Nome do Projeto
Desenvolvimento de aplicativo (ProCalc) para apoio a aprendizagem de Matemática para o ensino superior
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/04/2023 - 03/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Este projeto visa o desenvolvimento de um aplicativo voltado para os alunos da rede básica de ensino, de todos os níveis, especialmente concluintes do ensino médio, cujo enfoque seja a aprendizagem de matemática básica para o ensino superior, por vezes, denotada de pré-cálculo. Inicialmente será desenvolvido o aplicativo, e em uma segunda etapa, quando o mesmo tiver sua primeira versão concluída, será apresentado aos alunos de algumas escolas da rede de ensino de Pelotas, com o objetivo de aperfeiçoá-lo. Levando em conta a avaliação desses primeiros usuários, o aplicativo será melhorado e então promovida uma maior divulgação do mesmo nas demais escolas de Pelotas, dentre outras cidades, bem como para recém ingressantes dos cursos que envolvam disciplinas de Matemática na UFPel, especialmente o Centro de Engenharias.

Objetivo Geral

Criar uma plataforma on-line interativa de apoio à aprendizagem de tópicos de Matemática dos ensinos fundamental e médio, em um formato de aplicativo, com intuito de capacitar os estudantes da rede básica de ensino, de todos os níveis, principalmente concluintes com interesse em ingressar em cursos de Ciências Exatas e Engenharias, em tópicos de Matemática elementar, pré-requisitos para o aprendizado de disciplinas de Matemática do ensino superior, tais como, Cálculos, Álgebra Linear, Geometrias, Físicas, Mecânicas, dentre outras.

Justificativa

É bastante frequente que os alunos recém ingressantes na universidade, oriundos do sistema básico de ensino, seja público ou privado, mesmo aqueles dos quais se espera um excelente desempenho, visto que conseguiram conquistar vagas muitas vezes bastante concorridas, apresentem uma série de dificuldades de aprendizagem em disciplinas iniciais de seus cursos. É o caso, por exemplo, das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral dos cursos de Ciências Exatas, Engenharias e Tecnologias, dentre outros. Tais dificuldades impactam diretamente em desempenhos não satisfatórios, frustração com a universidade, e consequentemente, aumento dos índices de reprovação e evasão. O projeto aqui proposto vai de encontro à uma das possíveis origens desses problemas, visando colaborar no incentivo ao fortalecimento da aprendizagem de tópicos de Matemática do ensino básico. Buscando incentivar tanto àqueles que apresentem facilidade, possivelmente os que demonstrarão mais interesse, propondo um ambiente de novos desafios, bem como aos que têm dificuldades, proporcionando um recurso alternativo de aprendizagem.

Metodologia

O projeto consiste basicamente em duas etapas, na primeira delas, se dará a criação do mencionado aplicativo. O ProCalc será um aplicativo para celular que será desenvolvido na plataforma Bubble. Bubble é uma plataforma on-line de desenvolvimento de aplicações para web, de forma intuitiva e integrada com linguagem de programação visual (também conhecida como lowcode). Além de toda a estrutura do aplicativo e implementação de suas funcionalidades, será necessária a criação, adaptação e revisão do conteúdo matemático envolvido. O ProCalc possuirá três formatos de uso para seus usuários, denominados: história, aplicado e duelo. A principal delas, a história, será voltada a aprendizagem mais próxima da convencional, para o aluno que deseja aprender assuntos novos ou até mesmo revisar conteúdos já conhecidos, a mesma terá uma sequência lógica para o aprendizado dos conteúdos, acompanhada de desafios que estimulem seu progresso de uma forma dinâmica e interessante. O modo aplicado, por sua vez, é mais voltado para usuários que já possuem conhecimentos no tópico, mas que desejem seu fortalecimento. E por último, o ‘duelo’, foca nos usuários que desejem desafiar outros usuários para competições matemáticas, que gerarão uma certa pontuação a partir de diversos critérios de avaliação, e que também influenciarão o ranckeamento de usuários que estará presente em qualquer um dos modos utilizados. Na segunda etapa, o aplicativo será apresentado aos alunos de uma ou mais escolas de Pelotas, promovendo a avaliação do mesmo por parte desses primeiros usuários. Suas percepções e feedbacks serão utilizados para melhorar essa primeira versão e então ampliar a divulgação do aplicativo.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto visa aproximar a comunidade acadêmica da comunidade escolar, promovendo uma tentativa de melhor preparar os possíveis futuros alunos de ensino superior, através da criação de um aplicativo baseado na gamificação, uma metodologia ativa de aprendizagem bastante evidenciada atualmente, cuja característica principal é fazer uso de elementos de jogos (pontuação, missões, ranking, etc.) para favorecer o engajamento e motivação. De maneira mais geral, é esperado difundir e incentivar o estudo da Matemática através de uma ferramenta acessível e que estimula a autonomia e evolução do aluno. Menciona-se também que será de extrema importância a etapa de avaliação do trabalho junto ao público ao qual o aplicativo se destina, certamente trará evidências qualitativas e quantitativas de que os resultados e objetivos foram alcançados. É esperado obter conteúdo para futuras publicações e relatos desses resultados em revistas e eventos pertinentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS EDUARDO ESPINOSA2
FABRÍCIO MONTE FREITAS3
GABRIEL ALVES DE SOUSA
KEVIN SAMUEL DIEDRICH MELO
LEANDRO BRITO LIMA
LETICIA TONETTO
LETICIA TONETTO9
MARCELO SCHRAMM7

Página gerada em 28/03/2024 11:28:53 (consulta levou 0.160875s)