Nome do Projeto
AEE no contexto da Educação Infantil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/12/2022 - 30/06/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O curso de “Atendimento Educacional Especializado no Contexto da Educação Infantil”, desenvolvido em três módulos, a fim de que a discussão dos aspectos que envolvem o Atendimento Educacional Especializado, visando a construção de ambientes educacionais inclusivos, acessíveis e que possibilite a verdadeira inclusão dos sujeitos, buscando compreender o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança e sua relação com o mundo. Assim, o curso propõe, em toda a sua extensão, a realização de atividades teórico-práticas como relações entre os conceitos trabalhados nos módulos. Neste curso, são propostos revisão de conceitos e práticas para o Atendimento Educacional Especializado, às singularidades e desafios para o ensino da educação infantil, o desenho universal da aprendizagem, as múltiplas abordagens acerca do desenvolvimento infantil e o trabalho colaborativo para inclusão na sala de aula, a identificação, avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas no AEE, assim como a criação de materiais e recursos adaptados. Salienta-se que estes diferentes módulos se dão em consonância com as demais atividades específicas dos módulos propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas a estabelecer relações teóricopráticas que se traduzam nos cotidianos das escolas. Contemplar a Educação Infantil se torna mister, considerando os pressupostos que afirmam ser etapa fundamental do desenvolvimento humano e cujo tempo possibilita avanços importantes principalmente se fundamentar a prática nos princípios da intervenção precoce, c Superando a ideia exclusivamente terapèutica e individualizada dos Atendimentos a que as crianças com deficiência tem acesso, potencializando a escola, a relação entre pares, as intervenções planejadas e as possibilidades próprias da infância, assumimos neste curso o princípio de que refletir sobre o desenvolvimento de todas as crianças, seus contextos, seus ambientes naturais, seus fazeres naturais e heurísticos, permitirá também o desenvolvimento das capacidades e potencialidades das crianças com deficiência ou transtornos. Neste sentido, assumimos a perspectiva bioecológica proposta por Bronfenbrenner, e transacional de Sameroff, além dos conceitos teóricos da neurociência, de autores como Piaget e Vygotsky, dos princípios da Intervenção Precoce (IP) e das especificidades históricas, sociais, políticas e educacionais da Educação Infantil no contexto brasileiro. Assim como estes pressupostos de base, propomos o estudo dos marcos de desenvolvimento e formas de acompanhamento, avaliação e proposição das intervenções. Sabe-se que, no contexto brasileiro, inúmeros instrumentos de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento infantil são indicados, inclusive nas políticas de saúde e atendimento a primeira infância. Mas sabe-se também que nem sempre estes instrumentos são aplicados ou utilizados como indicadores para planejamento das ações posteriores. Ainda que, muitas vezes a interface entre saúde, educação e assistência social a primeira infância não se dá de forma interativa e colaborativa. Por estes fatores e outros tantos que circundam a educação infantil, tais como, alinhamento do currículo com os fatores e períodos de desenvolvimento, organização de práticas que priorizem o fazer heurístico, o brincar e a infância, o Atendimento Educacional Especializado como suporte fundamental, através da organização de recursos adaptados, tecnologia assistiva, planejamento colaborativo e interação entre os atores do entorno da criança, trazem o caráter inovador e fundamentam a importância desta oferta de curso, justificando assim o projeto em proposição.

Objetivo Geral

Ofertar formação continuada para professores da educação básica, preferencialmente que atuem
no Atendimento Educacional Especializado, em nível de aperfeiçoamento, direcionado à Educação
Infantil, a qual possibilite o planejamento, construção e implementação de práticas pedagógicas
em contexto educacional inclusivo.

Justificativa

Atendendo o proposto pela Diretoria de Educação Especial, do Ministério da Educação,
propomos o curso de “Atendimento Educacional Especializado no Contexto da Educação Infantil”,
desenvolvido em três módulos, a fim de que a discussão dos aspectos que envolvem o Atendimento
Educacional Especializado, visando a construção de ambientes educacionais inclusivos, acessíveis e
que possibilite a verdadeira inclusão dos sujeitos, buscando compreender o processo de
desenvolvimento e aprendizagem da criança e sua relação com o mundo.
Assim, o curso propõe, em toda a sua extensão, a realização de atividades teórico-práticas
como relações entre os conceitos trabalhados nos módulos. Neste curso, são propostos revisão de
conceitos e práticas para o Atendimento Educacional Especializado, às singularidades e desafios para
o ensino da educação infantil, o desenho universal da aprendizagem, as múltiplas abordagens acerca
do desenvolvimento infantil e o trabalho colaborativo para inclusão na sala de aula, a identificação,
avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas no AEE, assim como a criação de materiais
e recursos adaptados.
Salienta-se que estes diferentes módulos se dão em consonância com as demais
atividades específicas dos módulos propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos
teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que,
assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas a estabelecer relações teóricopráticas que se traduzam nos cotidianos das escolas.
Contemplar a Educação Infantil se torna mister, considerando os pressupostos que afirmam
ser etapa fundamental do desenvolvimento humano e cujo tempo possibilita avanços importantes
principalmente se fundamentar a prática nos princípios da intervenção precoce, como afirmam Fox,
Levitt e Nelson, 2010, Apud ANIP, Práticas recomendadas em Intervenção Precoce na infância, 2016,
pág. 41
"O desenvolvimento da arquitetura cerebral estabelece-se muito precocemente na vida através de um
conteínuo de interações dinâmicas nas quais o ambiente e as experiências pessoais têm impacto na forma
como as predisposições genéticas se expressam"
Conceitos como os de neuroplasticidade, períodos críticos, neurônios e sinapses, entre outros,
precisam se aproximar do professor da Educação Infantil, bem como as perspectivas bioecológicas e
sistêmicas do desenvolvimento.
Superando a ideia exclusivamente terapèutica e individualizada dos Atendimentos a que as
ciranças com deficiência tem acesso, potencializando a escola, a relação entre pares, as intervenções
planejadas e as possibilidades próprias da infância, assumimos neste curso o princípio de que refletir
sobre o desenvolvimento de todas as crianças, seus contextos, seus ambientes naturais, seus fazeres
naturais e heurísticos, permitirá também o desenvolvimento das capacidades e potencialidades das
crianças com deficiência ou transtornos.
Neste sentido, assumimos a perspectiva bioecológica proposta por Bronfenbrenner, e
transacional de Sameroff, além dos conceitos teóricos da neurociência, de autores como Piaget e
Vygotsky, dos princípios da Intervenção Precoce (IP) e das especificidades históricas, sociais,
políticas e educacionais da Educação Infantil no contexto brasileiro.
"...Aquilo em que a criança se transforma não é uma função apenas da criança, nem apenas da sua
experiência, mas o produto da combinação do indívíduo e da sua experiência. O modelo transacional considera
a criança inserida num ambiente de interações sociais que irá potenciar algumas características precoces e
minimizar outras". (Sameroff e Mackenzie, 2003, pág. 16)
Assim como estes pressupostos de base, propomos o estudo dos marcos de desenvolvimento
e formas de acompanhamento, avaliação e proposição das intervenções. Sabe-se que, no contexto
brasileiro, inúmeros instrumentos de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento infantil são
indicados, inclusive nas políticas de saúde e atendimento a primeira infância. Mas sabe-se também
que nem sempre estes instrumentos são aplicados ou utilizados como indicadores para planejamento
das ações posteriores. Ainda que, muitas vezes a interface entre saúde, educação e assistência social
a primeira infância não se dá de forma interativa e colaborativa.
Por estes fatores e outros tantos que circundam a educação infantil, tais como, alinhamento do
currículo com os fatores e períodos de desenvolvimento, organização de práticas que priorizem o
fazer heurístico, o brincar e a infância, o Atendimento Educacional Especializado como suporte
fundamental, através da organização de recursos adaptados, tecnologia assistiva, planejamento
colaborativo e interação entre os atores do entorno da criança, trazem o caráter inovador e
fundamentam a importância desta oferta de curso, justificando assim o projeto em proposição

Metodologia

A formação será oportunizada através de atividades à distância, utilizando a plataforma eprojetos/UFPEL para estudo, reflexão, construção e acompanhamento dos processos desenvolvidos
pelos sistemas e escolas de educação básica na elaboração e concretização de propostas inclusivas;
- Seminários online;
- Vídeo-aulas;
- Aulas síncronas e assíncronas;
- Slides e vídeos informativos, postados na plataforma;
- Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos;
- Materiais complementares para ampliação e aprofundamento teórico das disciplinas;
- Resolução de problemas a partir de simulações do real;
- Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
- Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas;
- Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo;
- Postagem de tarefas para realização à distância;
- Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos; e,
- Tutoria virtual.
- Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado, pelos professores pesquisadores,
formadores e organizadores do curso material instrucional com indicações de leituras para
aprofundamento e ao final do curso, será produzido registro teórico-prático.
-Solicização dos conhecimentos através de publicação de um e-book

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se ofertar formação continuada para 650 professores da rede pública do Brasil, em curso de aperfeiçoamento de 180 horas, por um período de seis meses, na modalidade a distância.
Com esta formação, buscamos qualificar as práticas desenvolvidas nas escolas e no atendimento aos alunos apoiados pela educação especial.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALLINE BETTIN DE OLIVEIRA
ANDRIW RUAS SANTOS
ANE MACIEL DIAS
ANELISE DO PINHO CÓSSIO
BEATRIZ DE FREITAS CORRÊA
CLARISSA BERDETE BILHALVA
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA
DAMIÃO DA SILVA
Débora Luiza Schuck Jacks
FERNANDA PEREZ MENDONCA
FRANCELE DE ABREU CARLAN11
GIOVANA CÓSSIO RODRIGUEZ
MESSINA MORALES MEDINA
MURILLO MAGNO THUMLERT
MÍRIAN PEREIRA BOHRER
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ3
SUSANE BARRETO ANADON3
TAIANE GONCALVES DE CASTRO
Tiago Ribeiro Soares
VERÔNICA PORTO GAYER
Vívian Mateus Gonçalves
ÂNGELA BRUM SOARES

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