Nome do Projeto
Análise de padrões alimentares no romance O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
26/06/2023 - 26/06/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Érico Veríssimo (1905-1975) é um dos mais proeminentes autores sul-rio- grandenses e brasileiros do século XX. Entre os romances que escreveu, destaca-se "O Tempo e o Vento", que conta 150 anos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil em uma trilogia composta pelas obras "O Continente", "O Retrato" e "O Arquipélago", publicados entre 1949 e 1962. O romance relata as disputas entre famílias pelo poder, as guerras, a bravura dos homens e a força e resistência das mulheres por entre os anos que se desenvolvem os acontecimentos. A alimentação é uma necessidade básica do ser humano, indo além da perspectiva nutricional e biológica, pois também é um ato social, político e cultural, no qual os padrões alimentares de um grupo podem sustentar a identidade coletiva de um povo. Dentro deste contexto, a proposta deste estudo é analisar os padrões alimentares presentes na trilogia que compõe o romance "O Tempo e o Vento" de Érico Veríssimo, pensando os padrões alimentares identificados como elementos no processo de formação cultural da região, visto a importância da alimentação e das práticas alimentares na formação cultural, social e econômica de uma população. Além disso, este estudo se propõe a contextualizar a sociedade retratada na obra, bem como a identificação de alimentos, preparações, utensílios de cozinha, manuseio e formas de obtenção dos alimentos e sua relação com a formação da identidade regional.

Objetivo Geral

Analisar os padrões alimentares presentes na trilogia que compõe o romance "O Tempo e o Vento" de Érico Veríssimo, como elemento no processo de formação cultural da região, visto a importância da alimentação e das práticas alimentares na formação cultural, social e econômica da identidade regional.

Justificativa

A alimentação é uma necessidade básica do ser humano, sendo fundamental para a manutenção da vida. Porém, alimentação não deve ser vista e estudada apenas do ponto de vista nutricional e biológico, pois é um ato social, político e cultural. Por meio da alimentação e de padrões alimentares pode-se identificar características de uma região, de um país, de um povo. Obras literárias auxiliam no entendimento da sociedade, do contexto histórico e na observação de diferentes perspectivas e formas de ver o mundo. Este trabalho busca estimular a associação entre a leitura de obra literária, a identificação dos padrões alimentares, bem como sua importância no contexto histórico e na formação da identidade regional. A partir da análise desta obra de Érico Veríssimo, durante os estudos de pós doutorado em patrimônios alimentares, busca-se fundamentar conhecimentos para desenvolver uma nova linha de pesquisa que possa unir estudo de patrimônios alimentares em obras literárias. Esse estudo de identificação de padrões alimentares e de estímulo à leitura já vem sendo desenvolvido desde 2020 por meio de projeto de ensino e busca agora a articulação com a pesquisa.

Metodologia

Será realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados Scielo, Pubmed, CAPES e Google Acadêmico, utilizando-se descritores relacionados ao tema a ser pesquisado. Também será realizada uma busca bibliográfica em livros relacionados ao tema. Com base na bibliografia pesquisada e leitura crítica das obras literárias serão estabelecidas conexões teóricas visando explorar o tema dos padrões alimentares, identificação de alimentos, preparações, utensílios de cozinha, manuseio e obtenção de alimentos e o papel deste elementos no processo de formação cultural e social da região, visto que o romance retrata 150 anos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Indicadores, Metas e Resultados

- Leitura e análise das três obras que compõem a trilogia.
- Elaboração de três artigos científicos, cada um referente a uma obra da trilogia.
- Capacitação na área de estudos de patrimônio e cultura alimentar, por meio dos estudos de pós doutorado, visando desenvolvimento de futuras pesquisas na área.
- Aprofundamento de estudos na área de patrimônio e cultura alimentar visando o desenvolvimento dessa linha de pesquisa na área de alimentos do Departamento de Nutrição.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE PEREIRA DAS NEVES8
KELLY LAMEIRO RODRIGUES2
VITORIA LUDTKE WIEGAND

Página gerada em 29/04/2024 04:23:25 (consulta levou 0.132633s)