Nome do Projeto
AEE no contexto da Educação Infantil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/12/2022 - 30/06/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O curso de “Atendimento Educacional Especializado no Contexto da Educação Infantil”,
desenvolvido em três módulos, a fim de que a discussão dos aspectos que envolvem o Atendimento
Educacional Especializado, visando a construção de ambientes educacionais inclusivos, acessíveis e
que possibilite a verdadeira inclusão dos sujeitos, buscando compreender o processo de
desenvolvimento e aprendizagem da criança e sua relação com o mundo. Assim, o curso propõe, em toda a sua extensão, a realização de atividades teórico-práticas como relações entre os conceitos trabalhados nos módulos. Neste curso, são propostos revisão de conceitos e práticas para o Atendimento Educacional Especializado, às singularidades e desafios para
o ensino da educação infantil, o desenho universal da aprendizagem, as múltiplas abordagens acerca
do desenvolvimento infantil e o trabalho colaborativo para inclusão na sala de aula, a identificação,
avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas no AEE, assim como a criação de materiais
e recursos adaptados. Salienta-se que estes diferentes módulos se dão em consonância com as demais
atividades específicas dos módulos propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos
teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que,
assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas a estabelecer relações teóricopráticas que se traduzam nos cotidianos das escolas.
Contemplar a Educação Infantil se torna mister, considerando os pressupostos que afirmam
ser etapa fundamental do desenvolvimento humano e cujo tempo possibilita avanços importantes
principalmente se fundamentar a prática nos princípios da intervenção precoce, c
Superando a ideia exclusivamente terapèutica e individualizada dos Atendimentos a que as
crianças com deficiência tem acesso, potencializando a escola, a relação entre pares, as intervenções
planejadas e as possibilidades próprias da infância, assumimos neste curso o princípio de que refletir
sobre o desenvolvimento de todas as crianças, seus contextos, seus ambientes naturais, seus fazeres
naturais e heurísticos, permitirá também o desenvolvimento das capacidades e potencialidades das
crianças com deficiência ou transtornos.
Neste sentido, assumimos a perspectiva bioecológica proposta por Bronfenbrenner, e
transacional de Sameroff, além dos conceitos teóricos da neurociência, de autores como Piaget e
Vygotsky, dos princípios da Intervenção Precoce (IP) e das especificidades históricas, sociais,
políticas e educacionais da Educação Infantil no contexto brasileiro.
Assim como estes pressupostos de base, propomos o estudo dos marcos de desenvolvimento
e formas de acompanhamento, avaliação e proposição das intervenções. Sabe-se que, no contexto
brasileiro, inúmeros instrumentos de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento infantil são
indicados, inclusive nas políticas de saúde e atendimento a primeira infância. Mas sabe-se também
que nem sempre estes instrumentos são aplicados ou utilizados como indicadores para planejamento
das ações posteriores. Ainda que, muitas vezes a interface entre saúde, educação e assistência social
a primeira infância não se dá de forma interativa e colaborativa.
Por estes fatores e outros tantos que circundam a educação infantil, tais como, alinhamento do
currículo com os fatores e períodos de desenvolvimento, organização de práticas que priorizem o
fazer heurístico, o brincar e a infância, o Atendimento Educacional Especializado como suporte
fundamental, através da organização de recursos adaptados, tecnologia assistiva, planejamento
colaborativo e interação entre os atores do entorno da criança, trazem o caráter inovador e
fundamentam a importância desta oferta de curso, justificando assim o projeto em proposição.
Objetivo Geral
Ofertar formação continuada para professores da educação básica, preferencialmente que atuem
no Atendimento Educacional Especializado, em nível de aperfeiçoamento, direcionado à Educação
Infantil, a qual possibilite o planejamento, construção e implementação de práticas pedagógicas
em contexto educacional inclusivo.
no Atendimento Educacional Especializado, em nível de aperfeiçoamento, direcionado à Educação
Infantil, a qual possibilite o planejamento, construção e implementação de práticas pedagógicas
em contexto educacional inclusivo.
Justificativa
Atendendo o proposto pela Diretoria de Educação Especial, do Ministério da Educação,
propomos o curso de “Atendimento Educacional Especializado no Contexto da Educação Infantil”,
desenvolvido em três módulos, a fim de que a discussão dos aspectos que envolvem o Atendimento
Educacional Especializado, visando a construção de ambientes educacionais inclusivos, acessíveis e
que possibilite a verdadeira inclusão dos sujeitos, buscando compreender o processo de
desenvolvimento e aprendizagem da criança e sua relação com o mundo.
Assim, o curso propõe, em toda a sua extensão, a realização de atividades teórico-práticas
como relações entre os conceitos trabalhados nos módulos. Neste curso, são propostos revisão de
conceitos e práticas para o Atendimento Educacional Especializado, às singularidades e desafios para
o ensino da educação infantil, o desenho universal da aprendizagem, as múltiplas abordagens acerca
do desenvolvimento infantil e o trabalho colaborativo para inclusão na sala de aula, a identificação,
avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas no AEE, assim como a criação de materiais
e recursos adaptados.
Salienta-se que estes diferentes módulos se dão em consonância com as demais
atividades específicas dos módulos propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos
teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que,
assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas a estabelecer relações teóricopráticas que se traduzam nos cotidianos das escolas.
Contemplar a Educação Infantil se torna mister, considerando os pressupostos que afirmam
ser etapa fundamental do desenvolvimento humano e cujo tempo possibilita avanços importantes
principalmente se fundamentar a prática nos princípios da intervenção precoce, como afirmam Fox,
Levitt e Nelson, 2010, Apud ANIP, Práticas recomendadas em Intervenção Precoce na infância, 2016,
pág. 41
"O desenvolvimento da arquitetura cerebral estabelece-se muito precocemente na vida através de um
conteínuo de interações dinâmicas nas quais o ambiente e as experiências pessoais têm impacto na forma
como as predisposições genéticas se expressam"
Conceitos como os de neuroplasticidade, períodos críticos, neurônios e sinapses, entre outros,
precisam se aproximar do professor da Educação Infantil, bem como as perspectivas bioecológicas e
sistêmicas do desenvolvimento.
Superando a ideia exclusivamente terapèutica e individualizada dos Atendimentos a que as
ciranças com deficiência tem acesso, potencializando a escola, a relação entre pares, as intervenções
planejadas e as possibilidades próprias da infância, assumimos neste curso o princípio de que refletir
sobre o desenvolvimento de todas as crianças, seus contextos, seus ambientes naturais, seus fazeres
naturais e heurísticos, permitirá também o desenvolvimento das capacidades e potencialidades das
crianças com deficiência ou transtornos.
Neste sentido, assumimos a perspectiva bioecológica proposta por Bronfenbrenner, e
transacional de Sameroff, além dos conceitos teóricos da neurociência, de autores como Piaget e
Vygotsky, dos princípios da Intervenção Precoce (IP) e das especificidades históricas, sociais,
políticas e educacionais da Educação Infantil no contexto brasileiro.
"...Aquilo em que a criança se transforma não é uma função apenas da criança, nem apenas da sua
experiência, mas o produto da combinação do indívíduo e da sua experiência. O modelo transacional considera
a criança inserida num ambiente de interações sociais que irá potenciar algumas características precoces e
minimizar outras". (Sameroff e Mackenzie, 2003, pág. 16)
Assim como estes pressupostos de base, propomos o estudo dos marcos de desenvolvimento
e formas de acompanhamento, avaliação e proposição das intervenções. Sabe-se que, no contexto
brasileiro, inúmeros instrumentos de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento infantil são
indicados, inclusive nas políticas de saúde e atendimento a primeira infância. Mas sabe-se também
que nem sempre estes instrumentos são aplicados ou utilizados como indicadores para planejamento
das ações posteriores. Ainda que, muitas vezes a interface entre saúde, educação e assistência social
a primeira infância não se dá de forma interativa e colaborativa.
Por estes fatores e outros tantos que circundam a educação infantil, tais como, alinhamento do
currículo com os fatores e períodos de desenvolvimento, organização de práticas que priorizem o
fazer heurístico, o brincar e a infância, o Atendimento Educacional Especializado como suporte
fundamental, através da organização de recursos adaptados, tecnologia assistiva, planejamento
colaborativo e interação entre os atores do entorno da criança, trazem o caráter inovador e
fundamentam a importância desta oferta de curso, justificando assim o projeto em proposição
propomos o curso de “Atendimento Educacional Especializado no Contexto da Educação Infantil”,
desenvolvido em três módulos, a fim de que a discussão dos aspectos que envolvem o Atendimento
Educacional Especializado, visando a construção de ambientes educacionais inclusivos, acessíveis e
que possibilite a verdadeira inclusão dos sujeitos, buscando compreender o processo de
desenvolvimento e aprendizagem da criança e sua relação com o mundo.
Assim, o curso propõe, em toda a sua extensão, a realização de atividades teórico-práticas
como relações entre os conceitos trabalhados nos módulos. Neste curso, são propostos revisão de
conceitos e práticas para o Atendimento Educacional Especializado, às singularidades e desafios para
o ensino da educação infantil, o desenho universal da aprendizagem, as múltiplas abordagens acerca
do desenvolvimento infantil e o trabalho colaborativo para inclusão na sala de aula, a identificação,
avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas no AEE, assim como a criação de materiais
e recursos adaptados.
Salienta-se que estes diferentes módulos se dão em consonância com as demais
atividades específicas dos módulos propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos
teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que,
assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas a estabelecer relações teóricopráticas que se traduzam nos cotidianos das escolas.
Contemplar a Educação Infantil se torna mister, considerando os pressupostos que afirmam
ser etapa fundamental do desenvolvimento humano e cujo tempo possibilita avanços importantes
principalmente se fundamentar a prática nos princípios da intervenção precoce, como afirmam Fox,
Levitt e Nelson, 2010, Apud ANIP, Práticas recomendadas em Intervenção Precoce na infância, 2016,
pág. 41
"O desenvolvimento da arquitetura cerebral estabelece-se muito precocemente na vida através de um
conteínuo de interações dinâmicas nas quais o ambiente e as experiências pessoais têm impacto na forma
como as predisposições genéticas se expressam"
Conceitos como os de neuroplasticidade, períodos críticos, neurônios e sinapses, entre outros,
precisam se aproximar do professor da Educação Infantil, bem como as perspectivas bioecológicas e
sistêmicas do desenvolvimento.
Superando a ideia exclusivamente terapèutica e individualizada dos Atendimentos a que as
ciranças com deficiência tem acesso, potencializando a escola, a relação entre pares, as intervenções
planejadas e as possibilidades próprias da infância, assumimos neste curso o princípio de que refletir
sobre o desenvolvimento de todas as crianças, seus contextos, seus ambientes naturais, seus fazeres
naturais e heurísticos, permitirá também o desenvolvimento das capacidades e potencialidades das
crianças com deficiência ou transtornos.
Neste sentido, assumimos a perspectiva bioecológica proposta por Bronfenbrenner, e
transacional de Sameroff, além dos conceitos teóricos da neurociência, de autores como Piaget e
Vygotsky, dos princípios da Intervenção Precoce (IP) e das especificidades históricas, sociais,
políticas e educacionais da Educação Infantil no contexto brasileiro.
"...Aquilo em que a criança se transforma não é uma função apenas da criança, nem apenas da sua
experiência, mas o produto da combinação do indívíduo e da sua experiência. O modelo transacional considera
a criança inserida num ambiente de interações sociais que irá potenciar algumas características precoces e
minimizar outras". (Sameroff e Mackenzie, 2003, pág. 16)
Assim como estes pressupostos de base, propomos o estudo dos marcos de desenvolvimento
e formas de acompanhamento, avaliação e proposição das intervenções. Sabe-se que, no contexto
brasileiro, inúmeros instrumentos de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento infantil são
indicados, inclusive nas políticas de saúde e atendimento a primeira infância. Mas sabe-se também
que nem sempre estes instrumentos são aplicados ou utilizados como indicadores para planejamento
das ações posteriores. Ainda que, muitas vezes a interface entre saúde, educação e assistência social
a primeira infância não se dá de forma interativa e colaborativa.
Por estes fatores e outros tantos que circundam a educação infantil, tais como, alinhamento do
currículo com os fatores e períodos de desenvolvimento, organização de práticas que priorizem o
fazer heurístico, o brincar e a infância, o Atendimento Educacional Especializado como suporte
fundamental, através da organização de recursos adaptados, tecnologia assistiva, planejamento
colaborativo e interação entre os atores do entorno da criança, trazem o caráter inovador e
fundamentam a importância desta oferta de curso, justificando assim o projeto em proposição
Metodologia
A formação será oportunizada através de atividades à distância, utilizando a plataforma eprojetos/UFPEL para estudo, reflexão, construção e acompanhamento dos processos desenvolvidos
pelos sistemas e escolas de educação básica na elaboração e concretização de propostas inclusivas;
- Seminários online;
- Vídeo-aulas;
- Aulas síncronas e assíncronas;
- Slides e vídeos informativos, postados na plataforma;
- Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos;
- Materiais complementares para ampliação e aprofundamento teórico das disciplinas;
- Resolução de problemas a partir de simulações do real;
- Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
- Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas;
- Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo;
- Postagem de tarefas para realização à distância;
- Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos; e,
- Tutoria virtual.
- Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado, pelos professores pesquisadores,
formadores e organizadores do curso material instrucional com indicações de leituras para
aprofundamento e ao final do curso, será produzido registro teórico-prático.
-Solicização dos conhecimentos através de publicação de um e-book
pelos sistemas e escolas de educação básica na elaboração e concretização de propostas inclusivas;
- Seminários online;
- Vídeo-aulas;
- Aulas síncronas e assíncronas;
- Slides e vídeos informativos, postados na plataforma;
- Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos;
- Materiais complementares para ampliação e aprofundamento teórico das disciplinas;
- Resolução de problemas a partir de simulações do real;
- Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
- Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas;
- Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo;
- Postagem de tarefas para realização à distância;
- Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos; e,
- Tutoria virtual.
- Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado, pelos professores pesquisadores,
formadores e organizadores do curso material instrucional com indicações de leituras para
aprofundamento e ao final do curso, será produzido registro teórico-prático.
-Solicização dos conhecimentos através de publicação de um e-book
Indicadores, Metas e Resultados
Pretende-se ofertar formação continuada para 650 professores da rede pública do Brasil, em curso de aperfeiçoamento de 180 horas, por um período de seis meses, na modalidade a distância.
Com esta formação, buscamos qualificar as práticas desenvolvidas nas escolas e no atendimento aos alunos apoiados pela educação especial.
Com esta formação, buscamos qualificar as práticas desenvolvidas nas escolas e no atendimento aos alunos apoiados pela educação especial.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALLINE BETTIN DE OLIVEIRA | |||
ANDRIW RUAS SANTOS | |||
ANE MACIEL DIAS | |||
ANELISE DO PINHO CÓSSIO | |||
BEATRIZ DE FREITAS CORRÊA | |||
CLARISSA BERDETE BILHALVA | |||
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA | |||
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA | |||
DAMIÃO DA SILVA | |||
Débora Luiza Schuck Jacks | |||
FERNANDA PEREZ MENDONCA | |||
FRANCELE DE ABREU CARLAN | 11 | ||
GIOVANA CÓSSIO RODRIGUEZ | |||
MESSINA MORALES MEDINA | |||
MURILLO MAGNO THUMLERT | |||
MÍRIAN PEREIRA BOHRER | |||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 3 | ||
SUSANE BARRETO ANADON | 3 | ||
TAIANE GONCALVES DE CASTRO | |||
Tiago Ribeiro Soares | |||
VERÔNICA PORTO GAYER | |||
Vívian Mateus Gonçalves | |||
ÂNGELA BRUM SOARES |