Nome do Projeto
Eletrocardiograma em foco
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/06/2023 - 01/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O presente projeto tem como objetivo principal aprofundar os conhecimentos sobre os registros eletrocardiográficos e suas aplicações fisiológicas, clínicas e anatômicas. Por meio do aprofundamento teórico acerca do tema, da realização de demonstrações práticas e de casos clínicos discutidos nas reuniões semanais esperamos complementar a formação dos discentes e facilitar a compreensão do eletrocardiograma.

Objetivo Geral

Aprofundar os conhecimentos sobre os registros eletrocardiográficos e suas aplicações fisiológicas, clínicas e anatômicas.

Justificativa

Por ser um dos exames mais importantes da rotina médica, o eletrocardiograma deve ser entendido em detalhes. Neste sentido, torna-se necessário aprofundar o conhecimento teórico, mas também utilizar abordagens práticas integrativas acerca da disciplina de fisiologia cardiovascular, a fim de potencializar o entendimento do conteúdo em questão.

Metodologia

Será utilizado o eletrocardiógrafo Medikee 1203-C pertencente ao Departamento de Fisiologia e Farmacologia para orientações/discussões sobre o posicionamento dos eletrodos, contagem da frequência cardíaca, identificação das ondas, determinação de segmentos e intervalos, orientação do eixo cardíaco médio, e outros parâmetros pertinentes para interpretação eletrocardiográfica.
Ademais, serão usados questões de estudo e/ou casos clínicos para estimular o raciocínio diagnóstico e de acompanhamento dos pacientes.

Indicadores, Metas e Resultados

A partir da realização do presente projeto, espera-se complementar a formação dos discentes envolvidos por
meio da consolidação das bases fundamentais da fisiologia cardiovascular, na esperança de facilitar a compreensão do eletrocardiograma.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE LUIS GARCIA DA SILVA
ARTHUR DE FARIAS BETEMPS DA SILVA
BRUNO EDUARDO PEREIRA SILVA
FELIPE FABRICIO
MATHEUS VERAS PLACCE SALES
PAULO CAVALHEIRO SCHENKEL1
PETERSON ANICETO OSORIO
PIETRO EMERIM MORETTO
PITÁGORAS TERRA MACHADO
RENAN TERRA DE OLIVEIRA
SAMUEL BOSSLER CHAGAS

Página gerada em 28/04/2024 22:08:23 (consulta levou 0.143735s)