Nome do Projeto
Processos Formativos em Terapia Ocupacional
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/01/2023 - 01/01/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O presente projeto de ensino visa o suporte pedagógico e formativo em espaços e laboratórios do Curso de Terapia Ocupacional, em que os acadêmicos terão a oportunidade de engajar-se em atividades diversas com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Os cenários envolvidos neste projeto são: Laboratório de Recursos Terapêuticos (RT), Laboratório de Atividades de Vida Diária (AVD), Laboratório de Tecnologia Assistiva (TA) e Serviço Escola de Terapia Ocupacional (SETO). Todos esses locais contam com recursos e materiais para que discentes e docentes conduzam de forma articulada suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. As atividades ocorrerão no período de janeiro de 2023 a janeiro de 2027, possibilitando reuniões de grupos de estudo e pesquisa além de projetos de extensão, assim como atividades de monitoria, cursos, oficinas e capacitações, dentre outros.
Objetivo Geral
Objetivo geral
Propiciar uma reflexão crítica das questões de ensino-aprendizagem, promovendo o aprimoramento do conhecimento técnico-científico dos estudantes por meio de um completo e bem estruturado suporte pedagógico e formativo.
Objetivos específicos
- Promover aos estudantes a oportunidade de trabalhar em equipe na organização, discussão e elaboração das atividades a serem desenvolvidas nos laboratórios de ensino do curso;
- Oportunizar aos estudantes de Terapia Ocupacional a participação em grupos de estudos que irão fornecer embasamento teórico à prática terapêutico-ocupacional;
- Fomentar a estruturação de projetos de pesquisa na área ou mesmo ações vinculadas a este projeto;
- Possibilitar a apropriação dos laboratórios, facilitando a organização de cursos de aperfeiçoamento e capacitação de discentes e docentes;
- Oportunizar aos estudantes a realização de atividades de monitoria nos laboratórios do curso, sob supervisão docente, propiciando a troca de saberes.
- Propiciar a organização de dias e horários, sob supervisão de monitor(a), para disponibilizar os laboratórios para o uso dos estudantes que desejam estudar e praticar os conteúdos ministrados nos distintos componentes curriculares do curso;
- Promover atividades, ações, cursos e oficinas a fim de fortalecer a relação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Propiciar uma reflexão crítica das questões de ensino-aprendizagem, promovendo o aprimoramento do conhecimento técnico-científico dos estudantes por meio de um completo e bem estruturado suporte pedagógico e formativo.
Objetivos específicos
- Promover aos estudantes a oportunidade de trabalhar em equipe na organização, discussão e elaboração das atividades a serem desenvolvidas nos laboratórios de ensino do curso;
- Oportunizar aos estudantes de Terapia Ocupacional a participação em grupos de estudos que irão fornecer embasamento teórico à prática terapêutico-ocupacional;
- Fomentar a estruturação de projetos de pesquisa na área ou mesmo ações vinculadas a este projeto;
- Possibilitar a apropriação dos laboratórios, facilitando a organização de cursos de aperfeiçoamento e capacitação de discentes e docentes;
- Oportunizar aos estudantes a realização de atividades de monitoria nos laboratórios do curso, sob supervisão docente, propiciando a troca de saberes.
- Propiciar a organização de dias e horários, sob supervisão de monitor(a), para disponibilizar os laboratórios para o uso dos estudantes que desejam estudar e praticar os conteúdos ministrados nos distintos componentes curriculares do curso;
- Promover atividades, ações, cursos e oficinas a fim de fortalecer a relação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Justificativa
Tendo em vista que a Terapia Ocupacional é uma profissão de nível superior da área da saúde que permeia os âmbitos sociocultural e educacional, destaca-se a importância da profissão no contexto atual em que vivemos após longo período em pandemia, distanciamento social e suas implicações no cotidiano. A ocupação humana é o cerne da profissão, a qual utiliza-se das atividades como meio terapêutico, com o propósito de possibilitar a participação em papéis ocupacionais e rotinas em ambientes diversificados visando o melhor desempenho ocupacional de seus pacientes/clientes em busca de autonomia e independência (AOTA, 2020; COFFITO, 2022; WILLARD; SPACKMAN, 2011).
Para tanto, o entendimento sobre recursos e materiais necessários à análise da atividade é indispensável para o tratamento de pessoas com quaisquer alterações no desempenho de suas ocupações (CAVALCANTI; GALVÃO, 2007).
Ao considerar a relevância do processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva da Terapia Ocupacional para o desempenho das futuras atividades profissionais, entende-se ser importante instrumentalizar os estudantes de Terapia Ocupacional a desenvolver habilidades e propiciar novas formas de aquisição e compartilhamento do conhecimento.
Evidencia-se o uso de estratégias e ferramentas que possam auxiliar nesse processo, assim como procedimentos organizacionais que propiciem uma ambiência mais favorável ao aprendizado. Nesse sentido, considera-se que o presente projeto possibilita viabilizar aos estudantes mecanismos de reforço pedagógico e orientações dirigidas aos estudos dos acadêmicos para que o processo de ensino-aprendizagem seja ainda mais eficaz.
Para tanto, o entendimento sobre recursos e materiais necessários à análise da atividade é indispensável para o tratamento de pessoas com quaisquer alterações no desempenho de suas ocupações (CAVALCANTI; GALVÃO, 2007).
Ao considerar a relevância do processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva da Terapia Ocupacional para o desempenho das futuras atividades profissionais, entende-se ser importante instrumentalizar os estudantes de Terapia Ocupacional a desenvolver habilidades e propiciar novas formas de aquisição e compartilhamento do conhecimento.
Evidencia-se o uso de estratégias e ferramentas que possam auxiliar nesse processo, assim como procedimentos organizacionais que propiciem uma ambiência mais favorável ao aprendizado. Nesse sentido, considera-se que o presente projeto possibilita viabilizar aos estudantes mecanismos de reforço pedagógico e orientações dirigidas aos estudos dos acadêmicos para que o processo de ensino-aprendizagem seja ainda mais eficaz.
Metodologia
As atividades a serem realizadas acontecerão nos espaços e laboratórios do curso de Terapia Ocupacional: Laboratório de Recursos Terapêuticos (RT), Laboratório de Atividades de Vida Diária (AVD), Laboratório de Tecnologia Assistiva (TA) e Serviço Escola de Terapia Ocupacional (SETO), no período de janeiro de 2023 a janeiro de 2027.
Este projeto de ensino propiciará a inserção periódica de estudantes bolsistas e voluntários empenhados no desenvolvimento de abordagens pedagógicas inovadoras e criativas capazes de oportunizar um melhor aprendizado e engajamento dos acadêmicos do curso.
Dessa forma, será possível também manter a organização e o controle dos recursos e materiais disponibilizados nos laboratórios do curso, bem como a acessibilidade dos estudantes para desempenhar trabalhos e demais atividades oportunas ao espaço, contribuindo, assim, para a formação acadêmico-profissional dos estudantes.
Será proposta a estruturação de uma planilha de catalogação de recursos e materiais permitirá a devida organização para o controle de entrada e saída dos recursos e materiais existentes nos laboratórios, bem como identificar demandas para aquisição e consumo consciente dos mesmos, tornando o planejamento didático, eficiente e facilitado.
O projeto irá promover encontros periódicos para planejar e efetivar as ações do mesmo com a elaboração de roteiros e avaliação do andamento das atividades. As reuniões serão realizadas com os docentes e demais envolvidos para levantamento de demandas para o ensino.
Os espaços e laboratórios serão o cenário de encontros quinzenais abarcando os grupos de estudo que subsidiarão o levantamento de referenciais bibliográficos para a fundamentação das atividades a serem desenvolvidas, bem como do grupo de pesquisa já existente (LAMECIS - Laboratório Multiprofissional de Estratégias Criativas para Inovação Social) e vindouros no curso.
Este projeto de ensino propiciará a inserção periódica de estudantes bolsistas e voluntários empenhados no desenvolvimento de abordagens pedagógicas inovadoras e criativas capazes de oportunizar um melhor aprendizado e engajamento dos acadêmicos do curso.
Dessa forma, será possível também manter a organização e o controle dos recursos e materiais disponibilizados nos laboratórios do curso, bem como a acessibilidade dos estudantes para desempenhar trabalhos e demais atividades oportunas ao espaço, contribuindo, assim, para a formação acadêmico-profissional dos estudantes.
Será proposta a estruturação de uma planilha de catalogação de recursos e materiais permitirá a devida organização para o controle de entrada e saída dos recursos e materiais existentes nos laboratórios, bem como identificar demandas para aquisição e consumo consciente dos mesmos, tornando o planejamento didático, eficiente e facilitado.
O projeto irá promover encontros periódicos para planejar e efetivar as ações do mesmo com a elaboração de roteiros e avaliação do andamento das atividades. As reuniões serão realizadas com os docentes e demais envolvidos para levantamento de demandas para o ensino.
Os espaços e laboratórios serão o cenário de encontros quinzenais abarcando os grupos de estudo que subsidiarão o levantamento de referenciais bibliográficos para a fundamentação das atividades a serem desenvolvidas, bem como do grupo de pesquisa já existente (LAMECIS - Laboratório Multiprofissional de Estratégias Criativas para Inovação Social) e vindouros no curso.
Indicadores, Metas e Resultados
Com este projeto pretende-se proporcionar um espaço que favoreça o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de maneira diferenciada e direcionada às atividades práticas. Espera-se que os acadêmicos sintam-se motivados para a utilização dos espaços e laboratórios, interagindo e sendo parte integrante e responsável pelo seu próprio processo de ensino e aprendizado. Ademais, também será possível compartilhar experiências com acadêmicos de diferentes semestres do curso de Terapia Ocupacional e com estudantes de outros cursos, estabelecendo um bom vínculo multidisciplinar e uma nova cultura de apropriação dos espaços da Universidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRÉA GONÇALVES BRANDÃO | 1 | ||
CAMILLA OLEIRO DA COSTA | 1 | ||
CYNTHIA GIRUNDI DA SILVA | 1 | ||
DANUSA MENEGAT | 4 | ||
ELCIO ALTERIS DOS SANTOS BOHM | 1 | ||
EMANUELLE VACCARI DALL ACQUA | |||
EVELINE BRUM LORENZATO | 1 | ||
FERNANDA CAPELLA RUGNO | 1 | ||
JULIO CAETANO COSTA | 1 | ||
LETÍCIA SABOIA DA SILVA | 1 | ||
LUIZA DORNELLES ALVIENE CHARAO | |||
MAITÊ PERES DE CARVALHO | 4 | ||
MAITÊ PERES DE CARVALHO | 4 | ||
MANUELLA RASCH SARAIVA | 1 | ||
NICOLE RUAS GUARANY | 1 | ||
PRINCE CHAIENE MEIRELES DIAS | 1 | ||
RAILLANE DE OLIVEIRA MARQUES | 1 | ||
RENATA CRISTINA ROCHA DA SILVA | 1 | ||
ZAYANNA CHRISTINE LOPES LINDOSO | 1 |