter suas ações ampliadas para o segundo semestre letivo de 2022.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA LESSA CARDOSO
ALINE DA SILVA MEIRA COTRIM
ALISSON LUIZ CARDOSO SAMBORAY GODOI
DANDARA LIMA CARDOSO
DARA FERREIRA FUCOLO
Dayanna Michelle Canon Perez
EDUARDA GARCIA BENTO
FABIO ANSELMO BARBOSA
GABRIELA MAGALHAES MONTEIRO
JOAO PAULO BRITO DE ALMEIDA
JOSIANE DA SILVA COSTA1
JOSY DIAS ANACLETO1
JOÃO LEONARDO RODRIGUES
Johan Fonseca Lose
Juliane Conceição Primon Serres1
Laura Batista Rodrigues
MATHEUS IBANEZ MELLO
MILENA DE CASTRO VAZ
Maria Amélia Gimmler Netto2
PEDRO ATILA MOREIRA SIMOES
ROBERTA LOCATELI RAMIREZ
Ricardo Pereira Teixeira
Rosangela Costa Machado
TAINÁ CARDOZO DE OLIVEIRA
THAÍS DE LEMOS PASSOS
ÁLVARO VEIGA JÚNIOR

Página gerada em 29/03/2024 04:03:30 (consulta levou 0.170801s)