Nome do Projeto
Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/07/2023 - 12/06/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Desenvolvimento urbano
Resumo
O Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais foi criado como Projeto de extensão em 2002. Destina-se a fomentar a extensão, o ensino e a pesquisa na área da Geografia Urbana e da Geografia Regional. Congrega pesquisadores da UFPel e de outras instituições, professores, estudantes e comunidade de um modo geral, com interesse na discussão dos temas urbanos e regionais. Sistematiza o acervo de pesquisas, monografias, dissertações, teses e artigos produzidos na UFPel sobre os temas de interesse. Controla o acervo não digital de produções monográficas do curso de Licenciatura em Geografia da UFPel. Realiza cursos, seminários, palestras, grupos de estudos e outras atividades afins, com o objetivo de ampliar a discussão urbana e regional. Propõe-se a produzir publicações na área de atuação. Constitui uma fonte de produção de material didático para escolas, mapas e outras informações para a comunidade nas áreas do planejamento urbano e regional. Presta apoio às atividades comunitárias com vista ao planejamento urbano e regional.
Objetivo Geral
Disponibilizar um conjunto de informações, produções científicas, material didático e de apoio à comunidade em geral e aos professores das redes de ensino municipal e estadual. Ao longo do tempo o laboratório reuniu uma série de dados sobre o espaço urbano e regional, principalmente de Pelotas e das cidades da região do COREDE-Sul, podendo propiciar o desenvolvimento de cursos de extensão, pesquisas, ensino e eventos de âmbito local, regional, nacional e internacional versando sobre os temas estudados. Nesse sentido, o LEUR se tornou um centro de referência em banco de dados disponíveis à comunidade, bem como o responsável pela sistematização e disseminação do conhecimento urbano e regional na universidade.
Justificativa
Do ponto de vista social o projeto se justifica pelo fato de que a existência do conhecimento gerado pela extensão, pesquisa e ensino só faz sentido se for útil e servir à comunidade na qual o laboratório está inserido. Portanto, o acervo disponível no LEUR não pode ser privativo da universidade, mas precisa ser disponibilizado à comunidade para que seus membros possam usufruir do conhecimento gerado. Além do mais, grande parte dos estudos locais se voltam para a própria comunidade que, em projetos de extensão como este tem a possibilidade de utilizar esse conhecimento.
Por outro lado, desde uma mirada acadêmica, o conhecimento gerado precisa ser discutido à luz da realidade e, por isso, precisa ser posto à prova. Outra razão para que o acervo e as discussões sejam difundidas nos meios acadêmicos, também.
Por outro lado, desde uma mirada acadêmica, o conhecimento gerado precisa ser discutido à luz da realidade e, por isso, precisa ser posto à prova. Outra razão para que o acervo e as discussões sejam difundidas nos meios acadêmicos, também.
Metodologia
Utiliza-se sobretudo o método da pesquisa-ação como norteador dos trabalhos, haja vista que se trata de um método que atua em dois sentidos, tanto no planejamento por parte de quem elabora os projetos de extensão, pesquisa e ensino, quanto por aqueles a quem se dirigem tais projetos. Assim, a comunidade não é apenas alvo do conhecimento, mas torna-se também parte. Os temas de investigação, dos seminários ofertados, dos acervos gerados, são oriundos do trabalho acadêmico em consonância com a comunidade. As ações geradas são, portanto, fruto desse duplo sentido da produção do conhecimento.
As ações de extensão se dão pela oferta de cursos, oficinas práticas e teóricas e o desenvolvimento de projetos junto às comunidades, como são exemplo o Cidade e Cidadania, o Hortas Urbanas e o Seminário de Estudos Urbanos e Regionais.
As ações de extensão se dão pela oferta de cursos, oficinas práticas e teóricas e o desenvolvimento de projetos junto às comunidades, como são exemplo o Cidade e Cidadania, o Hortas Urbanas e o Seminário de Estudos Urbanos e Regionais.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto será considerado satisfatório se conseguir gerar produtos úteis à comunidade, tais como um acervo sistematizado de conhecimentos sobre o espaço urbano e regional, oficinas teóricas e práticas de interesse da população envolvida, projetos e atividades que resultem no envolvimento da universidade com a comunidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDREA MAIO ORTIGARA | |||
Cristine Jaques Ribeiro | |||
DIONE DUTRA LIHTNOV | |||
FERNANDA TOMIELLO | |||
GIOVANA MENDES DE OLIVEIRA | 2 | ||
Gabriel da Fonseca Gazal | |||
JANICE JARA CONCEIÇÃO DUTRA | |||
JANICE JARA CONCEIÇÃO DUTRA | |||
JOSUÉ KUHN VOLZ | |||
JUAN CARLOS PINANGO CONTRERAS | |||
Kauana Silveira Cardoso | |||
LUIZA HELENA CORREA TYBUSCH | |||
MARCELI TEIXEIRA DOS SANTOS | |||
MARCELI TEIXEIRA DOS SANTOS | |||
MARCIANO CUSTODIO FERREIRA | |||
MARIO DUARTE CANEVER | 2 | ||
MATEUS CABREIRA MARZULLO | |||
Maria Fernanda Ghisi | |||
MÁRLON COÍ ROJAS | |||
ROBINSON SANTOS PINHEIRO | 28 | ||
ROSSANNA PRADO PEREZ | |||
Rodrigo Salvador Benedeto Chiribao | |||
SIDNEY DANIEL BATISTA | 2 | ||
SIDNEY GONÇALVES VIEIRA | 40 | ||
STÉFANO DA PAIXÃO SANTOS | |||
Sandra Schmitt Soster | |||
THEO SOARES DE LIMA | |||
THEO SOARES DE LIMA | 8 | ||
TIARAJU SALINI DUARTE | 40 |