Nome do Projeto
Ampliando conhecimentos em panificação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/04/2023 - 06/01/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento de produtos
Resumo
Solucionando problemas relacionados à tecnologia de panificação e controle de qualidade, a necessidade de profissionais competentes que possam atender as exigências do setor nos estimula a engajarmos em projetos de ensino e extensão, fazendo pesquisas sistemáticas para o desenvolvimento das ciências técnicas da área. O projeto propõe a formação do conhecimento dos alunos, essencial para preencher lacunas disciplinares na área de panificação e estimular a participação em ações de ensino e extensão promocionais.

Objetivo Geral

Atuar nas práticas didático-pedagógicas para o desenvolvimento de metodologias de análise de grãos específicos para a panificação com a atuação do aluno em práticas extensionistas envolvidas com a disciplina de tecnologia de farinhas e panificação.

Justificativa

A execução deste projeto justifica-se pela falta e muitas vezes inexistência de tecnologias própria para produtos de panificação específicos. A crescente demanda do consumidor e a competição de mercado estão cada vez mais incentivando as pessoas a buscar produtos alimentícios com novas tecnologias e qualidade comparável aos dos países desenvolvidos. O conhecimento deve ser apresentado com o ímpeto de ação para se adequar às novas descobertas e tendências tecnológicas na área de panificação e garantir a formação de um profissional situacional capaz de atuar na indústria, pesquisa, ensino e extensão. A atuação e as propostas orais dos alunos e egressos dos cursos envolvidos e o novo modelo de projeto político pedagógico do currículo da UFPel reafirmam a indissociabilidade necessária entre ensino, pesquisa e extensão para atender às necessidades e expectativas locais e regionais. A prática universitária torna-se assim um modelo acadêmico, que necessita ser repensado ao nível pedagógico de forma a cumprir o seu compromisso de mudança e objetivos societários de forma a construir uma universidade mais inclusiva que visa fomentar profissionais criativos, autônomos, transformadores, talentosos, dedicados e responsáveis, capazes de contribuir com o avanço da ciência e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Para tal, consolidou-se a formação complementar e a inserção na formação extensionista na nova estrutura curricular. Assim, diante da nova realidade e da necessidade premente de atualização estamos propondo o presente projeto para inclusão de aluno em práticas de ensino e extensionistas.

Metodologia

Para execução do projeto a equipe e os alunos matriculados na disciplina de Tecnologia de farinhas e panificação realizarão: atualização de bibliográfica, planejamento de oficinas, palestras, participação em feiras, preparo de material didático para práticas extensionistas, preparo de recursos audiovisuais, realização de trabalhos experimentais na Planta de Panificação, organização de grupos de estudo para orientação de alunos com dificuldade de aprendizagem, execução de aulas práticas, participando na seleção das técnicas e testes preliminares, orientação dos alunos para o preparo dos relatórios, auxílio na organização interna do laboratório em relação à organização e armazenamento de vidrarias e matérias-primas.

Indicadores, Metas e Resultados

Além de avaliar e desenvolver produtos de panificação que serão lançados e divulgados em seminários, palestras e exposições, espera-se também que a aplicação do conhecimento pelas equipes do projeto e alunos beneficiados tenha impacto. Podendo melhorar a vida acadêmica dos alunos nas disciplinas participantes (cursos: Química de Alimentos, Química Industrial, Tecnologia de Alimentos, Nutrição, Gastronomia, agronomia e etc.).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MACHADO PEREIRA
BIANCA PIO AVILA
LAYLA DAMÉ MACEDO
MAICON DA SILVA LACERDA
MARCIA AROCHA GULARTE6

Página gerada em 29/04/2024 01:28:22 (consulta levou 0.544717s)