Nome do Projeto
Gestão, avaliação e monitoramento em saúde: ampliando a interface entre a Universidade e a Atenção Primária à Saúde
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
03/10/2022 - 22/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Trata-se de um projeto de ensino com ações de extensão, que tem por objetivo a aquisição de conhecimentos acerca dos processos de gestão, avaliação e monitoramento em serviços comunitários em saúde. O mesmo será realizado por meio de atividades de ensino via remota com acadêmicos e colaboração no cenário de gestão na UCE VIII da Faculdade de Enfermagem da UFPel, para discussão dos temas relacionados à gestão, avaliação e monitoramento em saúde, bem como ações de extensão com realização de atividades de educação permanente e educação em saúde com equipes de enfermagem e com conselhos locais de saúde sobre o referido tema, auxiliando na prática do Enfermeiro e no empoderamento dos conselheiros locais. Tal projeto propiciará a ampliação da bagagem teórica e prática do acadêmico relativas às habilidades e competências no desenvolvimento de ações de gestão, avaliação e monitoramento de serviços comunitários de saúde.

Objetivo Geral

Desenvolver ações de ensino e extensão possibilitando ao(aos) estudante(s) participante(s) do projeto a ampliação e aplicação dos conhecimentos a respeito práticas de gestão, avaliação e monitoramento dos serviços comunitários de saúde.

Justificativa

A gestão, avaliação e monitoramento dos serviços de saúde em serviços comunitários são ações intrínsecas ao processo de trabalho do enfermeiro. Tais conceitos são trabalhados, de acordo com o Projeto Pedagógico, especificamente no semestre da UCE VIII. Porém, reconhecendo-se a altíssima relevância da aproximação dos acadêmicos com os fundamentos teóricos e práticos do tema, este projeto de ensino e extensão se estende a todos os acadêmicos de qualquer semestre que desejem participar do mesmo por meio de ações de ensino e de extensão.

Metodologia

As atividades de ensino serão realizadas mensalmente de forma remota por meio do Webconf - UFPel pelo período de 8 meses, totalizando 8 encontros. Os temas abordados serão: Perfil sociodemográfico e econômico e seus impactos na saúde; Decreto 7508/2011; Redes de Atenção à saúde; Processo de Trabalho na Atenção Primária; Política de Educação Permanente; Financiamento na Atenção primária; Participação Social e Controle Social; Monitoramento e avaliação em saúde e Indicadores de saúde. Para maior engajamento e aprofundamento teórico, materiais de apoio serão enviados previamente. As professoras participantes do projeto participarão de forma ativa desde a construção do material, da condução das reuniões e avaliação final dos participantes. As atividades de extensão ocorrerão nos meses de novembro, dezembro, fevereiro, março, abril e maio, totalizando seis atividades, sendo três de Educação Permanente e três de Educação em Saúde. As atividades de educação permanente ocorrerão em Unidades Básicas de Saúde com equipes de enfermagem. As atividades de educação permanente ocorrerão em três conselhos locais de saúde e população em geral. Poderão ser acrescidos de outros debates de relevância na conjuntura e poderão contar com a presença de convidados. Ao final do projeto, receberão certificação de participação os discentes que tiverem mais de 70% de presença nos encontros.

Indicadores, Metas e Resultados

Projeto de ensino:
Espera-se que os temas abordados auxiliem no processo de aprendizado dos discentes participantes relativos ao tema da gestão, avaliação e monitoramento em saúde independente do semestre em que o discente se encontre.

Das ações de extensão:
Que o(s) discentes desenvolvam suas habilidades de ensino e comunicação nas atividades de educação permanente propostas
Que o(s) discente desenvolvam suas habilidades de ensino e comunicação nas atividades de educação em saúde propostas

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA SCHWANTZ DE MORAES
ALESSANDRA VOSS VIEIRA
ALICE MACHADO SILVA
ANDRESSA SOARES DA SILVA
ANGELICA MORAES SCHULTZ
ARIADNE DE SOUZA CUIMBRA
ARIANE DA CRUZ GUEDES2
ARLETE ESPIRITO SANTO FONSECA KNUTH
BRUNO DA CRUZ PERES
CARLA BEATRIZ BEHLING
CAROLINA MEES BARBOSA
CAROLINE GONÇALVES GALHO
CAROLINE MEGIATO MATIAS
CAROLINE RIBEIRO LIMA
CAUANNE SEVERO RAMOS
CELIA SCAPIN DUARTE
EDUARDA DE AVILA EVANGELISTA
ERIKA DA CRUZ MEDEIROS ALVES
FERNANDA MACHADO PLAMER
GABRIELA LOBATO DE SOUZA
GABRIELA LOBATO DE SOUZA6
GABRIELE CRUZ DA SILVA
GABRIELI AZEVEDO DA SILVA
GRAZIELE SOUSA MACHADO
HADLER PEREIRA DE SOUZA
HERICA DE OLIVEIRA LEGUISAMO
INGRID OLIVEIRA DA SILVA
IZADORA MARTINS CORRÊA
JADE MAUSS DA GAMA
JANAINA QUINZEN WILLRICH2
JULIA PIZARRO DUARTE
KAROLINE GARCIA GOMES
LAURA SKOLAUDE KELLING
LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS4
LEONARDO HENRIQUE ROCHA DE ALMEIDA
LETICIA RIBEIRO BRUM
LUCAS FEIJO ALVES
LUCIANE PRADO KANTORSKI2
LUIS FERNANDO FURTADO DOS SANTOS
MARIA ELOISA OLIVEIRA COSTA
MARIANA GROSS DE AGUIAR
MARIANA SOUZA ZAGO DA SILVA
MARINA GARCIA LOMBARDY
MARTINA MÜLLING PRIETSCH
MARTINA MÜLLING PRIETSCH
MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA2
Maria Gabriela Ribeiro
NADIA REGINA RUTZ
POLIANA FARIAS ALVES30
RHAIANA RUTZ LEITZKE
ROBSON MONCKES BARBOSA
STEFANI SALCEDO ALVES VIGANO
TAISSA HALL MALUE
THAIS DE SOUSA NASCIMENTO
VERA LUCIA FERREIRA KRUGER DA SILVA
VINICIUS JORGE CAVA
YASMIN BASTOS CARGNIN

Página gerada em 29/03/2024 12:31:55 (consulta levou 0.228765s)