Nome do Projeto
Práticas mitigadoras às mudanças climáticas em sistemas de produção em terras baixas no Sul do Brasil
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/10/2022 - 21/10/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Considerando a importâncias das áreas de terras baixas do Rio Grande do Sul, principalmente quando utilizadas para fins agrícolas como o cultivo de arroz irrigado e pecuária extensiva, atividades que são fortemente associadas a emissões de gases de efeito estufa essa proposta visa a comparação dos fluxos e emissões totais de CH4 e CO2 estimados pelas técnicas de Eddy Covariance e da câmara estática manual. Além da modelagem dos processos de transferência no sistema solo-planta-atmosfera em área de campo sob pecuária extensiva será obtida aplicando-se os modelo Daycent. Além da atuação no âmbito agronômico, a proposta também inclui uma importante linha de ação, que envolve refinamento metodológico, por meio da calibração do principal método de mensuração de GEE utilizado nas pesquisas em GEE nacionais. Considerando as limitações associadas ao método da câmara fechada manual, utilizado como padrão nas avaliações de emissões de GEE, este estudo prevê a calibração e determinação do grau de incerteza do método da câmara estática manual, a partir da comparação das emissões de GEE medidas por esse método e por método micrometeorológico, que oferece maior precisão e exatidão nas medições. Esta ação poderá melhorar a qualidade das estimativas de emissões oriundas de pesquisas já realizadas e futuras e do Inventário Nacional. Os dados gerados possibilitarão a parametrização de modelos de simulação de emissões de gases de efeito estufa, permitindo extrapolações para ambientes/sistemas de produção com características similares às daqueles utilizados nos estudos programados.

Objetivo Geral

O objetivo do trabalho é realizar a comparação da dinâmica de emissão dos gases de efeito estufa metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2) proporcionada pelos métodos micrometeorológico (Eddy Covariance) e da câmara estática manual, em lavoura de arroz irrigado e em área de campo nativo sob pecuária extensiva. E ainda comparar as emissões com a modelagem dessas emissões dos gases de efeito estufa no bioma pampa sob pecuária extensiva.

Justificativa

As áreas de terras baixas do Rio Grande do Sul (RS) abrangem cerca de 4 milhões de hectares aptos à agricultura, e apresentam grande importância econômica e social. Os sistemas de produção ali presentes, representados predominantemente pelo binômio arroz irrigado/pecuária extensiva (1,1 milhão de ha) respondem por cerca de 70% da produção nacional de arroz e por fração significativa da produção de bovinos e ovinos. Apesar de a cultura do arroz irrigado ter experimentado níveis crescentes de produtividade nas últimas décadas, a sustentabilidade dos sistemas produtivos desenvolvidos em terras baixas ainda se encontra comprometida. A recente introdução da soja em rotação ao arroz trouxe ganhos ao setor produtivo, porém, a maior parte das áreas ainda apresenta fragilidades, seja quanto à eficiência global do uso da terra, ou por fatores técnicos, econômicos e/ou ambientais. Sob este último aspecto, as terras baixas do RS são alvo de crescente preocupação; esse complexo agroecossistema tem sua principal atividade produtiva, a agropecuária, fortemente associada à emissão de gases de efeito estufa (GEE), contribuindo para o aquecimento global e as mudanças climáticas. Reconhecendo a importância das terras baixas do RS para a economia e segurança alimentar nacional, a relevância de seus serviços ecossistêmicos e em sintonia com os compromissos de redução de emissões. Dessa forma se apresenta a importância de estudos que avaliem as emissões dos gases de efeito estufa em áreas de lavouras de arroz irrigado bem como em áreas de bioma pampa utilizado para fins de pecuárias extensiva.

Metodologia

A comparação da dinâmica de emissão dos gases de efeito estufa metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), proporcionada pelos métodos micrometeorológico (Eddy Covariance) e da câmara estática manual, em lavoura de arroz irrigado e em área de campo nativo sob pecuária extensiva, visando estimar o grau de incerteza das medidas feitas pelo método da câmara estática manual. Para tanto, comparar-se-ão os valores de fluxos de CH4 e de CO2 medidos em áreas experimentais, utilizando câmaras estáticas manuais e torres de Eddy Covariance nos exatos momentos de medida. Na sequência, serão aplicados métodos de análise de variância para verificar a ocorrência de diferenças estatísticas significativas entre os valores de emissões de GEE obtidos pelas duas técnicas. Complementarmente, será avaliada a influência de variáveis meteorológicas (temperatura e umidade do ar, irradiância solar global, radiação fotossinteticamente ativa, saldo de radiação, velocidade e direção do vento, temperatura e umidade do solo) sobre as estimativas de emissões de GEE proporcionadas pelas duas técnicas, aplicando-se modelos de regressão e técnicas de análise multivariada. Caso seja encontrada alguma variável meteorológica que explique a variância na diferença entre as estimativas de emissões das duas técnicas, poderá ser determinado um modelo de correção das medidas de GEE das câmaras estáticas manuais, a fim de estimar de forma mais precisa as emissões de GEE ao longo do dia, da semana e, consequentemente, as emissões sazonais. Adicionalmente, será estimada a incerteza de medições de emissões de GEE associada ao método da câmara estática manual. As avaliações e análises estatísticas previstas no Objeto deste Plano de Trabalho serão realizadas utilizando dados experimentais coletados/obtidos por pelo menos dois anos, junto a áreas de produção de arroz irrigado e de campo sob produção pecuária extensiva estabelecidas para esse fim.
A modelagem dos processos de transferência no sistema solo-planta-atmosfera e em área de campo sob pecuária extensiva será obtida aplicando-se o modelo Daycent. Os sub-modelos principais do modelo DAYCENT incluem dados de umidade e temperatura do solo por camadas, produção de biomassa e alocação de produção primária líquida de plantas, decomposição da liteira e da matéria orgânica do solo, mineralização de nutrientes, emissões pela nitrificação e desnitrificação e oxidação de CH4 em solos não saturados. A calibração do modelo será efetuada com base em dados de alocação do carbono assimilado pela fotossíntese na biomassa, potencial máximo de crescimento da parte aérea, partição de nitrogênio na planta, absorção de nutrientes do solo, efeitos da temperatura no crescimento vegetativo, potencial de fixação biológica de nitrogênio e dinâmica de senescência de folhas e raízes obtidos em experimentos. Após a calibração do crescimento da vegetação presente nas áreas de campo, os fluxos medidos de CH4 e de CO2 serão utilizados para a calibração e validação dos modelos.
Este projeto, através da integração de dados de modelagem baseados em processos e medições de campo, permitirá o delineamento de estratégias de mitigação regional de emissões de GEE em áreas de produção de arroz irrigado e de campo sob pecuária extensiva em terras baixas.

Indicadores, Metas e Resultados

Estabelecimento de Metodologia relativa à parametrização de modelos para a estimativa de emissões de GEE associadas ao cultivo de arroz irrigado e à atividade pecuária extensiva no ambiente de terras baixas do Sul do Brasil e de prática/processo agropecuário relativo ao manejo de sistema de produção para áreas de terras baixas sob atividade pecuária extensiva e sob cultivo de arroz irrigado por inundação do solo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GRACIELA REDIES FISCHER4
LEONARDO JOSÉ GONÇALVES AGUIAR2
THAMIRES RAQUEL MARINHO E SILVA
Walkyria Bueno Scivittaro

Página gerada em 19/04/2024 23:01:36 (consulta levou 0.134037s)