Nome do Projeto
Derrubando as dificuldades em Cálculo e compreendendo seu processo sem mistérios
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/01/2023 - 18/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Ao ingressar em um curso de graduação, o aluno se depara com uma realidade de ensino diferente do que já vinha acostumado no ensino médio, em que a exigência e necessidade de estudo é bem menor. Aliado a isso pode-se colocar o maior grau de complexidade de disciplinas como Cálculo I e Física Básica I, disciplinas do primeiro semestre do Curso de Meteorologia, que para serem vencidas requerem uma base sólida dos tópicos de matemática desenvolvidos durante o Ensino Médio. Entretanto, as lacunas de conhecimento em matemática dificultam o aprendizado nas disciplinas de Cálculo, Física e naquelas específicas do Curso de Meteorologia. Essa dificuldade, não raramente, leva o aluno a reprovação, desestimulando-o no prosseguimento do curso. A resolução conjunta e discutida de exercícios das disciplinas de Cálculo I e II, entre discentes e docentes, poderia reduzir as reprovações e, consequentemente, a evasão do curso, identificando as lacunas de conhecimento em matemática e sanando-as ao longo do semestre letivo.

Objetivo Geral

Reduzir a evasão do curso de Bacharelado em Meteorologia nos semestres iniciais auxiliando os alunos no aprendizado das disciplinas de Cálculo I e II.

Justificativa

O perfil dos alunos ingressantes no curso de Bacharelado em Meteorologia é geralmente de classe baixa e com ensino em escola pública. Estes alunos iniciam o curso com muitas dificuldades nas disciplinas de cálculo, apresentando deficiências nas questões mais básicas de matemática. Isso acaba impactando o aprendizado das disciplinas, e, por muitas vezes, levando o aluno a reprovação, seja por não ter conseguido aprovação por nota ou mesmo por desistência. Não é pouco comum, no curso de Bacharelado em Meteorologia, que os alunos tenham seguidas reprovações nas disciplinas de Cálculo I e II, desestimulando-os a seguir no curso. Os que persistem, geralmente conseguem concluir o curso.
Tendo isso em mente, o desenvolvimento de um projeto de ensino que auxilie o aprendizado do aluno nas disciplinas de Cálculo I e II ao longo do semestre poderia reduzir o represamento desses alunos nas disciplinas de semestres iniciais, bem como a evasão do curso, além de melhorar o seu entendimento de aspectos básicos de Cálculo e de matemática.

Metodologia

O auxílio ao aprendizado do aluno se dará na forma de aulas práticas presenciais de resolução de exercícios. Os exercícios serão escolhidos preferencialmente da lista de exercícios dos alunos. Enquanto esta lista ainda não estiver disponível, serão escolhidos exercícios do livro utilizado nas aulas. Para enfatizar a importância dessas disciplinas para o curso de Bacharelado em Meteorologia, também serão escolhidos alguns exercícios aplicados à meteorologia. Os encontros serão semanais, com duração de uma hora para cada disciplina.
A escolha por esta estratégia de aprendizado se dá por não se conhecer as deficiências em matemática dos alunos. A resolução dos exercícios se dará de forma conjunta, professor e alunos participantes. Isso possibilitará que ao longo da resolução dos exercícios sejam constatadas as lacunas de aprendizado dos alunos participantes e prontamente sanadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultados esperados, este projeto de ensino busca:
• Independência na resolução de exercícios por parte dos alunos;
• Aumentar o índice de aprovação dos alunos do Curso de Bacharelado em Meteorologia nas disciplinas de Cálculo I e II;
• Reduzir a evasão do Curso de Bacharelado em Meteorologia nos semestres iniciais.

As metas a serem alcançadas ao longo deste projeto são:
• Participação integral dos alunos que cursam as disciplinas no projeto de ensino;
• Participação de alunos bolsistas do PET de Meteorologia;
• Apropriação por parte dos alunos dos conceitos e métodos de resolução de derivadas e integrais.

Como indicadores serão utilizados:
• Índice de alunos aprovados nas disciplinas de Cálculo I e II;
• Número de alunos evadidos nos três primeiros semestres.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELIANA VELEDA KLERING1
ENZO FERNANDES GADDO
GRACIELA REDIES FISCHER1
KETELYN FERRO BURGUES
LEONARDO JOSÉ GONÇALVES AGUIAR3
LUCIANA BARROS PINTO1
MATEUS DA SILVA TEIXEIRA3
Reynerth Pereira da Costa
VILSON DIAS DE AVILA1

Página gerada em 26/04/2024 22:00:28 (consulta levou 0.632257s)