Nome do Projeto
Educação para a cidadania global e justiça socioambiental: análise comparativa de experiências na América Latina
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
19/12/2022 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto integra se aos esforços de organizações governamentais e da sociedade civil para atender o objetivo que nos documentos da Unesco é definido como desenvolvimento sustentável. Enfocando, de maneira conjugada, a cidadania em uma visão ampliada e a sustentabilidade ambiental integrada com a justiça social, busca promover um repensar da educação, não apenas incluindo mais uma disciplina sobre cidadania ou educação ambiental nos currículos ou a realização de eventuais atividades extracurriculares. A escola certamente será parte fundamental na educação que deverá ser desenvolvida, mas ela deverá ser parte integral de todos os processos sociais nos quais se materializa. A centralidade da pesquisa consiste em identificar e analisar experiências sobre cidadania global e justiça socioambiental em desenvolvimento junto às instituições CEAAL e CLACSO, compreendendo seus princípios e repercussões, visando potencializar experiências educativas voltadas para a cidadania global e a justiça socioambiental na América Latina, articulando as com experiências de outros continentes. Indaga sobre quais saberes e práticas proporcionam condições para o desenvolvimento de uma internacionalização solidária, com ênfase na interconectividade entre justiça social e sustentabilidade ambiental. A metodologia se fundamenta em três eixos articulados a) as metodologias participativas e a sistematização de experiências b) os estudos comparados c) a metanálise a partir de diversas pesquisas disponibilizadas nos sites do CEAAL e do CLACSO Os três eixos serão desenvolvidos por meio de uma abordagem transdisciplinar, pois seu objeto extrapola o escopo das particularidades disciplinares. A pesquisa poderá proporcionar um laboratório de experimentação de outras concepções e formas de educação, difundindo experiências relevantes para a construção de uma cidadania intercultural e crítica.

Objetivo Geral

Identificar e analisar experiências sobre cidadania global e justiça socioambiental em desenvolvimento junto às instituições CEAAL e CLACSO, compreendendo seus princípios e repercussões, visando potencializar experiências educativas voltadas para a cidadania global e a justiça socioambiental na América Latina, articulando as com experiências de outros continentes.

Justificativa

Aprofundar a compreensão sobre processos voltados para a formação da cidadania global é um enfrentamento urgente para a educação escolar e não escolar no período contemporâneo, marcado pela socialização interconectada e em rede, no qual nossas ações e escolhas afetam, ao mesmo tempo, o local e o
global. A articulação transdisciplinar que caracteriza a equipe de pesquisa representa o núcleo epistemológico e metodológico privilegiado para esse enfrentamento, delineando, de maneira objetiva e profunda, caminhos frutíferos para transcender os limites espaciais e disciplinares da formação cidadã.

Metodologia

A metodologia se fundamenta em três eixos articulados entre si a) as metodologias participativas na América Latina, com especial atenção à sistematização de experiências, que internacionalmente se vinculam à tradição de pesquisa ação b) os estudos comparados que no cenário internacional se impõem como condição para superar relações simplificadoras de práticas e teorias c) a transdisciplinaridade como estratégia para abordar problemas complexos como a cidadania global e a justiça socioambiental. Tais eixos permitirão identificar e analisar seis experiências sobre cidadania global e justiça socioambiental em desenvolvimento junto ao CEAAL e ao CLACSO, integrando as como protagonistas na pesquisa e na coprodução de conhecimentos que sirvam tanto para qualificar as práticas quanto para contribuir com insumos para a reflexão teórica sobre os temas propostos. Serão adotados mecanismos metodológicos que permitam um efetivo diálogo com experiências em outros continentes, por meio dos estudos comparados. Também será realizada uma metanálise a partir de diversas pesquisas disponibilizadas nos sites do CEAAL e do CLACSO sobre os dois temas.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se compreender como se configuram diferentes experiências educativas voltadas à educação para a cidadania global e justiça socioambiental na América Latina e qual a sua contribuição no cenário pedagógico internacional no contexto dos ODS da Unesco. Os principais resultados esperados consistem em proporcionar um laboratório de experimentação de outras concepções e formas de educação, difundindo experiências relevantes para a construção de uma cidadania intercultural e crítica no Brasil, a partir de experiências em países como Peru, Cuba, Argentina, Chile e Colômbia. A construção de um quadro de referência, a partir do estudo comparado, reunindo as características, intencionalidades, metodologias e resultados das experiências analisadas deverá materializar tais resultados esperados com o desenvolvimento da pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS
SANDRO DE CASTRO PITANO30

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPq / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoR$ 92.200,00Coordenador

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339036 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa FísicaR$ 10.000,00
339033 - Passagens de Despesas de LocomoçãoR$ 26.000,00
339014 - Diária Pessoa CivilR$ 14.000,00
339004 - Contratação por Tempo DeterminadoR$ 34.200,00
449052 - Equipamentos e Material PermanenteR$ 8.000,00

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