Nome do Projeto
Práticas em Fisiologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/12/2022 - 04/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
As aulas práticas de Fisiologia têm por finalidade aprofundar os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas. Durante o ensino remoto, as práticas de Fisiologia foram substituídas por vídeos gravados pelos técnicos do departamento, garantindo que não houvesse prejuízo no processo de aprendizagem. Entretanto, muitos alunos que cursaram as disciplinas de maneira remota demonstraram interesse em vivenciar as práticas laboratoriais. Com base nesta demanda, serão ofertados cursos de 20 horas que abordarão, através de práticas, os tópicos Introdução à Fisiologia, Sistema Nervoso, Fisiologia Sanguínea, Sistema Digestório, Sistema Cardiovascular, Sistema Respiratório e Sistema Renal. O presente projeto irá proporcionar uma experiência prática sobre os conteúdos de Fisiologia, visando atualizar e aprofundar os conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano.
Objetivo Geral
Atualizar e aprofundar os conhecimentos em Fisiologia através de aulas práticas.
Justificativa
Durante o período de ensino remoto, as aulas práticas de Fisiologia I e II do curso de Nutrição foram substituídas por vídeos gravados pelos técnicos do departamento. Esta substituição não acarretou em prejuízo ao processo de aprendizagem, visto que as aulas práticas de Fisiologia são demonstrativas e possuem a finalidade de fixar o conteúdo ministrado nas aulas teóricas. Mesmo assim, muitos alunos demonstraram interesse em realizar as aulas práticas, para ter a experiência de acompanhar ativamente cada etapa da execução e poder discutir os processos fisiológicos no momento em que estão ocorrendo. Desta forma, o presente projeto visa atualizar e aprofundar os conhecimentos em Fisiologia através da vivência de aulas práticas.
Metodologia
Serão ofertados cursos com duração de 20 horas, onde serão ministradas aulas práticas de Fisiologia, abordando os tópicos Introdução à Fisiologia, Sistema Nervoso, Fisiologia Sanguínea, Sistema Digestório, Sistema Cardiovascular, Sistema Respiratório e Sistema Renal. Os cursos podem ser ofertados de maneira condensada (em uma semana) ou em encontros distribuídos ao longo do semestre, de acordo com a disponibilidade dos alunos. O número de turmas (ações) será definido de acordo com a demanda, sendo que cada turma terá no mínimo 08 e no máximo 20 participantes. O conteúdo programático será assim distribuído:
1) Introdução à Fisiologia: Transporte através da membrana – Osmose
2) Sistema Nervoso: Sistema Sensorial – Sensibilidade
3) Sistema Nervoso: Sistema Motor – Reflexos e equilíbrio
4) Sistema Nervoso: Sentidos Especiais – Gustação
5) Fisiologia Sanguínea: Hematócrito
6) Fisiologia Sanguínea: Células Sanguíneas
7) Fisiologia Sanguínea: Tipagem Sanguínea
8) Sistema Digestório: Ação Enzimática
9) Sistema Cardiovascular: Ausculta Cardíaca
10) Sistema Cardiovascular: Verificação de Pressão Arterial
11) Sistema Cardiovascular: Microcirculação
12) Sistema Respiratório: Espirometria
13) Sistema Renal: Uroanálise
1) Introdução à Fisiologia: Transporte através da membrana – Osmose
2) Sistema Nervoso: Sistema Sensorial – Sensibilidade
3) Sistema Nervoso: Sistema Motor – Reflexos e equilíbrio
4) Sistema Nervoso: Sentidos Especiais – Gustação
5) Fisiologia Sanguínea: Hematócrito
6) Fisiologia Sanguínea: Células Sanguíneas
7) Fisiologia Sanguínea: Tipagem Sanguínea
8) Sistema Digestório: Ação Enzimática
9) Sistema Cardiovascular: Ausculta Cardíaca
10) Sistema Cardiovascular: Verificação de Pressão Arterial
11) Sistema Cardiovascular: Microcirculação
12) Sistema Respiratório: Espirometria
13) Sistema Renal: Uroanálise
Indicadores, Metas e Resultados
Nos dois anos de ensino remoto, mais de 170 alunos cursaram e foram aprovados nas disciplinas de Fisiologia I e II do curso de Nutrição. Considerando que muitos destes, embora tenham interesse não tenham tempo para participar do projeto, espera-se que o curso seja ofertado pelo menos uma vez, contemplando no mínimo 10% dos alunos aptos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA DE MATTOS DA SILVA | |||
ANA CLARA DORNELLES REICHOW | |||
ANA JULIA FAZENDA DE SOUZA | |||
ANDRESSA SIMÕES MACHADO DIAS | |||
ARTHUR DE FARIAS BETEMPS DA SILVA | |||
CRISIELE JUNGES RAMGRAB | |||
DENISE CALISTO BONGALHARDO | 42 | ||
DENISE GABRIELA DE SOUZA LARROSA | |||
DIEGO MOREIRA DE SOUZA | 60 | ||
EMILI CAMPOS DOS SANTOS | |||
FABÍOLA DA SILVA RODRIGUES | |||
FERNANDA HERNANDES FIGUEIRA | 4 | ||
GABRIELLE ALONCO FORTES | |||
GUSTAVO FELIPE DA SILVA SOUSA | |||
JULIANA DA SILVA COSTA | |||
LARISSA FARIAS SILVA | |||
LUANA PEREIRA DE AZEVEDO | |||
MARIANA LEMOS DINIZ | |||
MATHEUS GIANNECHINI MEDEIROS | |||
MAYARA CORREA DA SILVA | |||
MICHELE PEPE CERQUEIRA | 60 | ||
MYLLENE ESPILMA PIRES | |||
NATALY NEVES DUARTE | |||
NIEDI HAX FRANZ ZAUK | 4 | ||
Natália Carrilho Barreto | |||
PAOLA GIMENES CASSANA | |||
PEDRO NICKEL | |||
PETERSON ANICETO OSORIO | |||
PIETRO EMERIM MORETTO | |||
RENAN TERRA DE OLIVEIRA | |||
RICARDO BERTEAUX ROBALDO | 20 | ||
ROBERTA SALDIVIA COSTA | |||
SAMUEL BOSSLER CHAGAS | |||
TAINARA RADTKE DOS SANTOS | |||
THIAGO RAYMUNDI NYGAARD | |||
VICTOR LUIZ REMONATTO DA SILVA | |||
ÉLEN NICOLI KONRADO KRÜGER |