Nome do Projeto
Elaboração de materiais para EAN
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/09/2022 - 02/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é o campo do conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Este projeto tem como objetivo "Planejar e confeccionar materiais para atividades práticas de educação alimentar e nutricional", por meio de encontros semanais com orientação e supervisão de professor e nutricionistas.

Objetivo Geral

Planejar e confeccionar materiais para atividades práticas de educação alimentar e nutricional.

Justificativa

A Educação Alimentar e Nutricional insere-se em uma das diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e, assim, configura-se como estratégia fundamental para o enfrentamento das problemáticas brasileiras referentes à má nutrição, como o excesso de peso e a obesidade, permitindo refletir sobre toda a cadeia produtiva –produção, abastecimento e acesso a alimentos adequados e saudáveis (BRASIL, 2018).
Ter uma alimentação saudável demanda uma grande transformação tanto da pessoa quanto da sociedade. Precisamos pensar: por que comemos o que comemos? Como aquele alimento chegou ali no nosso prato? Quem produziu? Como e onde produziu? Enfim, é mais complexo do que simplesmente ter a informação sobre o que é saudável. “Sabemos ainda que, há muita gente se apropriando da linguagem da alimentação saudável sem necessariamente compreender o que representa. São estes aspectos que tornam a EAN tão desafiadora e necessária atualmente” (BRASIL, 2018).
Mas não basta transmitir o conhecimento e a informação. É necessário encontrar a melhor maneira, melhor recurso ...
Diversos são os Programas de promoção da saúde consistem em processos ativos, lúdicos e interativos que estimulam mudanças de atitudes e das práticas alimentares (LANNES et al, 2018). Sabe-se que tão importante quanto selecionar o conteúdo a ser ministrado, é verificar como este será abordado. Por isso, a escolha dos materiais e equipamentos didáticos é uma parte importante do procedimento de ensino, pois eles estimulam o aprendiz favorecendo sua maior proximidade ao conteúdo (FREITAS, 2009).
Este Projeto se propõe a contribuir para que os alunos do Curso de Nutrição da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas, tenham a experiência de confeccionar materiais educativos com a temática considerada prioritária na Política nacional de Alimentação e Nutrição e refletindo sobre os Princípios para a Educação Alimentar e Nutricional, abordado no Marco de Referência para as Políticas Públicas. Além disso estarão elaborando materiais/recursos para que fique disponível na Faculdade de Nutrição, para os demais alunos de graduação do Curso de Nutrição para futuras atividades que possam ser planejadas e desenvolvidas, nos diferentes campos de atuação do nutricionista.
Com estes materiais, nutricionistas, professores e estudantes passam a ter alguns recursos para o trabalho e construção de atividades de EAN, contribuindo com os Programas e Políticas de Promoção a Saúde.

Metodologia

Trata-se de um projeto de ensino, com alunos do curso de Nutrição da Faculdade de Nutrição, da Universidade Federal de Pelotas, coordenado por um professor da Instituição com colaboração de duas nutricionistas.
O projeto será realizado na sala 244, da Faculdade de Nutrição, no prédio do Anglo, na Universidade Federal de Pelotas.
Os alunos colaboradores foram selecionados conforme interesse e disponibilidade. O projeto será realizado em dois grupos de alunos (um na quarta-feira à tarde e o outro na sexta-feira à tarde, das 13:30h as 17:30h). Os encontros terão duração de 4 horas e os alunos terão atividades para serem realizadas em horários de suas preferências (2 horas). Todas as atividades serão orientadas e/ou supervisionadas pelo professor e/ou nutricionistas.
Os materiais serão confeccionados baseados nas referências do “Guia alimentar para população brasileira” (BRASIL, 2014), do “Marco de referência de Educação Alimentar e Nutricional” (BRASIL, 2014), e outras referências usadas pela Faculdade de Nutrição, da Universidade Federal de Pelotas.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com este Projeto, desenvolver diferentes recursos para futuras atividades de EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL. E, que estes fiquem disponíveis para todos acadêmicos do Curso de Nutrição para quando necessário.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA SIMOES MACHADO DIAS
ANGELICA OZORIO LINHARES
CAMILA DA LUZ PINHEIRO COSTA
CAMILA LAPISCHIES MOREIRA
CRISTINA CORREA KAUFMANN12
GABRIELA ALTMAYER BLANCO
LARISSA FARIAS SILVA
MABEL NILSON ALVES2
MAYARA MAYDANA MENDES
MYLLENE ESPILMA PIRES
NÁTALI FONSECA MORAES
VICTORIA SORRIBAS FURICH

Página gerada em 25/04/2024 11:27:59 (consulta levou 0.143214s)