Nome do Projeto
DISSECAÇÃO E PREPARAÇÃO DE PEÇAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANATOMIA HUMANA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/06/2023 - 15/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A dissecação é uma técnica que objetiva dar visibilidade a estruturas anatômicas que não podem ser visualizadas enquanto uma peça anatômica cadavérica encontra-se intacta. O presente projeto visa promover a preparação de peças cadavéricas, através da dissecação, de modo a torná-las materiais didáticos possíveis de serem utilizados para o estudo de Anatomia Humana pelos diversos cursos no Departamento de Morfologia. As dissecações serão realizadas por acadêmicos, orientados e supervisionados pelos docentes responsáveis. Espera-se, ao final da atividade, fornecer peças anatômicas cadavéricas preparadas para a utilização didática nos processos de ensino e aprendizagem relacionados à Anatomia Humana.

Objetivo Geral

Preparar materiais cadavéricos para ensino e aprendizagem de anatomia humana.

Justificativa

As atividades relacionadas ao processo de elaboração de peças didáticas são de extrema importância, posto que possibilitam a criação de um rico material de ensino, sendo constituintes de partes importantes para a prática dos estudantes da área da saúde. No atual cenário das Universidades Públicas, as peças anatômicas são difíceis de se obter e dissecar. Sob esse prisma, é de suma importância desenvolver projetos que propiciem o fornecimento desse material que além de contribuir diretamente com o conhecimento dos que atuarem diretamente repercute em ganho aos futuros estudantes que se beneficiarão da produção do mesmo.

Metodologia

O projeto será executado pelo corpo docente participante, que realizará a orientação dos discentes. Os discentes cumprirão atividades semanais sob supervisão docente de estudo, dissecação, registro fotográfico e catalogação das estruturas abordadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se a inserção do discente nas atividades de ensino da anatomia humana contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo, através de experiências orientadas; Produção de peças e dissecação dos cadáveres doados ao departamento de morfologia da Universidade Federal de Pelotas, com a enfoque em produção voltada ao ensino e conservação; E a realização de registro fotográfico das etapas e processos desenvolvidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE CRESPO DA COSTA6
GABRIELA OLIVEIRA PACHECO
JOSEANE JIMENEZ ROJAS5
LAURA BEATRIZ DE SOUZA CAMPOS
MARCIO OSORIO GUERREIRO5
MARIANA SOARES VALENCA5
Mateus Casanova dos Santos5
PEDRO MEDEIROS CORREA
VINICIUS KAISER QUEIROZ

Página gerada em 24/04/2024 00:51:05 (consulta levou 0.168903s)