Nome do Projeto
Ações Integradas do Programa de Educação Tutorial: Conservação e Restauro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/04/2023 - 30/06/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O planejamento deste projeto Ações do Programa de Educação Tutorial: Conservação e Restauro está voltado para atender as necessidades de um grupo que está atento ao desenvolvimento e emancipação da conservação e restauração como campo de saber e área de atuação. O grupo, portanto, não colabora apenas com a formação de seus integrantes e com o curso onde está implementado, mas com uma comunidade externa tanto local como nacional formada por associações de profissionais, quatro universidades federais, um instituto federal e um curso técnico que formam profissionais no campo da Conservação-Restauração.
O PET-CR, na qualidade de único PET de curso de Conservação e Restauração do Brasil busca atuar politicamente, posicionando-se junto aos demais cursos brasileiros, unindo-os para promover discussões importantes ao desenvolvimento desta área no país. Sem perder de vista outras características importantes do PET, o grupo propôs atuação direta sobre monumentos públicos urbanos de Pelotas, atividade que ao passo que visa um treinamento direto e sistêmico do acadêmico, devolve à comunidade um patrimônio público restaurado e que, uma vez que as atividades desenvolvem-se na rua, promovem a divulgação da profissão do conservador- restaurador. O planejamento deste projeto procura preparar o alunos participantes no desenvolvimento de habilidades e competências para o amadurecimento do grupo visando desenvolver, planejar, executar e avaliar as atividades a partir de aspirações coletivas e com as comunidades.
As atividades do grupo oportunizam o desenvolvimento do conhecimento por meio de ações que articulam o ensino, a pesquisa e a extensão universitários através de discussões transversais e considerando o desenvolvimento de uma gama diversa de habilidades e competências para além daquelas dispostas no Projeto Pedagógico.
O desenvolvimento dessas atividades é dado, na maioria das vezes, em âmbito interdisciplinar, buscando o transdisciplinar, visando a diminuição da evasão do curso, o nivelamento de conhecimentos acadêmicos e o estabelecimento de uma visão ampla dos discentes, referente a constituição material e imaterial dos bens culturais, as instâncias que os cercam, e as características do campo de atuação do conservador-restaurador no setor público ou privado.
Objetivo Geral
Registrar as ações do PET Conservação e Restauro; Colaborar com a formação ampla dos alunos do curso de Conservação e Restauração e do PET; Colaborar com a diminuição da evasão do curso de Conservação e Restauro; colaborar com nivelamento de conhecimentos dos alunos do curso de Conservação e Restauração; Integrar alunos do cursos de conservação e restauração brasileiros; integrar petianos da UFPel.
Justificativa
O programa em geral é importante para a educação brasileira, para a UFPel e no caso específico do curso de Conservação e Restauração, o PET- Conservação e Restauro tem correspondido de forma potente em relação ao desenvolvimento de atividades formativas dos alunos.
Metodologia
As atividades do PET-CR São planejadas nas reuniões do grupo, sempre de forma horizontal e com forte protagonismo dos alunos. É feito um calendário distribuindo as ações semanalmente e ao longo dos semestres. As atividades também são avaliadas nas reuniões, quando se discute a manutenção, modificação ou descarte das ações para o próximo ano e se elabora o relatório anual das atividades do PET.
Indicadores, Metas e Resultados
Em relação à formação dos alunos: espera-se que: 1) se aprofundem conhecimentos teóricos e práticos possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à área de formação; 2) se ampliem conhecimentos de áreas transversais à área de formação; 3) que se debata sobre assuntos gerais, relacionados à formação ampla dos sujeitos.
Em relação à produção do conhecimento: Espera-se que os alunos adquiram habilidades e competências relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas científicas acadêmicas; e que as pesquisas alavancadas através do PET tenham pertinência para esta área de conhecimento em formação e que seus resultados sejam devidamente publicados nos meios adequados conforme o nível de aprofundamento dos trabalhos.
Em relação ao serviço prestado à comunidade: muitas atividades são abertas à comunidade, promovendo interação entre acadêmicos e sociedade em geral; divulgação da profissão do conservador-restaurador para a comunidade; atividades de conservação e restauração desenvolvidas sobre bens patrimoniais públicos que retornam à sociedade em melhores condições de fruição.
Em relação à produção do conhecimento: Espera-se que os alunos adquiram habilidades e competências relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas científicas acadêmicas; e que as pesquisas alavancadas através do PET tenham pertinência para esta área de conhecimento em formação e que seus resultados sejam devidamente publicados nos meios adequados conforme o nível de aprofundamento dos trabalhos.
Em relação ao serviço prestado à comunidade: muitas atividades são abertas à comunidade, promovendo interação entre acadêmicos e sociedade em geral; divulgação da profissão do conservador-restaurador para a comunidade; atividades de conservação e restauração desenvolvidas sobre bens patrimoniais públicos que retornam à sociedade em melhores condições de fruição.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDREA LACERDA BACHETTINI | 5 | ||
CAMILLA HENRIQUES MAIA DE CAMARGOS | 2 | ||
CARINA FARIAS FERREIRA | |||
CLARA RIBEIRO DO VALE TEIXEIRA | |||
CLARISSA MARTINS NEUTZLING | |||
DEBORA DA SILVA OLIVEIRA | |||
HUGO LUIZ BARRETO DA SILVA |