Nome do Projeto
Estudo antropológico sobre percepções, emoções e inteligência artificial
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/05/2023 - 28/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A proposta constitui um desdobramento de experiências de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas ao longo dos 15 anos pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGAnt/UFPel), particularmente à linha de investigação 'Máquinas, Corpos e Grafias' do Coletivo Antropoéticas. Considerando que a Inteligência Artificial (IA) media e produz práticas, relações, subjetividades, alteridades, modos de vivenciar e conceber o espaço, o tempo e a própria existência, este projeto propõe o desenvolvimento de dispositivos numéricos por meio de realidades mistas, capazes de mediar dos processos de verbalização e compreensão de emoções relacionadas a fenômenos percebidos pelo corpo. O método para o estudo baseia-se na associação entre narrativas orais e ferramentas de IA, tais como a DALL-E e a Midjourney, que geram imagens digitais a partir de prompts de comando seguidos de uma frase, evocando experiências sensoriais distintas e imaginários que sustentem as representações artificiais em cada situação narrada. Tomaremos como universos de investigação, coletivos com os quais já temos sólidos vínculos de pesquisa: a Comunidade Quilombola Rincão das Almas, em São Lourenço do Sul (RS); o Grupo de Auto e Mútua ajuda Vozes que nos Unem, em Rio Grande (RS), coletivos de candombe uruguaio, além de segmentos sociais que circulam em espaços públicos. Com eles, pretendemos dar início a experimentações mediadas por dispositivos tecnológicos de IA com vistas à comunicação de experiências sensoriais associadas a intuições, premonições, sonhos e acontecimentos que desejem relatar.

Objetivo Geral

Partindo de uma perspectiva multimodal (LAPLANTINE, 2005) o presente projeto tem por objetivo adensar e expandir as formas de narrar e extroverter pesquisas etnográficas realizadas de forma colaborativa a partir de dispositivos tecnológicos de IA. Com isso, busca-se produzir e analisar representações imagéticas e sonoras que respondam à voz e aos conteúdos das experiências narradas pelas pessoas, seja pela oralidade, seja pela escrita, buscando identificar os modos como elas respondem a essas experiências. Acredita-se que o estudo possa diversificar a produção de “imagens” acerca dos sentidos, a partir da experimentação da construção de narrativas que partam da afecção em campo, como uma tentativa de tornar possível a compreensão de seus aspectos intangíveis. Tendo em vista que o universo das relações humanas extrapola a proeminência cultural da visão e da audição, buscamos fornecer subsídios para uma primeira aproximação do grupo com questões que envolvem multissensorialidade e mediação de acessibilidades visuais e sonoras (VERGARA e KASTRUP, 2013).

Justificativa

Compreendendo que as novas tecnologias mediam e produzem práticas, relações e subjetividades próprias da cultura contemporânea e que as mutações sociais provocadas pela onipresença da IA têm agência sobre a totalidade das relações humanas em termos de subjetividades, alteridades, modos de vivenciar e conceber o espaço, o tempo, o mundo e a existência, este projeto justifica-se pela proposta inovadora no campo antropológico, relacionada ao desenvolvimento de dispositivos numéricos por meio de realidades mistas.

Em consonância com “sistemas perceptivos complexos” (SANTAELLA, 2004), as emoções (REZENDE; COELHO, 2010; LE BRETON, 2019) são significadas de acordo com o universo simbólico e cultural de cada pessoa. É nessa direção que linguagens poéticas como a fotografia, o audiovisual, as ambiências sonoras e a performance contribuem para uma epistemologia que incorpora a experiência estética como forma de produção do conhecimento e de comunicação dos resultados. A proposta de “especulação fabulativa” de Donna Haraway (2019), por exemplo, evidencia que o processo de conhecimento pode ser mediado por práticas político-poéticas que implicam emoção e imaginação.

Metodologia

Trata-se de uma pesquisa antropológica, com abordagem interdisciplinar, ancorada no método etnográfico e na pesquisa-ação. O estudo da relação entre as emoções evocadas por experiências sensoriais distintas e o imaginário que sustenta as representações artificiais em cada situação narrada será baseado na associação entre narrativas orais e ferramentas de Inteligência Artificial (IA), tais como a DALL-E e a Midjourney, que geram imagens digitais a partir de prompts de comando seguidos de uma frase. A partir dos resultados aportados por cada experimentação em campo, buscaremos variações dos resultados e aplicabilidades pensadas para o campo da antropologia multimodal. Teremos em mente também, a potencialidade da pesquisa para a produção de éticas e estéticas relacionadas à acessibilidade e a mediações no campo visual e sonoro (VERGARA e KASTRUP, 2013).
Quatro universos de investigação consolidados por pesquisadores do Coletivo Antropoéticas serão alvo do estudo e da pesquisa-ação:
- mulheres quilombolas da comunidade Rincão das Almas em São Lourenço (RS), que relatam experiências premonitórias que lhes chegam por meio da intuição, dos sonhos e de pensamentos inesperados.
- grupo de Auto e Mútua ajuda Vozes que nos Unem em Rio Grande (RS), nos quais mulheres que receberam diagnósticos de doença mental ao longo de sua trajetória de vida, e mulheres que nunca foram patologizadas, referem experiências sensoriais diversas, positivas e negativas, manifestadas por meio de vozes internas (pensamentos ou vozes da consciência) e vozes externas (de entes espirituais e pessoas não presentes), sonhos que carregam mensagens, cheiros que anunciam presenças e acontecimentos e outras mais.
- coletivo de candombe da cidade de Bagé (RS), fronteira com o Uruguai, que, tal como as comunidades candomberas uruguaias, considera que a aprendizagem desta manifestação musical afro-latino-americana que não se limita às intenções e ações humanas, pois repousa na correspondência entre corpo, ritmo e ambiente, bem como na sinergia entre tamborileiros.
- espaços públicos da cidade de Pelotas, onde serão feitas intervenções com auxílio de um notebook portátil, buscando acessar diversos segmentos sociais, dentre os quais se busca mensurar a percepção de experiências similares em pessoas que convivem com as mesmas de modo naturalizado.

Indicadores, Metas e Resultados

Dentre as metas e resultados esperados para este projeto, destacamos:

- Problematização das potencialidades e limitações das Realidades Mistas que permitem a combinação cooperativa do mundo físico com o ambiente digital;
- Investigação sobre as IAs, enquanto aliadas a múltiplas linguagens, podendo contribuir para o campo antropológico, sobretudo no que diz respeito às metodologias de pesquisa e, mais especificamente, à escrita etnográfica;
- Mediação de processos de verbalização e compreensão de emoções relacionadas a fenômenos percebidos pelo corpo a partir do desenvolvimento de dispositivos numéricos por meio de inteligências artificiais;
- Compreensão do tipo de relação estabelecida entre o campo das experiências sensoriais (e os significados simbólicos atribuídos por cada pessoas) em relação com os processos e produtos decorrentes das ações mediadas pelas ferramentas de IA;
- Investigação das potencialidades da “especulação fabulativa” (HARAWAY, 2019), em articulação com os resultados advindos das práticas com as ferramentas de IA, no processo de narrar;
- Desenvolvimento de formas de restituição transmídia para pesquisas antropológicas que vêm sendo desenvolvidas de forma dialógica há anos junto às comunidades em questão, buscando soluções para mediações de acessibilidade visual e sonora.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAUDIA TURRA MAGNI6
DANIELE BORGES BEZERRA
GUILHERME RIBEIRO CORRÊA6
HAMILTON OLIVEIRA BITTENCOURT JÚNIOR2
Joaquim Francisco dos Santos Neto
LISANDRO LUCAS DE LIMA MOURA
PATRÍCIA DOS SANTOS PINHEIRO
PEDRO HENRIQUE GUATURA DARLAN
REGINALDO DA NOBREGA TAVARES6

Página gerada em 25/04/2024 04:37:07 (consulta levou 0.158659s)