Nome do Projeto
Sistemas automatizados como preditores de saúde em vacas leiteiras
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/04/2023 - 01/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
As vacas leiteiras passaram por um melhoramento genético ao longo dos anos, isso acarretou em animais mais produtivos e eficientes. Dentre as fases de maior desafio para as vacas leiteiras, temos o período de transição, que ocorre entre 21 dias antes do parto e 21 dias após o parto, nesse período ocorrem mudanças metabólicas, fisiológicas e anatômicas que fazem a vaca diminuir consideravelmente o consumo de alimento, concomitante a isso, é uma fase de maiores exigências de alguns nutrientes (devido a fase final de gestação) promovendo um balanço energético negativo (BEN) (KAUFMAN et al, 2016). É durante este período que as vacas leiteiras são altamente suscetíveis a doenças metabólicas e infecciosas; como cetose, hipocalcemia, retenção de placenta, metrite, endometrite, deslocamento de abomaso e mastite, e buscar a identificação precoce dessas doenças pode ser especialmente útil neste momento (SUTHAR et al, 2013). Uma vez que a ocorrência dessas enfermidades pode prejudicar o desempenho produtivo e reprodutivo da vaca, além de em alguns casos causar danos à saúde irreversível e acarretar em descarte precoce do animal, todos esses fatores acabam trazendo prejuízos econômicos ao sistema (KAUFMAN et al, 2016). Desta forma está se buscando alternativas que possam colaborar num diagnóstico mais eficiente das enfermidades ou até mesmo a prevenção, entre as alternativas vem se estudando o uso de tecnologias de monitoramento animal, como o uso de sensores que detectam ruminação, movimentação e ócio como ferramentas de coletas de dados, com o intuito de auxiliar na tomada de decisão e identificação precoce de enfermidades (RUTTEN et al, 2013). Outro benefício do uso dessa ferramenta é a sua característica não invasiva, contribuindo para o bem-estar animal e se tornando de fácil acesso e implantação. Com base nisso o objetivo deste projeto é avaliar o comportamento de vacas leiteiras com base no PERFIL DE ruminação, atividade e ócio através do colar da Cowmed, e utilizando esses dados gerados identificar precocemente as enfermidades e desenvolver estratégias para melhorar a recuperação do animal e eficiência produtiva e reprodutiva.

Objetivo Geral

Avaliar o comportamento de vacas leiteiras com enfermidades utilizando um colar de monitoramento animal, com o objetivo de encontrar um padrão capaz de predizer a chance de ocorrência de enfermidade, onde entre as doenças avaliadas será dado enfoque na ocorrência de metrite. Também avaliar o comportamento de vacas leiteiras, com base no perfil de ruminação, atividade, ócio e esforço respiratório no período de transição e auxiliar no diagnóstico precoce de enfermidades no pós-parto recente.

Justificativa

O período de transição é considerado um período crítico na vida da vaca, porque é nesse momento que a vaca apresenta uma resposta imune deficiente, dificuldade em manter a homeostase de alguns processos metabólicos e ocorre alterações hormonais devido a gestação, parto e início de lactação, esse fatores contribuem para a vaca entrar em déficit energético, favorecendo a ocorrência de múltiplas enfermidades. LEBLANC (2010) estimou que 30 a 50% das vacas passam algum desafio sanitário na época do parto. Dentre essas doenças temos a cetose que pode acometer até 43% do rebanho na sua forma subclínica, esta condição pode resultar em menor produção de leite, desempenho reprodutivo reduzido e aumento do risco de outras doenças, incluindo fígado gorduroso, deslocamento de abomaso e metrite. KAUFMAN et al (2016), observou em seu estudo que 35% das vacas diagnosticadas com cetose subclínica tiveram pelo menos um outro problema de saúde registrado durante as primeiras 4 semanas pós-parto.
Buscar por ferramentas que possam auxiliar no diagnóstico precoce das enfermidades é fundamental nesse inicio de lactação, uma vez que dependendo da gravidade da doença pode comprometer a lactação ou até a permanência do animal no rebanho. LEBLANC (2010) observou que aproximadamente 75% das doenças em vacas lactantes ocorrem no primeiro mês pós-parto, enfatizando o quanto esse é um período desafiador e importante para o sucesso da lactação do animal. Os avanços tecnológicos podem melhorar a detecção das enfermidades, uma vez que medem o comportamento do animal em tempo integral. No estudo de Huzzy e colaboradores (2007) observaram que vacas que possuíam um consumo menor de alimento e desprendiam um tempo menor para a ruminação, apresentavam maiores risco de desenvolver enfermidades. Neste mesmo estudo estimaram que, a cada 1 kg/MS consumida a menos e a redução de 10 minutos no tempo de alimentação durante a última semana pré-parto, as chances de desenvolver cetose subclínica aumentaram em 2,2 vezes.

Metodologia

Utilizar um banco de dados disponibilizado pela empresa Cowmed, que possui um colar de monitoramento animal (C-Tech, Chip Inside), composto de um acelerômetro que capta movimentação de pescoço, e com base nessa tecnologia capta movimentos de ruminação, atividade, esforço respiratório e ócio 24h por dia.
A base de dados que será utilizada possui informações de vacas leiteiras durante o período de secagem, pré e pós-parto, e também de novilhas em período reprodutivo de fazendas localizadas no Brasil. Será avaliado a ocorrência de enfermidades nesses animais, como as doenças do pós-parto recente (infecções uterinas, transtornos metabólicos ou infeções no geral) e será avaliado um padrão de comportamento de animais saudáveis e animais enfermos. Os dados serão analisados como o tempo total, em minutos, que o animal expressou cada comportamento em um período de 24h. O efeito de grupos, tempo e sua interação em variáveis de comportamento serão avaliados usando modelos estatísticos adequados para a análise correta dos dados, sendo considerado significativo P < 0,05.

Indicadores, Metas e Resultados

1. Será avaliado o perfil de ruminação, atividade, esforço respiratório e ócio de vacas com enfermidades, afim de predizer a chance de ocorrência da enfermidade e auxiliando num diagnóstico precoce.
2. Será avaliado o comportamento pré-parto de vacas com problemas no pós-parto, afim de identificar vacas que apresentam predisposição a transtornos do pós-parto recente.

Espera-se que vacas que apresentam alguma enfermidade clínica, tenham uma mudança em seu tempo de ruminação, atividade, esforço respiratório ou ócio alguns dias antes do aparecimento dos sinais clínicos, com isso auxiliando num diagnóstico precoce e um tratamento mais efetivo da doença.
Espera-se também ser capaz de predizer a chance de desenvolver uma doença pós-parto, com base no comportamento pré-parto de vacas leiteiras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AGUIMAR DA SILVA LIMA FILHO
BERNARDO DA SILVA MENEZES
CASSIO CASSAL BRAUNER20
DAVID DE PAULA AMERICO
EDUARDO SCHMITT20
EMANOEU VITOR TEIXEIRA BATISTA
JINAVILA DANDARA DE OLIVEIRA ROCHA
JORDANI BORGES CARDOSO
JOSE LUIZ PASSOS
JULIANO PERES PRIETSCH
KAUANI BORGES CARDOSO
Rogério Ferreira
THUANNE CORREA BRANCAO
WALTEIR JUSTINO DA SILVA JUNIOR

Página gerada em 28/03/2024 11:04:52 (consulta levou 0.284664s)