Nome do Projeto
NUPEEC PID - Programa Integrado de Diagnóstico
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/05/2017 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Trabalho
Linha de Extensão
Questão Agrária
Resumo
Disponibilizar um sistema de gestão que permita acumular dados produtivos dos sistemas de produção numa plataforma on line, cuja entrada de dados será realizada pelo usuário (no sistema de produção), de forma que a análise, geração de relatórios e proposta de soluções, seja realizada por professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação vinculados ao NUPEEC (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão – Código do COCEPE: 52.75.10.34). O acesso do sistema NUPEEC-PID (banco de dados e treinamento), de parte do usuário se dará a partir do site www.ufpel.edu.br/nupeec. O sistema NUPEEC-PID também servirá como método de treinamento para profissionais, produtores, estudantes de graduação e pós-graduação através de seminários, treinamentos presenciais e de ensino a distância para atuarem no meio pecuário nas áreas de sanidade, metabolismo, nutrição e reprodução de ruminantes, favorecendo a melhoria dos indicadores produtivos da pecuária. Destaca-se que tal treinamento será fundamental para melhor utilização do sistema de banco de dados do NUPEEC-PID.

Objetivo Geral

Criar um sistema de banco dados (sanitários, nutricionais e reprodutivos), de cadeias produtivas de bovinos leiteiros e de corte, que será constituído de plataforma on line e de módulos de treinamento para geração de informação que favoreça a gestão do sistema NUPEEC-PID e em conseqüência da administração dos sistemas produtivos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1) Utilizar as informações geradas pelo banco de dados por profissionais da área, estudantes de graduação e pós-graduação a fim de gerar informações, e analisando cada sistema de produção propor soluções para o sistema pecuário de leite ou corte;
2) Favorecer as relações entre o setor produtivo, as empresas e os centros de pesquisa que atuam no mesmo segmento, propiciando trocas favoráveis aos alunos e à própria empresa;
3) Promover uma formação diferenciada do quadro técnico das empresas e de alunos da graduação e pós-graduação dentro dos princípios inovadores de ensino e aprendizagem corporativa;
4)Qualificar profissionais da área, alunos da graduação, pós-graduação, quadro técnico de empresas e produtores para a melhor compreensão dos mecanismos metabólicos e técnicas de diagnóstico de modo a potencializar a capacidade de comercialização de produtos no mercado;
5) Transferir para o quadro técnico de empresas, para profissionais da área, alunos da graduação, pós-graduação e produtores conhecimentos teóricos e práticos atualizados através de seminários, treinamentos presenciais e de ensino à distância nas áreas de gestão, sanidade, metabolismo, nutrição e reprodução de ruminantes, favorecendo sua atuação profissional.

Justificativa

O Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC: www.ufpel.edu.br/nupeec) desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão em pecuária, permitindo à equipe de trabalho a aprendizagem, que posteriormente é repassada, sob forma de conhecimento e prestação de serviços, à sociedade e aos sistemas produtivos envolvidos.
O NUPEEC (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária) está localizado na Universidade Federal de Pelotas – Campus Capão do Leão, CEP 96010-900, Pelotas- RS – Brasil, no Departamento de Clínicas Veterinária (53 32757136 ou pelo e-mail nupeec@ufpel.edu.br ou nupeec@gmail.com).
O NUPEEC – Núcleo e Pesquisa Ensino e Extensão em Pecuária foi criado com o objetivo de desenvolver atividades através de parcerias com órgãos públicos e empresas privadas que permitam gerar conhecimento e divulgação em revistas científicas. Assim, gerar conhecimento para transferir aos sistemas pecuários envolvidos, através de soluções tecnológicas incrementais e/ou inovadoras, obtidas a partir de estudos em suas linhas de pesquisa. O NUPEEC visa proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento de seus colaboradores.
O NUPEEC é dotado de infra-estrutura própria, que se encontra em franca expansão, devido a sua participação e contemplação no edital CT-INFRA da FINEP. Além disso, possui uma equipe multidisciplinar com doutores, mestres, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e estudantes de graduação de formações diversas dentro das áreas afins às linhas de pesquisa do grupo.
O NUPEEC possui seu foco de atuação na realização de trabalhos com espécies de ruminantes (bovinos leiteiros e de carne; ovinos), e com suínos. Os estudos científicos desenvolvidos visam integrar as áreas de Nutrição, Sanidade e Reprodução Animal, com foco em METABOLISMO ANIMAL (Bioquímica Clínica e Reprodutiva). Especificamente buscamos estudar os TRANSTORNOS METABÓLICOS e através de seu entendimento usar soluções que permitam maximizar o resultado biológico e econômico dos sistemas de produção. Atualmente o NUPEEC tem atuado também no desenvolvimento de fármacos, voltados a resolver transtornos de origem metabólica.
Com a implantação de seu Planejamento Estratégico, o NUPEEC busca orientar as atividades de pesquisa, ensino e extensão visando qualificar seus estudantes com um perfil profissional focado em resultados, pró-ativos, gerando conhecimento científico de qualidade e publicações de impacto.

De acordo com os propósitos da equipe, o NUPEEC desenvolverá um sistema de banco de dados, que se constitui numa plataforma on line para entrada de dados dos sistemas de produção (sanitários, nutricionais e reprodutivos), que uma vez analisados por professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação vinculados ao NUPEEC possam gerar informação na busca de soluções dos problemas dos referidos sistemas. Este projeto que gerará o sistema, será chamado de NUPEEC-PID (Programa Integrado de Diagnóstico).
O NUPEEC-PID disponibilizará módulos de treinamentos que permitam a qualificação profissional para melhor utilização da própria plataforma, bem como para reciclagem, atualização e qualificação do quadro técnico de empresas, de profissionais da área, de alunos da graduação e pós-graduação, e produtores. Para isso, o NUPEEC atuará com um grupo de professores, pesquisadores e profissionais especializados nas áreas de assistência técnica e gestão, sanidade, metabolismo, nutrição e reprodução de ruminantes, fazendo uso de metodologias educacionais e de modernas ferramentas didáticas para a realização desse treinamento que pode ser presencial ou de ensino à distância.

Além disso, se propõem realizar seminários técnicos a fim de transferir para o meio profissional e acadêmico conhecimentos atualizados sobre trabalhos científicos realizados nas áreas de sanidade, metabolismo, nutrição e reprodução de ruminantes, bem como divulgar os resultados dos recentes projetos de pesquisa desenvolvidos pelo NUPEEC.

Destaca-se que as atividades ligadas ao NUPEEC-PID visam por fim, fortalecer as práticas de formação de recursos humanos e o desempenho das organizações.

Por tudo o sistema NUPEEC-PID trata-se de um mecanismo de transferência de tecnologia (conhecimento) para o setor produtivo, visando a integração da universidade às demandas da sociedade, em especial às cadeias produtivas de bovinos leiteiros e de corte, procurando agregar valor e sustentabilidade a tais atividades. Tudo isso, integrando ensino, pesquisa e extensão universitária.

Metodologia

O sistema NUPEEC-PID baseia-se essencialmente no organograma abaixo:



5.1 BASE DE DADOS E TREINAMENTO

O programa NUPEEC-PID será baseado em uma plataforma on line disponibilizada no endereço www.ufpel.edu.br/nupeec em que será feito o registro do usuário o que possibilitará o cadastro de propriedades. A partir do cadastro da propriedade o usuário poderá dar entrada dos dados sanitários, nutricionais e reprodutivos dos rebanhos. Tais dados estarão disponibilizados para análise, geração de relatórios e proposta de soluções, realizada por professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação vinculados ao NUPEEC (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão – Código do COCEPE: 52.75.10.34).
Sublinha-se que o acesso do sistema NUPEEC-PID (banco de dados e treinamento), de parte do usuário se dará a partir do site www.ufpel.edu.br/nupeec.
Tais profissionais (profissionais, produtores, estudantes de graduação e pós-graduação) deverão ser treinados através de encontros presenciais ou mesmo utilizando ferramentas de ensino a distância, utilizando-se também de encontros na forma de seminários. Estes eventos permitirão não somente a preparação dos técnicos para a utilização da base dados do sistema NUPEEC-PID, ou seja, buscando informação a partir do banco de dados gerado, mas também atuar de forma qualificada nos sistemas, propondo soluções dos problemas comuns aos sistemas de produção pecuária.
Sendo assim, o NUPEEC-PID será uma ferramenta (banco de dados x treinamento), para otimização das estratégias de gestão a serem adotadas por profissionais da área.


5.1.2 MODELO DOS TREINAMENTOS E SEMINÁRIOS

Os treinamentos serão realizados de acordo com a demanda na forma presencial ou mesmo a distância, considerando a estratégia didático-pedagógica mais adequada para cada assunto e público-alvo.
Ressalta-se que as estratégias de ensino a distância considerarão a expertise da UFPel neste tipo de atividade, de forma a melhor atender os objetivos do NUPEEC-PID.
Os seminários, da mesma forma, serão organizados considerando demanda e como maneira de divulgar o NUPEEC-PID para o setor produtivo e para o público-alvo. Tais seminários serão realizados na UFPel ou mesmo em feiras (como a Expointer), em que o público-alvo seja mais facilmente alcançado.
Os Seminários também deverão ocorrer envolvendo os Programas de Pós-Graduação com atividade no segmento (Veterinária, Zootecnia e Biotecnologia), de forma que os pós-graduandos, sem ônus algum, que desenvolvam atividades no setor poderão assistir seminários temáticos que abordem aspectos de relevância na temática de sanidade, nutrição, reprodução e gestão de sistemas pecuários.
Para tais eventos como envolve transferência de tecnologia serão sempre solicitados de órgãos que se interessem em financiar os mesmos, tais como CAPES, FINEP ou mesmo companhias, cooperativas, prefeituras, governo estadual e federal (em secretarias e ministérios, voltados a Ciência, Tecnologia, Agricultura e Pecuária).
Abaixo segue a programação básica a ser oferecida para os treinamentos:
Módulo Gestão
Módulo Bovinocultura de Corte
Módulo Bovinocultura de Leite

Seminários, discutindo temas ligados a:
- Importância da nutrição no período de transição de vacas leiteiras sob a ótica genômica
- Perspectivas da Cadeia Produtiva do Leite no Brasil e no Mundo
- Transtornos metabólicos no periparto de vacas e seus impactos na reprodução

Treinamentos
- MÓDULO DE SANIDADE I
Programas de saúde para rebanhos leiteiros
Inter-relações envolvendo sanidade, ambiente e nutrição
Estudo dos sistemas locomotor, tegumentar, respiratório, circulatório, urinário, digestório e nervoso
Doenças de maior impacto na produção de leite
Calendários sanitários
Estudo de Casos Clínicos
Farmacovigilância

- MÓDULO DE NUTRIÇÃO I
Endocrinologia do período de transição relacionada às adaptações metabólicas
Dinâmica dos carboidratos e lipídeos no período de transição
O evento parto e fatores relacionados à ingestão de matéria seca no período de transição
Enfermidades relacionadas à nutrição no período de transição
Métodos diagnósticos para enfermidades relacionadas à nutrição no período de transição
Alternativas para melhor adaptação da vaca no período de transição

- MÓDULO DE REPRODUÇÃO I
Anatomia do trato reprodutivo da fêmea
Fisiologia e endocrinologia da reprodução em bovinos (dinâmica folicular em bovinos)
Exame ginecológico e sua relação com a produção animal
Exame ginecológico
Diagnóstico de gestação
Avaliação morfofuncional de vacas e novilhas para estação reprodutiva
Manejo reprodutivo e práticas de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF)
Avaliação estratégica do desempenho reprodutivo de população
Avaliação clínico - reprodutiva (afecções do trato reprodutivo)
Interações metabólico-reprodutivas do período de transição

- MÓDULO DE DIAGNÓSTICO E EXPERIMENTAÇÃO
Pirâmide diagnóstica: um método para diagnóstico clínico em grandes animais
Diagnóstico de alterações subclínicas em bovinos de leite
Diagnóstico de doenças ruminais
Diagnóstico de doenças metabólicas
Diagnóstico de doenças bacterianas
Diagnóstico de doenças virais
Diagnóstico de doenças parasitárias
Noções de metodologia de pesquisa e utilização da experimentação em sistemas de produção bovina

- MÓDULO GESTÃO I
Panorama da Cadeia Produtiva do Leite
Gestão de pessoas
Análise do perfil de clientes
Métodos de assistência veterinária a rebanhos leiteiros
Monitoramento nos diversos segmentos da criação de animais leiteiros
Diagnóstico técnico e gerencial
Identificação de pontos críticos
Seleção de itens de controle
Gestão e análise de custos

As aulas serão expositivo-práticas, sendo que a teoria ministrada será em grande parte referendada através de demonstrações práticas, tais como metodologias de diagnósticos clínico e laboratorial, estudos de casos clínicos e prescrição de terapia profilática e de apoio.
Além disso, o aluno terá à disposição material didático impresso com os conteúdos que serão ministrados nas aulas, juntamente com sites, vídeos e bibliografia de referência para o aluno dar continuidade nos estudos após o curso.
Dinâmica de grupo com participação dos alunos orientados por professores especialistas nas áreas clínica, nutrição e reprodução, em que serão estudados casos clínicos, consistirá na atividade de encerramento dessa primeira etapa do treinamento PRESENCIAL.

Já os Seminários Técnicos terão carga horária de 4 horas, consistindo de palestras técnicas expositivas, proferidas por especialistas atuantes no setor produtivo. Após cada uma das palestras, será sempre previsto a abertura de espaço para perguntas e depoimentos dos participantes, com mediação de profissionais do NUPEEC.
Os alunos receberão o resumo das palestras como material complementar ao seminário e os slides das palestras serão posteriormente disponibilizados na página da internet do NUPEEC.
A metodologia a ser adotada no treinamento PRESENCIAL busca levar o aluno a aprender não apenas o conteúdo de base para formação técnica (competências), mas também desenvolver habilidades (através das atividades práticas a campo), bem como a capacidade analítica (dinâmicas de grupo e estudos de casos), favorecendo uma formação profissional diferenciada que preencha todos os requisitos técnicos, pedagógicos, educacionais e comportamentais.

O aluno será conduzido, ao longo do curso, a reconstruir conhecimentos, relacionando teoria e prática de modo a fortalecer sua tomada de decisão quando em sua rotina profissional.

Os alunos serão avaliados pelos professores e coordenação do curso PRESENCIAL através do desempenho em termos de participação na dinâmica de grupo e atividades práticas propostas. A frequência mínima para aprovação será de 75% ao longo das duas fases do curso presencial.

Os alunos aprovados serão certificados ao final do treinamento.

O Treinamento NUPEEC à distância (EAD) será desenvolvido a partir da plataforma virtual da UFPEL (moodle). Ao iniciar cada MÓDULO o aluno terá à disposição no site do NUPEEC (www.ufpel.edu.br/nuppec) o material didático juntamente com as instruções necessárias para seu acesso. Contará também com o apoio de apostilas, no formato PDF, disponibilizadas para impressão, além de textos, artigos, estudos de caso, glossários e links para outros sites correlatos aos conteúdos propostos para cada Módulo.

Indicadores, Metas e Resultados

O sistema on line será gerenciado por estudantes de Pós-graduação atuantes do NUPEEC em nível de mestrado e doutorado, com a colaboração de estudantes de graduação, todos de curso de graduação e pós-graduação da UFPel e sob orientação de professores e pesquisadores também da UFPel e vinculados ao NUPEEC (Projeto de Extensão) ou Grupo de Pesquisa Transtornos Metabólicos associados a Clínica e a Reprodução Animal.
Desta forma constantemente o sistema estará sendo avaliado e, portanto, monitorado visando a busca de melhorias ou mesmo atendendo demandas dos usuários do sistema.
Em relação aos treinamentos os alunos serão avaliados pelos professores-tutores, no decorrer dos módulos, mediante atividades dirigidas e, ao final do treinamento, terão que apresentar um Projeto Técnico Aplicado, relacionando os conhecimentos construídos com sua experiência profissional a campo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA STEIN MAFFI
ANTÔNIO AMARAL BARBOSA
CAROLINE OLIVEIRA FARIAS
CASSIO CASSAL BRAUNER8
CLÁUDIA FACCIO DEMARCO
DAVI DAYAN ASSENHEIMER
EDERSON DOS SANTOS
EDUARDO SCHMITT4
FRANCISCO AUGUSTO BURKERT DEL PINO4
GABRIELA BUENO LUZ
JORDANI BORGES CARDOSO
JORGE DA SILVA FRANCK2
JOSÉ HENRIQUE ECHENIQUE DOMINGUEZ
JÉSSICA HALFEN
KAUANI BORGES CARDOSO
KEMILI PRESTES DE MELO
LAURA VALADÃO VIEIRA
LUCAS BALINHAS FARIAS
MARCIO BRACHAK
MARCIO NUNES CORREA5
MARIA AMÉLIA AGNES WEILLER
MARIA CAROLINA NARVAL DE ARAUJO
MARILISA MIBACH
MATHEUS GOMES LOPES
MOZER MANETTI DE AVILA
MURILO SCALCON NICOLA
RAFAEL HERBSTRITH KRUSSER
RAÍNE FONSECA DE MATTOS
RITIELI DOS SANTOS TEIXEIRA
THAÍS CASARIN DA SILVA
URIEL SECCO LONDERO
VIVIANE ROHRIG RABASSA4

Página gerada em 19/11/2019 19:13:11 (consulta levou 0.107752s)