Nome do Projeto
Projeto de Extensão em Prótese Sobre Implantes
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2017 - 17/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A utilização de implantes dentários osseointegrados é a melhor opção de tratamento para reabilitação de regiões desdentadas, sejam elas unitárias, parciais, ou totais. Embora seja considerado o estado da arte, este tópico não é abordado no currículo atual do curso de graduação da Faculdade de Odontologia da UFPel. Desta maneira, o projeto visa suprir a demanda do atendimento odontológico de pacientes que buscam por este tipo de tratamento bem como proporcionar aos discentes do curso de Odontologia envolvidos o contato com esta área realizando o planejamento e execução de próteses sobre implantes.

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto é o tratamento odontológico na área de próteses sobre implantes junto à comunidade, e o ensino e a pesquisa junto aos discentes de graduação e pós-graduação.

Justificativa

Este projeto de extensão se justifica visando providenciar a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, aproximando os ao tema referente à reabilitação com próteses sobre implantes, o qual é, atualmente, o padrão ouro de tratamento reabilitador para pacientes edêntulos. A ampliação de conhecimentos com relação aos aspectos envolvidos visa proporcionar atendimento aos pacientes que buscam tratamento reabilitador na Faculdade de Odontologia da UFPel bem como a discussão da literatura pertinente e a geração de novo conhecimento para os discentes conjuntamente com a realização de pesquisas onde seus resultados influenciarão diretamente na tomada de decisão referente a este tipo de tratamento. A concepção deste trabalho se orienta através do PROJETO POLÍTICO DIDÁTICO PEDAGÓGICO da Faculdade de Odontologia/ UFPel onde consta que o aluno deve: 'Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, entendendo e se comprometendo com o ser humano como um todo, respeitando-o e valorizando-o dentro do seu contexto social, econômico, cultural e político.' e 'Exercer sua profissão de forma articulada no contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e compromisso social.' Além disso, sua formação deve possibilitar que tenha competências para: 'Atuar de forma efetiva no contexto da comunidade, contribuindo, como cidadão, na melhoria da qualidade de vida.' e, adicionalmente 'Participar de investigações científicas sobre o processo saúde-doença, analisando e interpretando os resultados epidemiológicos e clínicos, inserindo-os no contexto do conhecimento acadêmico, bem como aplicando-os nos cuidados da saúde.' Este projeto busca seguir as diretrizes do PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA visando uma Relação Dialógica, na intenção de produzir um conhecimento novo resultante da interação dos acadêmicos com a sociedade e para que possa contribuir na melhoria da atenção aos pacientes desdentados. Também busca a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão visto que a ação de extensão adquire maior efetividade vinculada ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa), pois estudantes de graduação, pós-graduação e a comunidade envolvida tornam-se parte do processo de geração de conhecimento. Entrelaçando Extensão e Pesquisa abrem-se múltiplas possibilidades de articulação entre a Universidade e a sociedade.

Metodologia

O planejamento deste projeto visa o desenvolvimento e a integralização do ensino, pesquisa e
extensão relacionados às demandas da Universidade através do PROJETO POLÍTICO DIDÁTICO PEDAGÓGICO da Faculdade de Odontologia/ UFPel onde consta que o aluno deve: 'Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, entendendo e se comprometendo com o ser humano como um todo, respeitando-o e valorizando-o dentro do seu contexto social, econômico, cultural e político. Adicionalmente, o aluno deve 'Exercer sua profissão de forma articulada no contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e compromisso social. Além disso, sua formação deve possibilitar que tenha competências para: 'Atuar de forma efetiva no contexto da Implantodontia e Reabilitação com Próteses sobre Implantes' e 'Participar de investigações científicas, analisando e interpretando os resultados epidemiológicos e clínicos, inserindo-os no contexto do conhecimento acadêmico, bem como aplicando-os nos cuidados da saúde.'

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se atingir ao redor de 10 atendimentos semanais junto aos pacientes, considerando-se o número de vagas existentes. Ainda, a produção científica anual caracteriza-se pela publicação de artigos em revistas de alto fator de impacto dos docentes e dos discentes de IC, mestrado e doutorado envolvidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE DE ROSSI
ANA PAULA CARDOZO DA COSTA
ANDRESSA DE OLIVEIRA RICKES
ANELISE SARAIVA MAXIMILLA
ARTHUR ZAMPIRON DA SILVA
AUGUSTO LUÍS MENDES DE MATTOS CARPENA
BRENDA GONÇALVES DÓRO
BRUNA CAVALCANTE CHAVES
BRUNA LEÃO PÔRTO
BRUNA SILVEIRA DE OLIVEIRA
CATARINA BORGES DA FONSECA CUMERLATO
CESAR DALMOLIN BERGOLI120
CINTHIA STUDZINSKI DOS SANTOS
DANIEL DEAMICI CHAVES
DIEGO SANTONI MESSINA
DIONATHAN PAIM POHLMANN
DÓRIS DO CARMO PAZIN
EDUARDA CARRERA MALHÃO
EDUARDO TROTA CHAVES
FABÍOLA JARDIM BARBON
FERNANDA ZWIERZINSKI
FERNANDO FERNANDES VARGAS
GABRIEL BASTOS DIAS CENTENO
GABRIEL DORNELES SOUZA
GABRIELA CARDOSO DE CARDOSO
GUILHERME DA LUZ SILVA
GUILHERME SAIÃO FERREIRA
GUILHERME SOARES GOMES
GUSTAVO HENRIQUE BIESEK
JEFFERSON GIOVANI DA VEIGA
JESSICA SANDER DUBAJ
JOÃO PEDRO DO COUTO CAETANO
JULIANA KÜTTER BOSENBECKER
KAREN SIBELE VELASQUE DA SILVA
KAUÊ VIEIRA ZANI
LAIZA FLORES DA SILVA
LAURA PATRICIA LUNA DA CUNHA
LETÍCIA REGINA MORELLO SARTORI
LETÍCIA SALOMÃO HIRSCH
LUCAS DE FREITAS CORRÊA
LUCAS PRADEBON BRONDANI
MANUELA LONGO GOMES
MARCELA NEVES SANTOS
MATEUS BERTOLINI FERNANDES DOS SANTOS64
MATEUS DE AZEVEDO KINALSKI
MATEUS ROLOFF RAMM
MATHEUS REGINATO GONÇALVES
MAURÍCIO DALMASO LEMOS
MAURÍCIO MAURENTE DE SOUZA FERNANDES
NATHALYA DE SOUZA MARONE
NOELI BOSCATO116
PÉTERSON OLIVEIRA BOEIRA
RAFAELLA RODRIGUES DA GAMA
RENAN PABLO BITTENCOURT LOBATO
RITCHELY CORRÊA RIBEIRO
RODRIGO CAMBOIM MOMBACH
SAMILLE BIASI MIRANDA
STEFANI GOULART DA SILVEIRA
TACIANE MENEZES DA SILVEIRA
THIAGO AZARIO DE HOLANDA
THIAGO MILLER PEDREIRA
TIAGO MACHADO DA SILVA
VICTÓRIO POLETTO NETO
WAGNER MARTINS DA SILVA LEAL

Página gerada em 18/04/2024 03:15:14 (consulta levou 0.258743s)