Nome do Projeto
Responsabilidade Social de Empreendimentos Hoteleiros
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/12/2022 - 07/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento sustentável. Na prática, a RSE será o “resultado de um diálogo entre a empresa e seus stakeholders sobre as obrigações daquela e as expectativas destes.” (ARGANDOÑA; HOIVIK, 2009, p. 225).
Sendo assim, a empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários (Instituto ETHOS).
Pode-se afirmar que a ética é a base da responsabilidade social, expressa nos princípios e valores adotados pela organização. Portanto, não há responsabilidade social sem ética nos negócios. De acordo com Moreira (1999, a ética empresarial se entende como o comportamento das empresas que estão em conformidade com os princípios morais e as regras do bem.
Objetivo Geral
- Aprimorar o capital humano dos discentes, através dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas na disciplina Gestão da Ética e Responsabilidade Socioambiental de Empresas Hoteleiras e Extra-hoteleiras.
- Elaborar e aplicar ações de responsabilidade social em Organizações Não Governamentais localizadas em Pelotas, que atendam os objetivos do desenvolvimento sustentável, com o apoio de empresas hoteleiras e outras partes interessadas.
Justificativa
Com base nas premissas anteriores, entende-se que o desenvolvimento de projetos de RSE dentro das universidades, possibilitaria alguns benefícios:
a) Discentes:
- fortalecimento de uma visão de futuro socialmente responsável;
- sensibilização para as causas sociais e ambientais;
- fortalecimento da cidadania;
- cumprimento dos objetivos da Agenda 2030;
- entendimento da importância das parcerias;
- atenção aos princípios morais e éticos;
- formação de network.
b) Empresas hoteleiras:
- fortalecimento da imagem perante à sociedade;
- prática do marketing social;
- construção de uma marca comprometida com as causas sociais e ambientais.
c) ONGs:
- beneficiadas com ações sociais e/ou ambientais;
- desenvolvimento de parcerias.
a) Discentes:
- fortalecimento de uma visão de futuro socialmente responsável;
- sensibilização para as causas sociais e ambientais;
- fortalecimento da cidadania;
- cumprimento dos objetivos da Agenda 2030;
- entendimento da importância das parcerias;
- atenção aos princípios morais e éticos;
- formação de network.
b) Empresas hoteleiras:
- fortalecimento da imagem perante à sociedade;
- prática do marketing social;
- construção de uma marca comprometida com as causas sociais e ambientais.
c) ONGs:
- beneficiadas com ações sociais e/ou ambientais;
- desenvolvimento de parcerias.
Metodologia
- Identificação das ONGs localizadas em Pelotas através de organismos oficiais
- Identificação dos empreendimentos de hospedagem localizados em Pelotas
- Constituição dos grupos de discentes
- Definição das ONGs que serão contempladas com ações de Responsabilidade Socioambiental
- Definição dos empreendimentos de hospedagem que serão co-participantes do projeto
- Elaboração de um diagnóstico das ONGs
- Definição das ações a serem desenvolvidas nas ONGs com base no diagnóstico
- Envolvimento das empresas de hotelaria nas ações
- Buscas de outros agentes para fazer parte do projeto
- Desenvolvimento das ações nas ONGs
- Identificação dos empreendimentos de hospedagem localizados em Pelotas
- Constituição dos grupos de discentes
- Definição das ONGs que serão contempladas com ações de Responsabilidade Socioambiental
- Definição dos empreendimentos de hospedagem que serão co-participantes do projeto
- Elaboração de um diagnóstico das ONGs
- Definição das ações a serem desenvolvidas nas ONGs com base no diagnóstico
- Envolvimento das empresas de hotelaria nas ações
- Buscas de outros agentes para fazer parte do projeto
- Desenvolvimento das ações nas ONGs
Indicadores, Metas e Resultados
- Elaboração de 3 projetos de responsabilidade socioambiental
- Desenvolvimento de 3 ações socioambientais pautadas nos objetivos do desenvolvimento sustentável
- Elaboração de 3 relatórios das ações desenvolvidas
- Apresentação dos resultados no SIEPE 2023
- Publicação de 1 artigo científico
- Desenvolvimento de 3 ações socioambientais pautadas nos objetivos do desenvolvimento sustentável
- Elaboração de 3 relatórios das ações desenvolvidas
- Apresentação dos resultados no SIEPE 2023
- Publicação de 1 artigo científico
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ADALBERTO DOS SANTOS JUNIOR | 20 | ||
| AMANDA BROQUA CARVALHO | |||
| ANA LAURA DA SILVA BARRAGANA VERA | |||
| ARTHUR FERRARI FERNANDES | |||
| BARBARA TIMM TAVARES | |||
| BRUNA NUNES PEREIRA | |||
| CASSILDA DE OLIVEIRA CARVALHO | |||
| CINTIA TAMBORINDEGUY CARVALHAL | |||
| CORIOLANO CHAVES BORGES FILHO | 10 | ||
| DANIELE MARTINS ALMEIDA | |||
| EDUARDA CHAVES FONSECA | |||
| GABRIEL DE MATTOS BASCHI | |||
| GISELE DOS SANTOS CANDIDO | |||
| JERCI LIMA CARDOSO | |||
| KAROLINE PERES RIBAS | |||
| KETHLIN PEREIRA DA COSTA | |||
| LARISSA PILAR GATTI TECHERA | |||
| LUIDGI GONCALVES MARQUES | |||
| LUIZ WANDERLEY DE SOUZA | |||
| MARINA LEITE MEDEIROS | |||
| MATHEUS MARTINS CRUZ | |||
| NATIÉLE RIBEIRO MELLO | |||
| OTAVIO SCUR SPEGGIORIN | |||
| PEDRO MASCARENHAS DE SOUZA PINHEIRO | 10 | ||
| SIMONE MARIA DA PAZ SILVA | |||
| TAMIRES DA SILVA DAS NEVES | |||
| THIAGO PINTO HARTER | |||
| VÂNIA DA SILVA MACHADO |