Nome do Projeto
Blog "Papo de Gestão"
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/03/2023 - 29/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Gestores e trabalhadores em geral nem sempre dispõem das melhores fontes de informação para a tomada de decisões. Há inúmeras fontes de informação com conteúdo sobre gestão e finanças, mas muito dessas necessitam de pagamento de assinatura para seu acesso. Aliado a isso, nem sempre os trabalhadores da área de gestão possuem acesso a conhecimentos novos e importantes produzidos na academia. A principal forma de divulgação científica nas universidades, em especial em seus cursos de graduação e pós-graduação, são trabalhos de conclusão de curso, como monografias, teses e dissertações. Assim, com vistas a divulgar o conhecimento científico produzido na área de gestão e o apresentar de forma acessível o Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais se propõe a desenvolver um site em forma de blog com conteúdo atualizados nos temas da economia, gestão, finanças, marketing, gestão de pessoas entre outros. Apresentará entrevistas com professores, pesquisadores e gestores do mercado; reportagens; resultados de pesquisas; resumos de teses e dissertações e insights modernos sobre as temáticas, produzido por alunos, professores e técnicos em educação.

Objetivo Geral

Desenvolver, atualizar e divulgar o Blog Papo de Gestão com conteúdos voltados para gestão, finanças, marketing, economia com ênfase na divulgação científica, técnica, gerencial e acadêmica para toda a comunidade.

Justificativa

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais tem uma proposta inovadora na área de gestão e negócios e grande aproximação com o mercado. Palestras com profissionais que ocupam lugares de destaque em diversos setores, assim como cursos de extensão são práticas constantes no curso. Com o curso, os alunos conhecem o mercado por meio de visitas técnicas dentre outras ações de ensino, e o mercado vem até nós com seus profissionais palestrando em nossos eventos. Buscamos constantemente integrar academia e empresas, pois entendemos que teoria e prática devem andar juntas e são complementares, não opostos (PROCESSOS GERENCIAIS, 2022), alinhado ao art. 3 da Resolução 01 do CNE (MEC, 2021, p. 2), que coloca a necessidade de “indissociabilidade entre educação e prática social, bem como entre saberes e fazeres no processo de ensino e aprendizagem, considerando-se a historicidade do conhecimento, valorizando os sujeitos do processo e as metodologias ativas e inovadoras …”.
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e entre a teoria e prática estão alinhados ao Objetivo 1, do eixo Gestão Acadêmica: Ensino, Pesquisa e Extensão do PDI da UFPel quando coloca a ação 3 de “aproximar os processos de ensino aprendizagem da realidade social, favorecendo a interação teoria-prática, o ensino com pesquisa e atividades de ensino com ações extensionistas (PDI UFPel, 2021, p. 22).
Assim, buscamos uma maior integração com o público externo da universidade, como futuros alunos, gestores, coordenadores, analistas, consultores, empreendedores, profissionais autônomos entre outros, de modo a compartilhar o conhecimento produzido tanto na UFPel de forma geral como no curso de processos gerencias de forma específica. Queremos difundir o conhecimento e a informação, disponibilizar conteúdos e insights inovadores e de fácil aplicação prática.

Metodologia

Está dividido em dois processos metodológicos:
- criação e atualização de site em forma de blog, por meio da ferramenta Wordpress institucional da UFPel, plataforma essa livre para criação de sites institucionais;
- coleta e produção de conteúdo, através de realização de reuniões semanais e ou quinzenais para definição de pautas e temas a serem tratados naquela semana; realização de entrevistas presenciais e à distância com profissionais da área de economia e gestão; escrita de matérias, reportagens e entrevistas e elaboração de resenhas sobre livros acadêmicos da área de gestão.

Indicadores, Metas e Resultados

Criação e atualização do site:
Indicadores:
- número de sites criados;
- número de matérias inseridas;

Metas:
- criar um site com a ferramenta Wordpress;

Resultados esperados:
- Criar o site dentro de 30 dias após o início do projeto.
- Coleta e produção de conteúdo.

Indicadores:
- número de matérias inseridas;
- número de entrevistas realizadas;
- número de acessos ao site;

Metas:
- 10 reportagens ao mês;
- 4 entrevistas ao mês;
- pelo menos 100 acessos mensais ao site.

Resultados:
- Divulgação de conteúdo técnico científico;
- Popularização da ciência;
- Divulgação do curso de Processos Gerenciais;
- Interação maior com a comunidade e com empresas.

Após o encerramento do primeiro ano de projeto será feito uma reavaliação para fazer nova projeção e meta, para mais ou para menos. Também espera-se manter interação com o público, com comentários, sugestões de pautas, críticas e sugestões

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA SOARES SCHAUN
ALISSON EDUARDO MAEHLER22
AMYRA YASMIM CABREIRA PIRES
ANDREI DA COSTA SILVEIRA
ARIANE BEATRISE SCHNEIDER WEGNER EHLERT
EDUARDO RITTER20
ELIANA SIEGERT DOS SANTOS
ELIANE NUNES FLORES
FRANCIELLE MOLON DA SILVA14
GEORGE DE ALMEIDA AGUIAR
GIOVANA OYARZABAL TISSOT
ISABELA PEREIRA DA SILVA
JONATHAN LEMKE SCHWARTZ
JOÃO PEDRO LAUDE DOS SANTOS
KAREN DOS SANTOS DA COSTA
KARINE DUTRA VIANA
KAUANE GOULARTE DE OLIVEIRA
KETLEN DIAS SANTOS
LUVANDER VIEIRA FARIAS
MARCELO MACHADO
MARIANA FERNANDES TAVARES
MISAEL SARAIVA CARDOSO
Marcelo Lopes Lima
NELCIONER NOLASCO DOS SANTOS
PABLO DO ESTREITO CORRÊA
PAULO RENATO NUNES LOURO
VAGNER AMARANTE PEDROSA
VINÍCIUS PEREIRA FREITAS

Página gerada em 23/12/2024 10:57:57 (consulta levou 0.131935s)