Nome do Projeto
Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso de Bacharelado em Física
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/06/2023 - 12/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O presente projeto aborda o combate à evasão e retenção acadêmica no curso de Bacharelado em Física. A evasão e retenção acadêmica atualmente representam uma barreira importante na formação de novos profissionais de nível superior. Esse quadro tem início no ensino fundamental e médio, tendo sido agravado pelo processo de pandemia recente. As ações deste projeto são focadas em suprir deficiências no aprendizado dos conteúdos programáticos em Física trazidas pelo corpo discente ingressante no curso de Bacharelado em Física.

Objetivo Geral

Combater a evasão e retenção acadêmica no curso de Bacharelado em Física.

Justificativa

A evasão e retenção acadêmica atualmente representam uma barreira importante na formação de novos profissionais de nível superior. Esse quadro tem início no ensino fundamental e médio, tendo sido agravado pelo processo de pandemia recente.

Metodologia

(i) Serão realizados encontros com o corpo discente ingressante durante o semestre letivo de ingresso, onde serão revisados conteúdos programáticos de Física do ensino médio. A apresentação dos conteúdos será acompanhada da realização de experimentos em Física, de modo a complementar a parte teórica e despertar interesse e motivação.

(ii) Será buscada a concentração de horário de aula em turno único, de modo a viabilizar a atividade laboral e acadêmica concomitante do corpo discente.

Indicadores, Metas e Resultados

(i) Realizar 6 (seis) encontros de revisão ao longo de cada semestre de ingresso coberto pelo presente projeto. Como resultado espera-se a diminuição da evasão e retenção em relação aos semestres letivos anteriores, tendo como medida a razão entre o número de ingressantes durante o tempo de vigência do presente projeto e o número desses ingressantes vinculados ao curso ao final do projeto.

(ii) Buscar a concentração de horário em turno único de forma gradativa, a partir do primeiro semestre da grade curricular, de modo que a cada semestre letivo um novo semestre da grade curricular tenha seu horário concentrado. Como resultado espera-se a diminuição da evasão e retenção em relação aos semestres letivos anteriores, tendo como medida a razão entre o número de ingressantes durante o tempo de vigência do presente projeto e o número desses ingressantes vinculados ao curso ao final do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRA GOUVEA LUCATELLI
ARTHUR MADEIRA CARDOSO
CLEBER INFANTE COUTINHO
DANIELA OLIVEIRA MORAIS
JOEL PAVAN
JONATHAN RIBEIRO AVILA
KENNY BRENO MORAES CASTELO
LUISA DOS SANTOS TORRES
MARIO LUCIO MOREIRA
MAURICIO JEOMAR PIOTROWSKI
ROBERTH GUERREIRO FONTE
WAGNER TENFEN
WERNER KRAMBECK SAUTER
WILLIAN EDGARDO ALAYO RODRIGUEZ

Página gerada em 27/04/2024 16:56:41 (consulta levou 0.187220s)