Nome do Projeto
Grupo de Estudo: Fábrica de Memórias
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/12/2022 - 17/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Grupo de estudo de estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos com pesquisas em patrimônio cultural, que pretende debater referenciais teóricos nesta especialidade do conhecimento, bem como sob orientação da coordenadora desenvolver conteúdos referentes à metodologia da pesquisa no campo de estudo. Ainda, pretende estabelecer possibilidades de debates com convidados, sejam estudantes ou pesquisadores avançados, discutir seus projetos, atualizar bibliografia e compartilhar notícias sobre eventos e revistas. Ainda, trata-se de organizar conteúdos em comum para publicações em co-autoria sobre temas convergentes às pesquisas em desenvolvimento. O grupo deve ser capaz de realizar eventos de divulgação e compartilhamento de conteúdos, de orientar e motivar os alunos de pesquisa, bem como reforçar estratégias de apoio mútuo durante o desenvolvimento dos seus trabalhos.

Objetivo Geral

Gerar estratégias de desenvolvimento de conteúdos importantes para o trabalho acadêmico com foco nos estudos em patrimônio cultural, compartilhados ou transversais aos temas específicos dos participantes, oportunizando o desenvolvimento de ações de extensão voltadas para a divulgação em formatos alternativos (podcast, vídeos curtos) de informações sobre métodos, metodologias e temas relacionados à produção de resumos para eventos ou para publicação em geral.

Justificativa

Para os estudantes tanto de graduação como de pós-graduação (nível de mestrado e doutorado) o trabalho de pesquisa tende a ser muito solitário ou concentrado na figura do orientador como interlocutor. Desse modo, para muitos, são poucas as oportunidades de uma vivência acadêmica compartilhada com outros estudantes cujos envolvimentos com pesquisa estejam sendo centrais na sua formação. Assim posto, há de se aceitar que a prática da pesquisa demanda ensino e aprendizagem, orientação e exercício reflexivo, expressão escrita e domínio de normas. São conteúdos relacionados, nem sempre diretamente, e que envolvem a aquisição de conhecimentos nem tão vinculados aos seus objetos de pesquisa e sim, ao domínio de códigos de uma comunidade acadêmica (a exemplo da compreensão do que vem a ser as Normas Técnicas de produção do trabalho acadêmico). O compartilhamento, por outro lado, não só de ideias e conteúdos relacionados, mas de dúvidas e anseios, traz o benefício de diluir o sentimento de isolamento que a produção intelectual, muitas vezes, impõe. Um grupo de estudo, portanto, também cumpre a função de gerar uma oportunidade de troca para além dos temas técnicos ou científicos, operando, vantajosamente, a motivação de cada membro listado. Igualmente, ao reunir estudantes em diferentes níveis de formação, a experiência de cada pessoa participante oferta a chance de ser entendida pelos demais. Portanto, partindo-se da ideia de estudos desenvolvidos por um grupo, chega-se a possibilidade de estímulos, por vezes necessários, para que os estudantes reconheçam o valor do seu trabalho e de suas potencialidades, vencendo inseguranças e sentimentos de menos valia que podem interferir na sua vida acadêmica e pessoal.

Metodologia

Debates sobre temas específicos.
Seminários sobre literatura eleita pelo grupo.
Organização de eventos internos.
Compartilhamento de bibliografia.
Elaboração de propostas de divulgação em equipe.
Produção de podcasts.

Indicadores, Metas e Resultados

INDICADORES
Número de reuniões do grupo
Número de seminário internos ao grupo
Número de evento organizados
Número de textos compartilhados
Elaboração de rede social
Número de podcasts realizados
Número de artigos elaborados
Número de submissões em eventos

Metas e resultados
Realização de no mínimo 01 reunião do grupo por mês
Realização de no mínimo 01 seminário internos ao grupo por mês
Realização de no mínimo 01 de evento por ano
Compartilhamento de no mínimo 2 textos por mês
Elaboração de no mínimo 01 rede social
Realização de no mínimo 01 podcasts a cada 02 meses
Realização de no mínimo 01 artigos a cada 06 meses
Submissão de no mínimo uma proposta em evento a cada 03 meses

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA MENSCH ELTZ
CLÁUDIA DA SILVA NOGUEIRA
DESIRÉE NOBRE SALASAR
Denise Prado Costa
FLORA COELHO JEROZOLIMSKI
FRANCISCA FERREIRA MICHELON2
Giane Trovo Belmonte
JOSSANA PEIL COELHO
JULIANA MOHR DOS SANTOS
LAIANA PEREIRA DA SILVEIRA
RAYZA ROVEDA ATAIDES
VICTOR DE SOUZA
WAGNER HALMENSCHLAGER

Página gerada em 25/04/2024 16:17:33 (consulta levou 0.146164s)