Nome do Projeto
Dança no Bairro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/05/2017 - 23/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes cênicas
Resumo
O projeto se propõe a ser uma ponte entre as reflexões e práticas desenvolvidas no curso de licenciatura em Dança e a comunidade de Pelotas. Nesse sentido, ele se consolida mediante ações de educação em dança para a comunidade, com a proposta efetiva de socializar a dança no contexto do ensino não-formal, voltada para crianças e jovens de diversos bairros da cidade de Pelotas. Atualmente o projeto se organiza e se desenvolve em 3 núcleos de ação: Loteamento Dunas (CDD); Colégio Estadual Félix da Cunha- bairro Porto; Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Augusto de Assumpção, localizada no Balneário dos Prazeres. De tal modo, a dança surge como elemento aglutinador, onde a criação artística acontece num processo de uma coletividade. Nesse contexto, será trabalhado o sentido de pertencimento à uma comunidade, constituindo-se como espaço que promove a legitimidade de cada sujeito na convivência humana. E ainda, esse projeto tem como proposta criar um campo de experiência para acadêmicos do curso de licenciatura em dança que estão em processo de formação e se tornarão professores. Assim torna-se mais um espaço para experimentação e transformação de saberes num devir docente.
Objetivo Geral
Objetivos Gerais:
Promover espaços de formação humana e criação artística de crianças e jovens de diversos bairros da cidade, assumindo a dança enquanto linguagem para pensar/sentir/intervir no contexto local;
Fomentar a vivência da dança, conectada às práticas da arte, da cultura e do lazer como território de formação humana e transformação da vida. A dança surge como elemento aglutinador, onde a criação artística acontece num processo de uma coletividade. Nesse contexto, será trabalhado o sentido de pertencimento à uma comunidade, constituindo-se como espaço que promove a legitimidade de cada sujeito na convivência humana.
Criar um campo de experiência da dança no cenário da educação não-formal, considerando esse projeto enquanto uma ponte entre as reflexões e práticas desenvolvidas no curso de Licenciatura em Dança e a comunidade da cidade de Pelotas;
Articular os debates contemporâneos sobre a dança e a educação-não formal e a criação de práticas pedagógicas possíveis em diferentes contextos culturais.
Objetivos Específicos:
Potencializar a Arte e a Cultura Local, promovendo a produção de conhecimentos das crianças e jovens, estabelecendo processos de comunicação através da dança e outras linguagens possíveis;
Democratizar a prática da dança em sua diversidade a partir de elementos estéticos da cultura local; Valorizar os saberes da comunidade por dentro das possibilidades da educação não-formal, construindo-os e desconstruindo-os para fortalecer o protagonismo juvenil na vida comunitária;
Promover o Convívio Social Comunitário a partir da Arte e da Cultura, com envolvimento direto das crianças e jovens dos bairros abrangidos pelo projeto;
Capacitar animadores culturais e lideranças comunitárias para a promoção da cultura e da arte no local onde moram;
Estimular a formação de grupos de dança dentro das comunidades, a partir do contexto local, promovendo assim a inclusão social;
Mediar e incentivar os alunos do Curso de Licenciatura em Dança a ministrarem aulas para os jovens e crianças de diferentes contextos culturais, sob o amparo e orientação de professores e funcionários do quadro efetivo da UFPel.
Potencializar a aproximação da Universidade com escolas de Educação Básica, a partir da oferta de aulas de dança no turno inverso ao das atividades curriculares.
Vincular a proposta do referido projeto aos processos de pesquisa, instigando a comunhão entre prática e teoria, tão cara aos estudos acadêmicos e ao desenvolvimento da área da dança como campo de conhecimento legítimo e autônomo.
Promover espaços de formação humana e criação artística de crianças e jovens de diversos bairros da cidade, assumindo a dança enquanto linguagem para pensar/sentir/intervir no contexto local;
Fomentar a vivência da dança, conectada às práticas da arte, da cultura e do lazer como território de formação humana e transformação da vida. A dança surge como elemento aglutinador, onde a criação artística acontece num processo de uma coletividade. Nesse contexto, será trabalhado o sentido de pertencimento à uma comunidade, constituindo-se como espaço que promove a legitimidade de cada sujeito na convivência humana.
Criar um campo de experiência da dança no cenário da educação não-formal, considerando esse projeto enquanto uma ponte entre as reflexões e práticas desenvolvidas no curso de Licenciatura em Dança e a comunidade da cidade de Pelotas;
Articular os debates contemporâneos sobre a dança e a educação-não formal e a criação de práticas pedagógicas possíveis em diferentes contextos culturais.
Objetivos Específicos:
Potencializar a Arte e a Cultura Local, promovendo a produção de conhecimentos das crianças e jovens, estabelecendo processos de comunicação através da dança e outras linguagens possíveis;
Democratizar a prática da dança em sua diversidade a partir de elementos estéticos da cultura local; Valorizar os saberes da comunidade por dentro das possibilidades da educação não-formal, construindo-os e desconstruindo-os para fortalecer o protagonismo juvenil na vida comunitária;
Promover o Convívio Social Comunitário a partir da Arte e da Cultura, com envolvimento direto das crianças e jovens dos bairros abrangidos pelo projeto;
Capacitar animadores culturais e lideranças comunitárias para a promoção da cultura e da arte no local onde moram;
Estimular a formação de grupos de dança dentro das comunidades, a partir do contexto local, promovendo assim a inclusão social;
Mediar e incentivar os alunos do Curso de Licenciatura em Dança a ministrarem aulas para os jovens e crianças de diferentes contextos culturais, sob o amparo e orientação de professores e funcionários do quadro efetivo da UFPel.
Potencializar a aproximação da Universidade com escolas de Educação Básica, a partir da oferta de aulas de dança no turno inverso ao das atividades curriculares.
Vincular a proposta do referido projeto aos processos de pesquisa, instigando a comunhão entre prática e teoria, tão cara aos estudos acadêmicos e ao desenvolvimento da área da dança como campo de conhecimento legítimo e autônomo.