Nome do Projeto
Ações Integradas do Programa de Educação Tutorial: Conservação e Restauro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/04/2023 - 30/06/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O planejamento deste projeto Ações do Programa de Educação Tutorial: Conservação e Restauro está voltado para atender as necessidades de um grupo que está atento ao desenvolvimento e emancipação da conservação e restauração como campo de saber e área de atuação. O grupo, portanto, não colabora apenas com a formação de seus integrantes e com o curso onde está implementado, mas com uma comunidade externa tanto local como nacional formada por associações de profissionais, quatro universidades federais, um instituto federal e um curso técnico que formam profissionais no campo da Conservação-Restauração. O PET-CR, na qualidade de único PET de curso de Conservação e Restauração do Brasil busca atuar politicamente, posicionando-se junto aos demais cursos brasileiros, unindo-os para promover discussões importantes ao desenvolvimento desta área no país. Sem perder de vista outras características importantes do PET, o grupo propôs atuação direta sobre monumentos públicos urbanos de Pelotas, atividade que ao passo que visa um treinamento direto e sistêmico do acadêmico, devolve à comunidade um patrimônio público restaurado e que, uma vez que as atividades desenvolvem-se na rua, promovem a divulgação da profissão do conservador- restaurador. O planejamento deste projeto procura preparar o alunos participantes no desenvolvimento de habilidades e competências para o amadurecimento do grupo visando desenvolver, planejar, executar e avaliar as atividades a partir de aspirações coletivas e com as comunidades. As atividades do grupo oportunizam o desenvolvimento do conhecimento por meio de ações que articulam o ensino, a pesquisa e a extensão universitários através de discussões transversais e considerando o desenvolvimento de uma gama diversa de habilidades e competências para além daquelas dispostas no Projeto Pedagógico. O desenvolvimento dessas atividades é dado, na maioria das vezes, em âmbito interdisciplinar, buscando o transdisciplinar, visando a diminuição da evasão do curso, o nivelamento de conhecimentos acadêmicos e o estabelecimento de uma visão ampla dos discentes, referente a constituição material e imaterial dos bens culturais, as instâncias que os cercam, e as características do campo de atuação do conservador-restaurador no setor público ou privado.

Objetivo Geral

Registrar as ações do PET Conservação e Restauro; Colaborar com a formação ampla dos alunos do curso de Conservação e Restauração e do PET; Colaborar com a diminuição da evasão do curso de Conservação e Restauro; colaborar com nivelamento de conhecimentos dos alunos do curso de Conservação e Restauração; Integrar alunos do cursos de conservação e restauração brasileiros; integrar petianos da UFPel.

Justificativa

O programa em geral é importante para a educação brasileira, para a UFPel e no caso específico do curso de Conservação e Restauração, o PET- Conservação e Restauro tem correspondido de forma potente em relação ao desenvolvimento de atividades formativas dos alunos.

Metodologia

As atividades do PET-CR São planejadas nas reuniões do grupo, sempre de forma horizontal e com forte protagonismo dos alunos. É feito um calendário distribuindo as ações semanalmente e ao longo dos semestres. As atividades também são avaliadas nas reuniões, quando se discute a manutenção, modificação ou descarte das ações para o próximo ano e se elabora o relatório anual das atividades do PET.

Indicadores, Metas e Resultados

Em relação à formação dos alunos: espera-se que: 1) se aprofundem conhecimentos teóricos e práticos possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à área de formação; 2) se ampliem conhecimentos de áreas transversais à área de formação; 3) que se debata sobre assuntos gerais, relacionados à formação ampla dos sujeitos.
Em relação à produção do conhecimento: Espera-se que os alunos adquiram habilidades e competências relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas científicas acadêmicas; e que as pesquisas alavancadas através do PET tenham pertinência para esta área de conhecimento em formação e que seus resultados sejam devidamente publicados nos meios adequados conforme o nível de aprofundamento dos trabalhos.
Em relação ao serviço prestado à comunidade: muitas atividades são abertas à comunidade, promovendo interação entre acadêmicos e sociedade em geral; divulgação da profissão do conservador-restaurador para a comunidade; atividades de conservação e restauração desenvolvidas sobre bens patrimoniais públicos que retornam à sociedade em melhores condições de fruição.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA LACERDA BACHETTINI5
CAMILLA HENRIQUES MAIA DE CAMARGOS2
CARINA FARIAS FERREIRA
CLARA RIBEIRO DO VALE TEIXEIRA
CLARISSA MARTINS NEUTZLING
DEBORA DA SILVA OLIVEIRA
HUGO LUIZ BARRETO DA SILVA

Página gerada em 18/07/2024 11:35:45 (consulta levou 0.154613s)