Nome do Projeto
Qual é a minha raça UFPel?
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/02/2023 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O projeto de ensino visa o desenvolvimento de uma atividade para o conhecimento, identificação e promoção de uma raça de bovinos de corte por estudantes de medicina veterinária, zootecnia e agronomia da UFPel. Em grupos, realizarão o estudo de uma raça escolhida por eles e farão uma divulgação em uma mídia social (Instagram) para que, dessa forma, outros estudantes de cursos relacionados, comunidade acadêmica em geral e comunidade geral (produtores, técnicos e outros) possam adquirir a informação, discutir e ao final gerar um aprendizado.
Objetivo Geral
Desenvolver o aprendizado sobre raças de bovinos de corte através de uma metodologia ativa utilizando o amabiente virtual e mídias sociais.
Justificativa
Existe um grande número de raças de bovinos de corte disponíveis no mercado para a utilização, seja em monta natural ou mesmo através do uso de inseminação artificial. Assim com um mercado cada vez mais aquecido, acesso demasiado a informações com o advento da internet, mídias sociais e etc, um estudo profundo e específico por uma determinada raça é de grande importância no desenvolvimento e aprendizado de estudantes de cursos da área de agrárias. Ainda, um formato ativo de produção de conhecimento, adicionado a ampliação deste através da publicação para a comunidade em geral, aumenta o comprometimento e responsabilidade dos estudantes, fazendo que ocorra uma maior dedicação e com isso o desenvolvimento maior e melhor do trabalho
Metodologia
Este trabalho será conduzido de uma forma interativa e digital, envolvendo plataformas digitais e de redes sociais. O título do trabalho será “Qual é minha raça?” e os estudantes em grupos DE NO MÁXIMO 6 pessoas deverão escolher uma raça de bovinos de corte de forma livre e de sua preferência e fazer uma postagem na rede social Instagram de uma foto e/ou video de um exemplar da raça, apresentando características desta e ressaltando o porquê da escolha. Devido a questões de direitos autorais, a foto ou vídeo deverá ser original (mesmo que obtido por terceiros que sejam parceiros do grupo). Serão avaliadas critérios relacionados à apresentação da raça, as suas características e as razões pelas quais o grupo a escolheu. Serão estimuladas e avaliadas também a originalidade e criatividade de cada grupo. No momento da postagem será necessário marcar o perfil da disciplina @bovcorteufpel (Bovinocultura de Corte UFPel), bem como a #qualéaminharaçaufpel. OBRIGATORIAMENTE ao fazer a postagem, o grupo também encaminhe o link da postagem para o email bovcorteufpel@gmail.com, bem como os prints das telas da postagem para facilitar a avaliação posterior.
Indicadores, Metas e Resultados
Serão utilizados todos os indicadores de engajamento fornecidos pela plataforma Instagram para avaliação e acompanhamento das publicações dos trabalhos.
Ainda, os professores responsáveis de uma forma conjunta com os alunos monitores das disciplinas, realizarão a conferência, controle e correções dos trabalhos (publicações) atribuindo posteriormente as notas. Neste processo é possível também interagir com cada trabalho através de comentários e até mesmo a formação de fóruns de discussão no próprio Instagram, o que acaba por engajar não somente alunos de cada disciplina, mas também das outras que realizam o mesmo trabalho e comunidade em geral.
Ainda, os professores responsáveis de uma forma conjunta com os alunos monitores das disciplinas, realizarão a conferência, controle e correções dos trabalhos (publicações) atribuindo posteriormente as notas. Neste processo é possível também interagir com cada trabalho através de comentários e até mesmo a formação de fóruns de discussão no próprio Instagram, o que acaba por engajar não somente alunos de cada disciplina, mas também das outras que realizam o mesmo trabalho e comunidade em geral.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANTÔNIO AMARAL BARBOSA | 2 | ||
CASSIO CASSAL BRAUNER | 6 | ||
DAVID DE PAULA AMÉRICO | |||
EDUARDO SCHMITT | 1 | ||
EMANOEU VITOR TEIXEIRA BATISTA | |||
GIOVANI FIORENTINI | 4 | ||
ISADORA RODRIGUES OLIVEIRA | |||
JEAN PIERRE MARTINS MACHADO | |||
JEANE DE SOUZA LEAL | |||
JORDANI BORGES CARDOSO | |||
KAUANI BORGES CARDOSO | |||
LUIS CARLOS TOLEDO ARAOZ | |||
NORMA ALESSANDRA DIAS BRAUNER | 1 | ||
RAFAELLA DA ROSA DE BARROS | |||
VINICIUS LEAL SANTOS |