Nome do Projeto
MUSEU MORRO-REDONDENSE: ESPAÇO DE MEMORIAS E IDENTIDADES
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/01/2017 - 30/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O Museu Histórico de Morro Redondo, situado no Município de Morro Redondo, Serra dos Tapes, foi municipalizado pela Lei N. 1.570/2010, em 07 de Abril de 2010, estando vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) em parceria com a Associação de Amigos da Cultura. A Associação, criada em 2009, para dar assistência ao Museu, buscou apoio técnico-científico do Curso de Bacharelado em Museologia da UFPel. Foi criado no mesmo ano, então, o Projeto de Extensão "Museu Morro Redondense: espaço de memórias e identidades", que passou a prover apoio ao Museu em parceria com as comunidades locais e outras representatividades, como CRAS, Associação de Idosos, dentre outros. O projeto amalgama intrinsecamente as ações de extensão, pesquisa e ensino em suas ações. Para isso, contamos com uma equipe interdisciplinar formada por alunos e profissionais dos Cursos de Museologia, Conservação e Restauração, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Música, dentre outros.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo geral promover processos museológicos na Cidade de Morro Redondo, dentro e fora do Museu. Intenta contribuir com ações , entre a equipe e as comunidades, que buscam a mobilizar o Museu e preservar o patrimônio local, seja ele histórico, cultural e natural. O trabalho tem um forte viés colaborativo, e em ações conjuntas entre os integrantes do projeto, a Prefeitura da Cidade de Morro Redondo, Associação de Amigos da Cultura, CRAS, Associação de Idosos, entre outros, busca promover a fortificação das identidades sociais e o fortalecimento das memórias coletivas.

Justificativa

O projeto possui vital relevância social, pois contribui com a ativação das memórias locais e o trabalho comunitário, processo este que reforça a ideia de autonomia da região e contribui com a edificação identitária da Cidade de Morro Redondo. Colabora, igualmente, para formação cidadã do educando e desvela o seu potencial para a pesquisa, materializado nos estudos desenvolvidos com enfoque no Museu e na presença em diversos eventos de divulgação científica

Metodologia

Em termos metodológicos, manteremos as principais frentes de trabalho, quais sejam: abertura do Museu, regularmente e por demanda; concepção e execução de ações culturais e educativas, sobretudo com as instituições de ensino da região e com os idosos. Somado a isso, manteremos agenda regular de reuniões de trabalho e assembleias com instituições e associações parceiras.

Indicadores, Metas e Resultados

Ações:
1. Ação Educativa “Roteiro Turístico-Pedagógico”. Meta: ativá-la duas vezes por ano. Resultados: aproximar as escolas da região e o Museu.
2. Ação Educativa “Caminhada da Percepção". Meta: ativá-la duas vezes por semestre. Resultados: aproximar os idosos e os jovens e um encontro intergeracional.
3. Ação Cultural "Café com Memórias". Meta: manter os encontros mensais. Resultados: coleta de depoimentos e fortalecimento da memória local.
4. Concepção e Montagem de exposições temporárias: Meta: conceber e montar exposições seguindo a agenda do campo Museal, sobretudo a Semana Nacional de Museus e a Primavera de Museus. Meta: ampliar o acesso ao Museu pela comunidade local e aprimorar o turismo cultural.
5. Assembleias e reuniões de trabalho
6. Coleta de depoimento com idosos e moradores locais. Meta: aprimorar o registro e documentação do acervo tendo como base o estímulo à construção de narrativas, sobretudo com o público da terceira-idade.
7. Promoção de atividades técnico-científicas: estimular que os alunos produzam e publiquem os resultados das ações extensionistas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉA CUNHA MESSIAS
CARLISTON LIMA RIBEIRO
CARLISTON LIMA RIBEIRO
CARLOS EDUARDO AVILA BAUER
CRISTIÉLE SANTOS DE SOUZA
DIEGO LEMOS RIBEIRO10
FABIO VERGARA CERQUEIRA2
FÁBIO OMAR VATTIMO RIBAS
MARCOS ROBERTO SILVA DE SOUZA
MILENA BEHLING OLIVEIRA
MINERVINA VIEIRA DA SILVA
MIRIÃ DA MOTA MANOEL
Marcelo Lopes Lima
NAIR CARRIL FONSECA
THIAGO BÄRWALDT CARDOZO
TÂMARA FERRO DITTGEN
ÂNDERSON MOREIRA PASSOS

Página gerada em 14/11/2019 17:04:49 (consulta levou 0.082096s)