Nome do Projeto
Educação do campo: construindo e partilhando saberes
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/02/2023 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O projeto tem como objetivo construir e partilhar saberes junto com as comunidades do campo, enfatizando os saberes e conhecimentos locais como ferramentas de criação e reflexão de atividades junto às escolas da região sul do Rio Grande do Sul. Para tanto, serão realizadas ações com professoras(es), estudantes, comunidades locais. Para tanto, o projeto contará com atividades de formação de professores nas escolas, com auxílio das secretarias de educação dos municípios, bem como, com atividades junto aos adolescentes e jovens da comunidade.

Objetivo Geral

Construir e partilhar saberes junto com as comunidades do campo nas ações de formação docente.

Justificativa

O projeto busca atender uma demanda das Secretarias de Educação na solicitação de formações para professores, com palestras e oficinas específicas professores e também para ações juntos às crianças e adolescentes

Metodologia

O projeto contará com atividades de formação de professores tendo como metodologia rodas de conversa sobre os temas solicitados pelas próprias escolas e/ou pelas Secretarias de Educação. Também serão realizadas atividades junto com os estudantes, tais como as crianças e/ou adolescentes e jovens.
O contato com as comunidades de agricultores e demais organizações regionais (sindicatos e movimentos populares) também serão bem-vindos para a construção e reflexão com os saberes curriculares instituídos na escola.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados serão publicações específicas das ações realizadas, tais como resumos expandidos nas apresentações do SIIEPE da UFPEL e demais publicações científicas de divulgação das ações do projeto.
Ainda espera-se a ampliação das atividades em parceria com as secretarias municipais de Educação da Região Sul do Rio Grande do Sul.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA BEATRIZ DEVANTIER HENZEL
Angelica Boettge dos Santos
Cristiane Moura dos Santos
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS1
Eli Mary Perin Wille
GABRIEL BARCELLOS NUNES
JANAINA CASTANHEIRA ANASTACIO
JOSEANE CRUZ MONKS
Leticia Böettge dos Santos
VANIA GRIM THIES2

Página gerada em 27/04/2024 09:27:33 (consulta levou 0.192502s)