Nome do Projeto
Derrubando as dificuldades em Cálculo e compreendendo seu processo sem mistérios
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/01/2023 - 18/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Ao ingressar em um curso de graduação, o aluno se depara com uma realidade de ensino diferente do que já vinha acostumado no ensino médio, em que a exigência e necessidade de estudo é bem menor. Aliado a isso pode-se colocar o maior grau de complexidade de disciplinas como Cálculo I e Física Básica I, disciplinas do primeiro semestre do Curso de Meteorologia, que para serem vencidas requerem uma base sólida dos tópicos de matemática desenvolvidos durante o Ensino Médio. Entretanto, as lacunas de conhecimento em matemática dificultam o aprendizado nas disciplinas de Cálculo, Física e naquelas específicas do Curso de Meteorologia. Essa dificuldade, não raramente, leva o aluno a reprovação, desestimulando-o no prosseguimento do curso. A resolução conjunta e discutida de exercícios das disciplinas de Cálculo I e II, entre discentes e docentes, poderia reduzir as reprovações e, consequentemente, a evasão do curso, identificando as lacunas de conhecimento em matemática e sanando-as ao longo do semestre letivo.
Objetivo Geral
Reduzir a evasão do curso de Bacharelado em Meteorologia nos semestres iniciais auxiliando os alunos no aprendizado das disciplinas de Cálculo I e II.