Nome do Projeto
Projeto de Extensão em Prótese Sobre Implantes
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2017 - 17/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A utilização de implantes dentários osseointegrados é a melhor opção de tratamento para reabilitação de regiões desdentadas, sejam elas unitárias, parciais, ou totais. Embora seja considerado o estado da arte, este tópico não é abordado no currículo atual do curso de graduação da Faculdade de Odontologia da UFPel. Desta maneira, o projeto visa suprir a demanda do atendimento odontológico de pacientes que buscam por este tipo de tratamento bem como proporcionar aos discentes do curso de Odontologia envolvidos o contato com esta área realizando o planejamento e execução de próteses sobre implantes.
Objetivo Geral
O objetivo geral do projeto é o tratamento odontológico na área de próteses sobre implantes junto à comunidade, e o ensino e a pesquisa junto aos discentes de graduação e pós-graduação.
Justificativa
Este projeto de extensão se justifica visando providenciar a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, aproximando os ao tema referente à reabilitação com próteses sobre implantes, o qual é, atualmente, o padrão ouro de tratamento reabilitador para pacientes edêntulos. A ampliação de conhecimentos com relação aos aspectos envolvidos visa proporcionar atendimento aos pacientes que buscam tratamento reabilitador na Faculdade de Odontologia da UFPel bem como a discussão da literatura pertinente e a geração de novo conhecimento para os discentes conjuntamente com a realização de pesquisas onde seus resultados influenciarão diretamente na tomada de decisão referente a este tipo de tratamento. A concepção deste trabalho se orienta através do PROJETO POLÍTICO DIDÁTICO PEDAGÓGICO da Faculdade de Odontologia/ UFPel onde consta que o aluno deve: 'Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, entendendo e se comprometendo com o ser humano como um todo, respeitando-o e valorizando-o dentro do seu contexto social, econômico, cultural e político.' e 'Exercer sua profissão de forma articulada no contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e compromisso social.' Além disso, sua formação deve possibilitar que tenha competências para: 'Atuar de forma efetiva no contexto da comunidade, contribuindo, como cidadão, na melhoria da qualidade de vida.' e, adicionalmente 'Participar de investigações científicas sobre o processo saúde-doença, analisando e interpretando os resultados epidemiológicos e clínicos, inserindo-os no contexto do conhecimento acadêmico, bem como aplicando-os nos cuidados da saúde.' Este projeto busca seguir as diretrizes do PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA visando uma Relação Dialógica, na intenção de produzir um conhecimento novo resultante da interação dos acadêmicos com a sociedade e para que possa contribuir na melhoria da atenção aos pacientes desdentados. Também busca a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão visto que a ação de extensão adquire maior efetividade vinculada ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa), pois estudantes de graduação, pós-graduação e a comunidade envolvida tornam-se parte do processo de geração de conhecimento. Entrelaçando Extensão e Pesquisa abrem-se múltiplas possibilidades de articulação entre a Universidade e a sociedade.
Metodologia
O planejamento deste projeto visa o desenvolvimento e a integralização do ensino, pesquisa e
extensão relacionados às demandas da Universidade através do PROJETO POLÍTICO DIDÁTICO PEDAGÓGICO da Faculdade de Odontologia/ UFPel onde consta que o aluno deve: 'Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, entendendo e se comprometendo com o ser humano como um todo, respeitando-o e valorizando-o dentro do seu contexto social, econômico, cultural e político. Adicionalmente, o aluno deve 'Exercer sua profissão de forma articulada no contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e compromisso social. Além disso, sua formação deve possibilitar que tenha competências para: 'Atuar de forma efetiva no contexto da Implantodontia e Reabilitação com Próteses sobre Implantes' e 'Participar de investigações científicas, analisando e interpretando os resultados epidemiológicos e clínicos, inserindo-os no contexto do conhecimento acadêmico, bem como aplicando-os nos cuidados da saúde.'
extensão relacionados às demandas da Universidade através do PROJETO POLÍTICO DIDÁTICO PEDAGÓGICO da Faculdade de Odontologia/ UFPel onde consta que o aluno deve: 'Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, entendendo e se comprometendo com o ser humano como um todo, respeitando-o e valorizando-o dentro do seu contexto social, econômico, cultural e político. Adicionalmente, o aluno deve 'Exercer sua profissão de forma articulada no contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e compromisso social. Além disso, sua formação deve possibilitar que tenha competências para: 'Atuar de forma efetiva no contexto da Implantodontia e Reabilitação com Próteses sobre Implantes' e 'Participar de investigações científicas, analisando e interpretando os resultados epidemiológicos e clínicos, inserindo-os no contexto do conhecimento acadêmico, bem como aplicando-os nos cuidados da saúde.'
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se atingir ao redor de 10 atendimentos semanais junto aos pacientes, considerando-se o número de vagas existentes. Ainda, a produção científica anual caracteriza-se pela publicação de artigos em revistas de alto fator de impacto dos docentes e dos discentes de IC, mestrado e doutorado envolvidos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE DE ROSSI | |||
ANA PAULA CARDOZO DA COSTA | |||
ANDRESSA DE OLIVEIRA RICKES | |||
ANELISE SARAIVA MAXIMILLA | |||
ARTHUR ZAMPIRON DA SILVA | |||
AUGUSTO LUÍS MENDES DE MATTOS CARPENA | |||
BRENDA GONÇALVES DÓRO | |||
BRUNA CAVALCANTE CHAVES | |||
BRUNA LEÃO PÔRTO | |||
BRUNA SILVEIRA DE OLIVEIRA | |||
CATARINA BORGES DA FONSECA CUMERLATO | |||
CESAR DALMOLIN BERGOLI | 120 | ||
CINTHIA STUDZINSKI DOS SANTOS | |||
DANIEL DEAMICI CHAVES | |||
DIEGO SANTONI MESSINA | |||
DIONATHAN PAIM POHLMANN | |||
DÓRIS DO CARMO PAZIN | |||
EDUARDA CARRERA MALHÃO | |||
EDUARDO TROTA CHAVES | |||
FABÍOLA JARDIM BARBON | |||
FERNANDA ZWIERZINSKI | |||
FERNANDO FERNANDES VARGAS | |||
GABRIEL BASTOS DIAS CENTENO | |||
GABRIEL DORNELES SOUZA | |||
GABRIELA CARDOSO DE CARDOSO | |||
GUILHERME DA LUZ SILVA | |||
GUILHERME SAIÃO FERREIRA | |||
GUILHERME SOARES GOMES | |||
GUSTAVO HENRIQUE BIESEK | |||
JEFFERSON GIOVANI DA VEIGA | |||
JESSICA SANDER DUBAJ | |||
JOÃO PEDRO DO COUTO CAETANO | |||
JULIANA KÜTTER BOSENBECKER | |||
KAREN SIBELE VELASQUE DA SILVA | |||
KAUÊ VIEIRA ZANI | |||
LAIZA FLORES DA SILVA | |||
LAURA PATRICIA LUNA DA CUNHA | |||
LETÍCIA REGINA MORELLO SARTORI | |||
LETÍCIA SALOMÃO HIRSCH | |||
LUCAS DE FREITAS CORRÊA | |||
LUCAS PRADEBON BRONDANI | |||
MANUELA LONGO GOMES | |||
MARCELA NEVES SANTOS | |||
MATEUS BERTOLINI FERNANDES DOS SANTOS | 64 | ||
MATEUS DE AZEVEDO KINALSKI | |||
MATEUS ROLOFF RAMM | |||
MATHEUS REGINATO GONÇALVES | |||
MAURÍCIO DALMASO LEMOS | |||
MAURÍCIO MAURENTE DE SOUZA FERNANDES | |||
NATHALYA DE SOUZA MARONE | |||
NOELI BOSCATO | 116 | ||
PÉTERSON OLIVEIRA BOEIRA | |||
RAFAELLA RODRIGUES DA GAMA | |||
RENAN PABLO BITTENCOURT LOBATO | |||
RITCHELY CORRÊA RIBEIRO | |||
RODRIGO CAMBOIM MOMBACH | |||
SAMILLE BIASI MIRANDA | |||
STEFANI GOULART DA SILVEIRA | |||
TACIANE MENEZES DA SILVEIRA | |||
THIAGO AZARIO DE HOLANDA | |||
THIAGO MILLER PEDREIRA | |||
TIAGO MACHADO DA SILVA | |||
VICTÓRIO POLETTO NETO | |||
WAGNER MARTINS DA SILVA LEAL |