Nome do Projeto
Oficinas Multilinguagens
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/05/2017 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Oficinas de formação de professores da educação básica na forma semipresencial com temas e metodologias escolhidas pelos mesmos.

Objetivo Geral

As oficinas multilinguagens de formação de professores têm por meta proporcionar a reflexão acerca dos processos educacionais para o Ensino Básico, em suas diferentes áreas, bem como propor diferentes olhares para a prática docente.

Justificativa

Os diferentes saberes docentes propostos por Tardif(2002)incluem os saberes provenientes da formação profissional para o magistério, os quais incluem os cursos de formação e oficinas, sendo que a oficina de formação de professores se propõe a dialogar com as diferentes áreas do saber a respeito da formação de professores e das práticas de sala de aula. Os temas perpassam as práticas escolares e permitem uma conexão entre os saberes produzidos na Academia e os saberes provenientes da experiência na profissão, em sua sala de aula (Tardif, 2002). Assim, as oficinas permitem uma reflexão acerca das práticas dos professores, possibilitando uma mudança de olhar a partir de referenciais teóricos próprios de cada linguagem e de atividades práticas.

Metodologia

Preparação das oficinas segundo pesquisa de demanda com professores, realizada em 2016.
Estudo em bibliografia atualizada e concernente aos temas propostos.
Confecção de material didático alternativo para o desenvolvimento de metodologias.
Encontros presenciais na sede do LAM e a distância pelo ambiente Moodle.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se a participação de professores e estudantes que desejem estudar tanto formas de ensinar quanto concepções de ensino e aprendizagem das áreas envolvidas nas oficinas multilinguagens, e com isso impactar suas práticas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIANA SILVEIRA BILHALVA
ALINE GOULART DA SILVEIRA
ALINE OREQUES NIENCZESKI
ANA MARIA BERSCH DOMINGUES
ANA PAULA GROSSER
ANALISA ZORZI4
ANDRESSA LIXIESKI MANSKE
ANDRÉ RICKES
ANDRÉIA SELL QUANDT
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES4
AQUILES ALMEIDA RIBEIRO
ARNALDO ANTONIO DUARTE DE DUARTE JUNIOR
BERNARDO MATEUS CANTERLE DE MEDEIROS
Bruna Cardoso Acunha
CAMILA EHLERT LINDEMANN
CAROLINA DA MOTTA TAVARES
CHRISTIAN BERNY VOLZ
CRISTIAN TORRES AMARAL
CRISTIANA BORGES RODRIGUES
DAIANA SAN MARTINS GOULART1
DANIELA STEVANIN HOFFMANN4
DEBORA MONTEIRO DA SILVA
DIEGO DOMINGOS GOULART
DORANEI CARDOSO
FERNANDO FERNANDES RIBEIRO
FRANCIELE BECKER CAMES
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA
GEÓRGIA GIAMPAOLI FERREIRA
INGRID MOGENTALE BASAGLIA
ISRAEL DE AVILA VIEIRA
JANIS RODRIGUES DIAS
JENIFER PINTO LOPES
JENNIFER CRUZ BAUER
JOSIANE KONRADT
JOSSANA BRAGA BICCA
Jennifer Xavier dos Passos Gonçalves
JÚLIA IARA HENSE
KAUANA DA ROSA BIALVES
KAUÃ SOARES DE CARVALHO
KÊNIA DE FREITAS FERREIRA
LARA DILELIO ALVES
LETIANE LUDWIG MIELKE
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ3
LÚCIA RENATA DOS SANTOS SILVEIRA
LÚCIA RENATA DOS SANTOS SILVEIRA
MARCOS AURÉLIO DA SILVA MARTINS
MARIA GIOVANNA WALERKO MOREIRA
MATEUS ARGUELHO DA CUNHA
MAYARA GOULART BRASIL
Marcelo Michael Schionuma
MÁRCIO RODRIGUES AFFONSO
MÔNICA FALCÃO DUARTE
PATRICIA MICHIE UMETSUBO GONÇALVES
PATRÍCIA CASARIN PEIL
PATRÍCIA GUTERRES BORGES
PEDRO VICTOR MADEIRA RODRIGUES
PÂMELA FERREIRA SILVEIRA
QUELEN CORREA FURTADO
RAFAEL DOS REIS PAULO
RODRIGO MARQUES QUEIROGA
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA15
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos35
SILVIA ELENA CARRILHO ROSA
TAMIRES FONSECA DE ALMEIDA
THAÍS PHILIPSEN GRUTZMANN5
Tainara Porto da Silva
Thielen da Silva Sigales
VERÔNICA BORGES PEREIRA
Ândrea Warken Borges

Página gerada em 18/04/2024 16:09:17 (consulta levou 0.271434s)