Nome do Projeto
Investigação e contextualização das técnicas e materiais da artista pelotense Benette Casaretto Motta
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
16/12/2022 - 15/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Este trabalho busca conhcer com mais profundidade a materialidade das obras da pintora pelotense, formada na EBA, Benette Casareto Motta, através de caracterizações físico-químicas dos materiais que eram utilizados por ela na elaboração artística.

Objetivo Geral

Estabelecer um compêndio de caracterizações físico-químicas dos materiais e técnicas da artista Benette Casaretto Motta a partir da análise e contextualização de obras executadas principalmente na segunda metade do século XX. As pinturas a serem investigadas pertencem tanto a instituições de salvaguarda, como o Palácio Piratini e MALG, quanto a particulares – neste caso, são obras em geral decorativas e expostas em espaços domésticos.

Justificativa

A atribuição de autoria dessas obras é, em geral, deficitária, pleiteando-se a elaboração de ferramentas de autenticação. O objetivo precípuo deste projeto, através das ações mencionadas é dar visibilidade à produção artística da Benette e introduzir o ensejo pela investigação material e histórica de mulheres artistas no Rio Grande do Sul.

Metodologia

A identificação e estudo dos materiais e técnicas utilizados pela artista serão realizados com o auxílio de técnicas como microscopia óptica (análise de cortes estratigráficos), análises espectroscópicas (ATR-FTIR) e outras técnicas de caracterização auxiliares. A documentação científica por imagem das obras estudadas também será realizada através de técnicas fotográficas (luz visível, luz rasante, UV, IR, etc.). A evolução da assinatura da artista, percebida através de uma análise preliminar, também será realizada por meio de comparações e contraposições.

Indicadores, Metas e Resultados

Levantamento de obras da Benette a serem investigadas; Coleta de microamostras (para ATR-FTIR e cortes estratigráficos); Realização de análises não destrutivas (documentação científica por imagem e microscopia digital); Preparo e embutimento dos cortes estratigráficos; Microscopia óptica dos cortes estratigráficos; Realização de análises espectroscópicas (ATR-FTIR, etc.); Organização de dados físico-químicos angariados e preparo de catálogo de caracterização; Contextualização histórica dos materiais e técnicas da artista através dos dados coletados; Combinação das investigações levadas a cabo para estabelecer um compêndio de autenticação e atribuição de obras de Benette; Redação de artigo científico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DUVAL DA CUNHA
CAMILLA HENRIQUES MAIA DE CAMARGOS2
CHAIANI BATTISTI
CLARA RIBEIRO DO VALE TEIXEIRA
CLARISSE FONTENELLE FERREIRA PARENTE
DANIELE BALTZ DA FONSECA2
DEBORA DA SILVA OLIVEIRA
Letícia Quintana Lopes
MARGALIS MENEZES BURGUÊZ
MARIA CELOI DA SILVA VOLZ
MIRELLA MORAES DE BORBA
NATALIA CORREA COUTO

Página gerada em 25/04/2024 04:02:21 (consulta levou 0.143828s)