Nome do Projeto
Ações Educativas em Museus: conhecer, construir, aplicar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/05/2017 - 21/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Este projeto de extensão trata da criação e disponibilização de jogos e de materiais educativos em geral para crianças e adultos com o objetivo de propiciar uma aproximação agradável, lúdica e pedagógica com alguns bens culturais da cidade. Entre esses bens patrimoniais estão os prédios ao entorno da Praça Coronel Pedro Osório, os doces tradicionais de Pelotas e o acervo Museu da Baronesa.
As ações educativas, mediadoras entre o bem cultural e a comunidade, visam a valorização do patrimônio e a apreensão da memória cultural. Através dos jogos é possível uma aproximação/apropriação lúdica dos bens patrimoniais.
Objetivo Geral
- desenvolver jogos e materiais educativos e, através deles oferecer à comunidade possibilidades de acesso e de aproximação aos bens culturais patrimoniais.
Justificativa
O desenvolvimento de um trabalho educacional - centrado no patrimônio cultural e com forte apelo ao senso crítico possibilita aos diferentes públicos uma forma de apropriação dos bens culturais. O usufruto do bem patrimonial e a criação cultural, decorrentes da relação direta com o patrimônio têm qualidades de inserção cultural e social que são desejáveis e promovem a apropriação desses bens pelos sujeitos que passam por essa experiência. Essa apropriação é buscada no sentido de que ao patrimônio seja atribuído um valor identitário, isto é, quem se apropria passa a percebê-lo como parte de sua própria vida e história. Através dos jogos é possível uma aproximação/apropriação lúdica dos bens patrimoniais.
Metodologia
Inicialmente será realizada uma revisão bibliográfica sobre ação educativa em museus e sobre o desenvolvimento de jogos pedagógicos. Num segundo momento serão utilizados os materiais da Mediateca do LEP - Laboratório de Educação para o Patrimônio - entre eles, jogos educativos que seráo explorados, estudados, jogados e avaliados para desenvolver uma metodologia de construção de jogos. Finalmente, serão projetados e construídos jogos educativos direcionados ao patrimônio local para serem utilizados em instituições patrimoniais e eventos culturais abertos à comunidade.
Indicadores, Metas e Resultados
- construção de uma metodologia para desenvolvimento de jogos;
- criação de atividades e de jogos educativos;
- aplicação das atividades e dos jogos educativos desenvolvidos no projeto em instituições locais de memória.
- criação de atividades e de jogos educativos;
- aplicação das atividades e dos jogos educativos desenvolvidos no projeto em instituições locais de memória.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ARIANA APARECIDA COELHO COSTA | |||
CARLA RODRIGUES GASTAUD | 9 | ||
ELLEN DE SOUZA GUILHERME | |||
GIZELE DOS SANTOS AMARO | |||
ILDAIANE PINTANELA VERGARA | |||
Leandro Freitas Pereira | |||
LÚCIA MARIA TIMM MASKE | |||
MARLENE DOS SANTOS DE OLIVEIRA | |||
MATHEUS CRUZ | 14 | ||
NICÓLLY AYRES DA SILVA | |||
Rafael Teixeira Chaves | |||
YANNE ALVES ROBERTO |