Nome do Projeto
DISSECAÇÃO E PREPARAÇÃO DE PEÇAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANATOMIA HUMANA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/06/2023 - 15/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A dissecação é uma técnica que objetiva dar visibilidade a estruturas anatômicas que não podem ser visualizadas enquanto uma peça anatômica cadavérica encontra-se intacta. O presente projeto visa promover a preparação de peças cadavéricas, através da dissecação, de modo a torná-las materiais didáticos possíveis de serem utilizados para o estudo de Anatomia Humana pelos diversos cursos no Departamento de Morfologia. As dissecações serão realizadas por acadêmicos, orientados e supervisionados pelos docentes responsáveis. Espera-se, ao final da atividade, fornecer peças anatômicas cadavéricas preparadas para a utilização didática nos processos de ensino e aprendizagem relacionados à Anatomia Humana.

Objetivo Geral

Preparar materiais cadavéricos para ensino e aprendizagem de anatomia humana.

Justificativa

As atividades relacionadas ao processo de elaboração de peças didáticas são de extrema importância, posto que possibilitam a criação de um rico material de ensino, sendo constituintes de partes importantes para a prática dos estudantes da área da saúde. No atual cenário das Universidades Públicas, as peças anatômicas são difíceis de se obter e dissecar. Sob esse prisma, é de suma importância desenvolver projetos que propiciem o fornecimento desse material que além de contribuir diretamente com o conhecimento dos que atuarem diretamente repercute em ganho aos futuros estudantes que se beneficiarão da produção do mesmo.

Metodologia

O projeto será executado pelo corpo docente participante, que realizará a orientação dos discentes. Os discentes cumprirão atividades semanais sob supervisão docente de estudo, dissecação, registro fotográfico e catalogação das estruturas abordadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se a inserção do discente nas atividades de ensino da anatomia humana contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo, através de experiências orientadas; Produção de peças e dissecação dos cadáveres doados ao departamento de morfologia da Universidade Federal de Pelotas, com a enfoque em produção voltada ao ensino e conservação; E a realização de registro fotográfico das etapas e processos desenvolvidos.

Página gerada em 18/05/2025 01:13:24 (consulta levou 0.150656s)