Nome do Projeto
Avaliação de estratégias nutricionais das poedeiras de casca marrom em diferentes fases de produção incluindo avaliação de qualidade de ovos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
09/03/2023 - 08/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo mensurar os benefícios da utilização de estratégias nutricionais bem como a inclusão de alimentos alternativos na criação e produção de poedeiras comercias criadas livres de gaiolas durante as fases de recria e postura, visando o bem-estar das aves e a qualidade do produto final. Paralelamente, as atividades previstas permitirão também um acompanhamento da evolução do produto Embrapa 051, e uma atualização de Boas Práticas de Produção em alinhamento com as normativas brasileiras.

Objetivo Geral

Avaliar o desempenho da linhagens comerciais de postura sob diferentes estratégias nutricionais.

Justificativa

A postura comercial tem passado por constantes avanços tecnológicos, com benefícios na qualidade de ovos, bem estar, saúde e desempenho das aves. Esta proposta visa, através da implantação de uma URT(Unidade de Referencia Tecnológica) avaliar de forma prática, em um sistema de campo, tecnologias construtivas, novos ingredientes, requerimentos nutricionais, aditivos alimentares, práticas de manejo, recursos genéticos, dentre outros de forma a gerar conhecimentos práticos (aplicados) a serem transferidos ao setor produtivo. Adicionalmente, estas atividades permitirão a comparação sistemática da linhagem Embrapa 051 (poedeira de casaca marrom) com outras linhagens sob diferentes tecnologias. As práticas de manejo serão aquelas preconizadas para a atividade, como apresentado no Manual da Linhagem Embrapa 051 (Embrapa, 2017).

Metodologia

Serão utilizadas 2400 frangas (Gallus gallus) linhagem Embrapa 051 com 90 dias e peso inicial aproximado 2,5kg. Será adotado um delineamento em Blocos ao acaso (com base no peso inicial das aves). Optou-se por um número menor de repetições (ao total 5) e por um número maior de animais (40 por unidade experimental),compatíveis com as características dos bebedouros, comedouros e ninhos existentes nas instalações experimentais da EMBRAPA. As Pesagens das aves será feita mensalmente ao longo do período experimental.
A qualidade dos ovos produzidos será avaliada mensalmente em equipamento Egg Tester® analisando o peso do ovo (g), resistência da casca (mm), cor da gema (YCC), Unidade Haugh (HU), índice de gema (kgf) e espessura da casca (mm).

Indicadores, Metas e Resultados

Com a conclusão do projeto espera-se:
*Obter um programa alimentar a ser utilizado durante a fase de recria da Embrapa 051 criadas em sistema fora de gaiolas, sobre cama de maravalha e com acesso a piquetes com areia como piso.
*Obter resultados sobre a viabilidade de matérias primas alternativas e aditivos alimentares na qualidade de ovos, saúde e bem estar de poedeiras comerciais.
*Obter informações sobre os requerimentos nutricionais de poedeiras comerciais e da Embrapa 051.
*Elaborar duas dissertações e uma tese para alunos do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia - UFPEL

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRENNA KELEN MELLO DE FREITAS
DICIANE ZENI GIEHL
EDUARDO GONCALVES XAVIER1
Everton Luis Krabbe
FERNANDO RUTZ1
JULIANA DA SILVA CAMACHO
TIAGO ARAUJO RODRIGUES
VALDIR SILVEIRA DE ÁVILA
VICTOR FERNANDO BUTTOW ROLL6

Página gerada em 24/04/2024 21:51:31 (consulta levou 0.144801s)