Nome do Projeto
Qual é a minha raça UFPel?
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/02/2023 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O projeto de ensino visa o desenvolvimento de uma atividade para o conhecimento, identificação e promoção de uma raça de bovinos de corte por estudantes de medicina veterinária, zootecnia e agronomia da UFPel. Em grupos, realizarão o estudo de uma raça escolhida por eles e farão uma divulgação em uma mídia social (Instagram) para que, dessa forma, outros estudantes de cursos relacionados, comunidade acadêmica em geral e comunidade geral (produtores, técnicos e outros) possam adquirir a informação, discutir e ao final gerar um aprendizado.

Objetivo Geral

Desenvolver o aprendizado sobre raças de bovinos de corte através de uma metodologia ativa utilizando o amabiente virtual e mídias sociais.

Justificativa

Existe um grande número de raças de bovinos de corte disponíveis no mercado para a utilização, seja em monta natural ou mesmo através do uso de inseminação artificial. Assim com um mercado cada vez mais aquecido, acesso demasiado a informações com o advento da internet, mídias sociais e etc, um estudo profundo e específico por uma determinada raça é de grande importância no desenvolvimento e aprendizado de estudantes de cursos da área de agrárias. Ainda, um formato ativo de produção de conhecimento, adicionado a ampliação deste através da publicação para a comunidade em geral, aumenta o comprometimento e responsabilidade dos estudantes, fazendo que ocorra uma maior dedicação e com isso o desenvolvimento maior e melhor do trabalho

Metodologia

Este trabalho será conduzido de uma forma interativa e digital, envolvendo plataformas digitais e de redes sociais. O título do trabalho será “Qual é minha raça?” e os estudantes em grupos DE NO MÁXIMO 6 pessoas deverão escolher uma raça de bovinos de corte de forma livre e de sua preferência e fazer uma postagem na rede social Instagram de uma foto e/ou video de um exemplar da raça, apresentando características desta e ressaltando o porquê da escolha. Devido a questões de direitos autorais, a foto ou vídeo deverá ser original (mesmo que obtido por terceiros que sejam parceiros do grupo). Serão avaliadas critérios relacionados à apresentação da raça, as suas características e as razões pelas quais o grupo a escolheu. Serão estimuladas e avaliadas também a originalidade e criatividade de cada grupo. No momento da postagem será necessário marcar o perfil da disciplina @bovcorteufpel (Bovinocultura de Corte UFPel), bem como a #qualéaminharaçaufpel. OBRIGATORIAMENTE ao fazer a postagem, o grupo também encaminhe o link da postagem para o email bovcorteufpel@gmail.com, bem como os prints das telas da postagem para facilitar a avaliação posterior.

Indicadores, Metas e Resultados

Serão utilizados todos os indicadores de engajamento fornecidos pela plataforma Instagram para avaliação e acompanhamento das publicações dos trabalhos.
Ainda, os professores responsáveis de uma forma conjunta com os alunos monitores das disciplinas, realizarão a conferência, controle e correções dos trabalhos (publicações) atribuindo posteriormente as notas. Neste processo é possível também interagir com cada trabalho através de comentários e até mesmo a formação de fóruns de discussão no próprio Instagram, o que acaba por engajar não somente alunos de cada disciplina, mas também das outras que realizam o mesmo trabalho e comunidade em geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTÔNIO AMARAL BARBOSA
CASSIO CASSAL BRAUNER6
DAVID DE PAULA AMERICO
EDUARDO SCHMITT1
EMANOEU VITOR TEIXEIRA BATISTA
GIOVANI FIORENTINI4
ISADORA RODRIGUES OLIVEIRA
JEAN PIERRE MARTINS MACHADO
JEANE DE SOUZA LEAL
JORDANI BORGES CARDOSO
KAUANI BORGES CARDOSO
LUIS CARLOS TOLEDO ARAOZ
NORMA ALESSANDRA DIAS BRAUNER1
RAFAELLA DA ROSA DE BARROS
VINICIUS LEAL SANTOS

Página gerada em 28/03/2024 07:50:43 (consulta levou 0.377468s)