Embora os problemas apontados acima não sejam uma particularidade do Bacharelado em Antropologia, visto que concernem o panorama mais amplo do ensino superior na UFPel, entende-se que as ações de enfrentamento a serem implementadas neste Curso precisam estar fundamentadas em dados empíricos concretos que permitam uma reflexão mais profunda e a implementação de ações precisas que atuem sobre as causas destes problemas.
Neste sentido, a primeira etapa da metodologia propõe um estudo de caráter quantitativo e qualitativo que, tomando por base o histórico geral do Curso, identifique a evolução do quadro discente em termos de ingressos e egressos, considerando percentagens de retenção, evasão, abandono, reprovação, mas também de inserção no mercado de trabalho e continuidade de estudos em nível de outras graduações ou pós-graduação. Este diagnóstico será feito através da aplicação de formulário eletrônico estruturado com questões pontuais de respostas fechadas e abertas com estudantes que ingressaram no curso desde sua fundação.
A segunda etapa da metodologia prevê a compilação e sistematização dos dados deste levantamento, associados aos dados institucionais, para subsidiar posteriores reflexões, discussões e tomadas de decisões coletivas.
A terceira etapa do processo implica na constituição de fóruns de discussão (presenciais e em sistema remoto), envolvendo egressos que responderam ao formulário, discentes que permanecem vinculados ao Curso, docentes e técnicos administrativos.
A quarta etapa consiste no encaminhamento e implementação de ações para a reversão, enfrentamento e superação dos problemas identificados nas etapas anteriores e que poderão compreender :
- atualização e adequação do Projeto Pedagógico de Curso;
- estabelecimento de parcerias com a sociedade civil, órgãos públicos e privados visando à abertura de estágios e potencializando a inserção no mercado de trabalho;
- implementação de uma sistemática de auto-avaliação do Curso com participação discente e de agentes técnicos;
- priorizar a concentração da oferta de disciplinas em turno único;
- instituir uma política de acompanhamento pedagógico e ou psicológico de discentes, em diálogo com os setores responsáveis por estas alçadas na UFPel (CODIn, PRAE, NAI, NUGEM, NUAAD, etc.);
- ampliar a relação com outros Cursos da UFPel que ofertem disciplinas compatíveis com a formação antropológica almejada pelo Projeto Pedagógico da Antropologia;
- incentivar o reestabelecimento do Diretório Acadêmico e da Semana Acadêmica, atualmente inativos;
- dar continuidade aos eventos de acolhimento de estudantes ingressantes no Curso, bem como buscar a promoção de outros eventos no transcorrer do ano letivo;
- estimular a participação de estudantes nos eventos abertos da UFPel, como Mostra de Cursos, SIIEPE, aulas e intervenções em espaços;
- acentuar as atividades de ensino, pesquisa e extensão articuladas com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia e outros PPGs da UFPel.