Nome do Projeto
Estudos na atenção à saúde das mulheres, crianças e adolescentes
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
24/10/2022 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
As mulheres, crianças e adolescentes constituem a maior parte da população brasileira e historicamente estas população, devido as suas especificidades de saúde, contam com programas e politicas governamentais. O curso de graduação em enfermagem da UFPel, ao formar enfermeiros generalistas, dedica parte de sua carga horária aos conteúdos relacionados a promoção da saúde e prevenção de doenças a esta população. Sendo que o Componente Curricular Unidade do cuidado VII é uma disciplina que integra estes saberes. Neste sentido o objetiva-se com este projeto realizar estudos e pesquisas no âmbito da rede de atenção à saúde da mulher, criança e adolescente. As pesquisas serão realizadas através de abordagens quantitativas, qualitativas e quanti-qualitativas, por meio de estudos epidemiológicos, pesquisa-ação, observacionais, descritivos, revisões de literatura, estudo de caso, entre outros. Utilizando-se de entrevistas, análise documental, questionários, grupos focais, observação, e outros instrumentos de coleta de dados validados. As temáticas a serem desenvolvidas serão relacionadas aos diferentes ciclos de vida das mulheres, das crianças e dos adolescentes. Cada pesquisa terá sua aprovação pelo Comitê de ética em pesquisa de acordo com as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde. As análises serão norteadas de acordo com a abordagem proposta em cada estudo. Os dados serão divulgados em eventos científicos, artigos publicados em periódicos, publicações nas redes sociais vinculadas aos professores responsáveis e relatórios que visam a devolutiva aos participantes da pesquisa e serviços.

Objetivo Geral

Realizar estudos e pesquisas no âmbito da rede de atenção à saúde da mulher, criança e adolescente.

Justificativa

Tendo em vista a inserção dos professores e técnicos administrativos em administração, no Componente Curricular Unidade do cuidado VII, da Faculdade de Enfermagem, o qual aborda as questões de saúde da mulher, da criança e do adolescente na rede de atenção básica e hospitalar, que além das atividades de ensino, também desenvolvem atividades de pesquisa e extensão, dentro das mesmas temáticas. O presente projeto unificará os diversos estudos conduzidos por estes docentes e técnicos administrativos, objetivando contribuir através da produção cientifica, no cuidado e na construção do conhecimento que visa uma maior qualidade na atenção á saúde das mulheres, crianças e adolescentes.

Metodologia

Serão realizadas pesquisas de abordagem quantitativas, qualitativas e quanti-qualitativas, através de estudos epidemiológicos, pesquisa-ação, observacionais, descritivos, revisões de literatura, estudo de caso, entre outros. Utilizando-se de entrevistas, análise documental, questionários, grupos focais, observação, e entre outros instrumentos de coleta de dados validados. As temáticas a serem desenvolvidas serão relacionadas aos diferentes ciclos de vida das mulheres, das crianças e dos adolescentes. Cada pesquisa terá sua aprovação pelo Comitê de ética em pesquisa de acordo com as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde. As análises serão norteadas de acordo com a abordagem proposta em cada estudo. Os dados serão divulgados em eventos científicos, artigos publicados em periódicos, publicações nas redes sociais vinculadas aos professores responsáveis e relatórios que visam a devolutiva aos participantes da pesquisa e serviços.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que ao longo do projeto de pesquisa a produção de cerca de 10 artigos científicos, 15 trabalhos de conclusão de curso e 2 capacitações para a comunidade em geral e de trabalhadores da enfermagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANALINE BIERHALS LIMA
ANGELICA MORAES SCHULTZ
BRUNA SORIA MILANESI
DAIANE DA LUZ MOREIRA
DEBORAH POSTILIONI MOURÃO
DEISI CARDOSO SOARES10
ELAINE THUME1
EVELYN DE CASTRO ROBALLO5
MARIANI DA SILVA EINHARDT
SIDNEIA TESSMER CASARIN5
VITÓRIA MILECH MESQUITA
VIVIANE MARTEN MILBRATH2

Página gerada em 20/04/2024 06:12:57 (consulta levou 0.398057s)