Nome do Projeto
Ações Educativas em Museus: conhecer, construir, aplicar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/05/2017 - 21/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Este projeto de extensão trata da criação e disponibilização de jogos e de materiais educativos em geral para crianças e adultos com o objetivo de propiciar uma aproximação agradável, lúdica e pedagógica com alguns bens culturais da cidade. Entre esses bens patrimoniais estão os prédios ao entorno da Praça Coronel Pedro Osório, os doces tradicionais de Pelotas e o acervo Museu da Baronesa. As ações educativas, mediadoras entre o bem cultural e a comunidade, visam a valorização do patrimônio e a apreensão da memória cultural. Através dos jogos é possível uma aproximação/apropriação lúdica dos bens patrimoniais.

Objetivo Geral

- desenvolver jogos e materiais educativos e, através deles oferecer à comunidade possibilidades de acesso e de aproximação aos bens culturais patrimoniais.

Justificativa

O desenvolvimento de um trabalho educacional - centrado no patrimônio cultural e com forte apelo ao senso crítico possibilita aos diferentes públicos uma forma de apropriação dos bens culturais. O usufruto do bem patrimonial e a criação cultural, decorrentes da relação direta com o patrimônio têm qualidades de inserção cultural e social que são desejáveis e promovem a apropriação desses bens pelos sujeitos que passam por essa experiência. Essa apropriação é buscada no sentido de que ao patrimônio seja atribuído um valor identitário, isto é, quem se apropria passa a percebê-lo como parte de sua própria vida e história. Através dos jogos é possível uma aproximação/apropriação lúdica dos bens patrimoniais.

Metodologia

Inicialmente será realizada uma revisão bibliográfica sobre ação educativa em museus e sobre o desenvolvimento de jogos pedagógicos. Num segundo momento serão utilizados os materiais da Mediateca do LEP - Laboratório de Educação para o Patrimônio - entre eles, jogos educativos que seráo explorados, estudados, jogados e avaliados para desenvolver uma metodologia de construção de jogos. Finalmente, serão projetados e construídos jogos educativos direcionados ao patrimônio local para serem utilizados em instituições patrimoniais e eventos culturais abertos à comunidade.

Indicadores, Metas e Resultados

- construção de uma metodologia para desenvolvimento de jogos;
- criação de atividades e de jogos educativos;
- aplicação das atividades e dos jogos educativos desenvolvidos no projeto em instituições locais de memória.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARIANA APARECIDA COELHO COSTA
CARLA RODRIGUES GASTAUD9
ELLEN DE SOUZA GUILHERME
GIZELE DOS SANTOS AMARO
ILDAIANE PINTANELA VERGARA
Leandro Freitas Pereira
LÚCIA MARIA TIMM MASKE
MARLENE DOS SANTOS DE OLIVEIRA
MATHEUS CRUZ14
NICOLLY AYRES DA SILVA
Rafael Teixeira Chaves
YANNE ALVES ROBERTO

Página gerada em 28/03/2024 06:05:04 (consulta levou 0.147480s)