Nome do Projeto
ATENDIMENTO DIETÉTICO NA UNIDADE CUIDATIVA DE PELOTAS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/05/2023 - 19/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O presente projeto será desenvolvido na Cuidativa – Ambulatório de Cuidados Paliativos, que incorpora o Centro Regional de Cuidados Paliativos UFPel, localizado na Laneira, antiga fábrica de lãs. Idealizada em 2015 e implementada a partir de 2016, a Cuidativa ou day care, possui como principal objetivo ofertar cuidados paliativos e oportunizar maior Qualidade de Vida para as pessoas que apresentam doenças crônicas que ameaçam a vida, em ambiente ambulatorial, lúdico com integração de várias áreas do conhecimento. O objetivo geral do projeto é prestar assistência nutricional a comunidade e criar ambiente de treinamento para professores e alunos. A prestação da assistência nutricional a indivíduos portadores de patologias passíveis de tratamento dietético ocorre através da avaliação nutricional, tratamento dietético e acompanhamento dos pacientes. O público-alvo será composto por pacientes da população da Região Sul do Estado e por acadêmicos do curso de Nutrição. Espera-se que os pacientes atendidos adotem, após a orientação nutricional, hábitos de vida mais saudáveis, os quais podem atuar tanto na prevenção como no tratamento de certas doenças crônicas e proporcionar melhor qualidade de vida. Além disso, espera-se que o projeto proporcione melhor formação dos acadêmicos envolvidos para atuarem futuramente na sua profissão, os quais estarão aptos a dar assistência nutricional à população em geral e a desenvolver atividades de pesquisa e extensão. Assim, o projeto atende o preceito de indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, fomenta a formação técnica e cidadã dos acadêmicos e oportuniza a produção e difusão de novos conhecimentos e novas metodologias.

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto é prestar assistência nutricional a comunidade e criar ambiente de treinamento para professores e alunos.

Justificativa

Sabe-se que a incidência de doenças crônicas passíveis de tratamento dietético, tais como: câncer, obesidade, diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, doenças cardiovasculares, entre outras, tem sido crescente, sendo que as primeiras tem alcançado lugar de destaque como causa de morte, tornando-se graves problemas de saúde pública. A literatura é vasta quanto aos aspectos etiológicos dessas doenças, e o estado de nutrição tem papel relevante na gênese e no tratamento dessas doenças. Assim sendo, a nível acadêmico, estas e outras patologias correlatas, tem um lugar de destaque no sentido de preparar profissionais de nutrição habilitados para lidar com essa situação. A teoria vinculada à prática permanente forma profissionais mais conscientes e seguros dos seus compromissos. Assim, foi criado o presente projeto, na tentativa de preencher um espaço em termos da prática da nutrição, o qual permitirá, através do treinamento do aluno, o retorno do serviço prestado à comunidade para a qual a Universidade está voltada.
Nos municípios de Pelotas e Região, bem como no RS e no país cerca de 75% dos óbitos, são causados por doenças crônicas, com destaque para cardiovasculares e neoplasias. Os sistemas e serviços de saúde publica, em geral não fornecem atenção adequada para controle de sintomas associados a doenças crônicas em contexto de rede em diferentes pontos de atenção à saúde. A falta de informação sobre cuidados paliativos gera muitos preconceitos, tanto de profissionais da saúde em geral como das pessoas leigas, as quais, por vezes, acreditam que os serviços de cuidados paliativos servem para quem está morrendo. Um exemplo clássico está associado a pacientes oncológicos, a falta de conhecimento sobre cuidados paliativos e sua indicação, pode levar a muitas situações de não acesso ou não acolhimento de pacientes com diagnóstico inicial de câncer fora de possibilidade de cura, os quais são encaminhados somente em situações extremas e de terminalidade, para serviços de cuidados paliativos.
Neste contexto, a Organização Mundial da Saúde define cuidados paliativos como estratégia que melhora a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias, na presença de problemas associados a doenças sem possibilidade de cura e que ameaçam a vida, mediante prevenção e alívio de sofrimento, pela detecção precoce e tratamento de dor ou outros problemas físicos, psicológicos, sociais e espirituais, alcançando inclusive a fase de luto” (WHO, 2007).
O Centro Regional de Cuidados Paliativos UFPEL constituído na concepção de rede, com diferentes cenários para atender pessoas em variadas trajetórias de doenças que ameaçam a vida (Hospice- internação, PIDI - atenção domiciliar, ambulatório) traz na Unidade Cuidativa - Ambulatório de Cuidados Paliativos, a essência do cuidado integral de indivíduos singulares que apresentam sofrimento de ordem física, emocional, social e espiritual durante a trajetória de doenças crônicas, com objetivo de CUIDAR e melhorar a qualidade de vida desta população. Diante do exposto, o projeto de extensão em pauta está justificado por atender necessidades de saúde da população de Pelotas e Região, com integração do quadrilátero Assistência, Ensino, Pesquisa e Extensão.

Metodologia

Inicialmente, os acadêmicos envolvidos no projeto observarão o atendimento dietético realizado pelos professores e iniciarão seu envolvimento: na elaboração do material a ser utilizado nos atendimentos; em pesquisas bibliográficas; e em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Após, os acadêmicos atenderão à população sob a supervisão dos professores. Dessa forma, ao final do projeto os acadêmicos estarão aptos a dar assistência nutricional à sociedade, a fazer uma adequada anamnese alimentar e avaliação nutricional dos pacientes, a prescrever dietas, a fazer um adequado acompanhamento nutricional dos pacientes e a desenvolver atividades de extensão e pesquisa. Ao final, os acadêmicos estarão envolvidos na etapa de publicação dos resultados obtidos nas pesquisas desenvolvidas e na etapa de avaliação das ações.
O projeto terá ação de prestação de serviços a comunidade a nível estadual, que busca atendimento e acompanhamento na unidade cuidativa.

Indicadores, Metas e Resultados

INDICADORES
- Acadêmicos aptos para atuarem em assistência nutricional à população em geral e a desenvolver atividades de pesquisa e extensão.
- Avaliar satisfação dos Usuários em relação às ações desenvolvidas espera-se atingir satisfação maior ou igual a 80% em uma escala de 0 a 100%
- Impacto: maior qualidade de vida dos indivíduos expostos, mensuração através de ferramenta validada para mensurar qualidade de vida em cuidados paliativos (POS-BR).

METAS
- Adoção, pelos pacientes atendidos, após a orientação nutricional, de hábitos de vida mais saudáveis, os quais podem atuar tanto na prevenção como no tratamento de certas doenças crônicas e proporcionar melhor qualidade de vida.
- Melhor formação técnico científica dos alunos envolvidos para atuarem futuramente na sua profissão, os quais estarão aptos a dar assistência nutricional à população em geral e a desenvolver atividades de pesquisa e extensão.
- Estimular a ressocialização e apropriação de saberes pelos usuários, em ambiente dinâmico e humanizado.

RESULTADOS ESPERADOS
- Resgate da auto-estima de pacientes e familiares.
- Maior solidariedade entre os sujeitos envolvidos em “relação horizontal”.
- Troca de Vivências e Experiências, para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento na trajetória das doenças que envolvem pacientes e familiares.
- Melhora de Qualidade de Vida de pacientes, familiares, cuidadores.
- Melhora da autonomia e independência de pacientes com doenças crônicas.
- Integração de diferentes saberes e áreas do conhecimento.
- Aquisição de hábitos alimentares saudáveis.
- Valorização de indivíduos e não das doenças que o acometem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA DOUMID BORGES PRETTO4
ALESSANDRA PEGORARO SCHIAVON
ANA BEATRIZ MACIEIRA DE SOUZA
ANA CLARA DOS ANJOS ALVARENGA
CAROLINE RAPHAELLI DE MEDEIROS
EDIANA VÖLZ NEITZKE KARNOPP
EDIANA VÖLZ NEITZKE KARNOPP
LARISSA AMARAL DE MATOS6
LUANA DIAS CAMPANI
LUANA SILVA DA SILVA
LUIZA DA CONCEICAO DA ROSA
NÁTALI FONSECA MORAES
ROSANILDE MARIA DE ALMEIDA
SAMARA DUTRA DA SILVEIRA BRAZ

Página gerada em 29/04/2024 02:31:03 (consulta levou 0.149068s)