Nome do Projeto
Mitos e Verdades na Indústria de Alimentos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/05/2023 - 01/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Segurança alimentar e nutricional
Resumo
A extensão contribui efetivamente para melhorar a sociedade e para que estudantes e professores envolvidos enriqueçam seu saber e participem do crescimento das pessoas e das comunidades em que estão envolvidos com setores acadêmicos. Os objetivos principais promovidos pela extensão universitária são: promover a interação entre a Academia e a comunidade, com a troca de saberes e de conhecimentos; desenvolver atividades que propiciem a participação da comunidade como sujeitos; interligar as atividades de ensino e de pesquisa com as demandas da comunidade. Sendo assim, o objetivo deste projeto é esclarecer a população da cidade de Pelotas sobre aspectos relacionados à industrialização de alimentos. A metodologia utilizada inclui quatro etapas, envolvendo a participação de alunos e da comunidade, através de encontros realizados em lugares públicos da cidade de Pelotas.

Objetivo Geral

Esclarecer a população sobre aspectos relacionados à industrialização de alimentos.

Justificativa

Atualmente, com o maior acesso à redes sociais, blogs e sites pessoais as informações são rapidamente veiculadas. Além disso, muitas vezes, estas são oriundas de fontes não oficiais e dados não comprovados, ou informadas por profissionais não capacitados, fazendo com que um grande número de informações sejam compartilhadas erroneamente. Como consequência, o conhecimento acaba sendo absorvido pela população de forma equivocada, criando alguns preconceitos alimentares, relacionados ao consumo de alimentos industrializados.

Metodologia

Este projeto será realizado em quatro etapas:
1 - Levantamento, por meio digital, das principais dúvidas da população sobre alimentos industrializados;
2 - Busca de materiais técnico-científicos acerca dos assuntos mais citados pelo levantamento digital;
3 - Desenvolvimento de materiais informativos a ser utilizado nas vivências;
4 - Desenvolvimento de conteúdo digital para esclarecimento e orientação da população sobre as dúvidas apresentadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores serão baseados em avaliações realizadas através de questionários individuais aplicados a comunidade em cada encontro, através de respostas objetivas, as quais avaliarão os seguintes tópicos: relevância do tema abordado, metodologia de abordagem do tema no encontro e compreensão das informações obtidas. Ao final do período previsto, a equipe discutirá os resultados alcançados, propondo possíveis modificações ou alterações na sua sistemática.
O projeto tem como metas o envolvimento de um número expressivo de acadêmicos dos cursos de Alimentos nas atividades, bem como uma participação relevante da comunidade, culminando com esclarecimentos sobre assuntos relacionados à industrialização de alimentos.
Os principais resultados esperados referem-se à complementação da formação profissional e social dos acadêmicos dos cursos de Alimentos e a conscientização da comunidade externa acerca das temáticas atuais na área de industrialização de alimentos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANE LEMES OLIVEIRA
CAROLINE PEIXOTO BASTOS8
EDUARDA GARCIA SOARES
FRANCINE NOVACK VICTORIA8
PHILOMÈNE AUDREY NGABALLA NDI

Página gerada em 28/03/2024 14:30:53 (consulta levou 0.137674s)