Nome do Projeto
Análise de padrões alimentares no romance O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
26/06/2023 - 01/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Érico Veríssimo (1905-1975) é um dos mais proeminentes autores sul-rio- grandenses e brasileiros do século XX. Entre os romances que escreveu, destaca-se "O Tempo e o Vento", que conta 150 anos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil em uma trilogia composta pelas obras "O Continente", "O Retrato" e "O Arquipélago", publicados entre 1949 e 1962. O romance relata as disputas entre famílias pelo poder, as guerras, a bravura dos homens e a força e resistência das mulheres por entre os anos que se desenvolvem os acontecimentos. A alimentação é uma necessidade básica do ser humano, indo além da perspectiva nutricional e biológica, pois também é um ato social, político e cultural, no qual os padrões alimentares de um grupo podem sustentar a identidade coletiva de um povo. Dentro deste contexto, a proposta deste estudo é analisar os padrões alimentares presentes na trilogia que compõe o romance "O Tempo e o Vento" de Érico Veríssimo, pensando os padrões alimentares identificados como elementos no processo de formação cultural da região, visto a importância da alimentação e das práticas alimentares na formação cultural, social e econômica de uma população. Além disso, este estudo se propõe a contextualizar a sociedade retratada na obra, bem como a identificação de alimentos, preparações, utensílios de cozinha, manuseio e formas de obtenção dos alimentos e sua relação com a formação da identidade regional.
Objetivo Geral
Analisar os padrões alimentares presentes na trilogia que compõe o romance "O Tempo e o Vento" de Érico Veríssimo, como elemento no processo de formação cultural da região, visto a importância da alimentação e das práticas alimentares na formação cultural, social e econômica da identidade regional.
Justificativa
A alimentação é uma necessidade básica do ser humano, sendo fundamental para a manutenção da vida. Porém, alimentação não deve ser vista e estudada apenas do ponto de vista nutricional e biológico, pois é um ato social, político e cultural. Por meio da alimentação e de padrões alimentares pode-se identificar características de uma região, de um país, de um povo. Obras literárias auxiliam no entendimento da sociedade, do contexto histórico e na observação de diferentes perspectivas e formas de ver o mundo. Este trabalho busca estimular a associação entre a leitura de obra literária, a identificação dos padrões alimentares, bem como sua importância no contexto histórico e na formação da identidade regional. A partir da análise desta obra de Érico Veríssimo, durante os estudos de pós doutorado em patrimônios alimentares, busca-se fundamentar conhecimentos para desenvolver uma nova linha de pesquisa que possa unir estudo de patrimônios alimentares em obras literárias. Esse estudo de identificação de padrões alimentares e de estímulo à leitura já vem sendo desenvolvido desde 2020 por meio de projeto de ensino e busca agora a articulação com a pesquisa.
Metodologia
Será realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados Scielo, Pubmed, CAPES e Google Acadêmico, utilizando-se descritores relacionados ao tema a ser pesquisado. Também será realizada uma busca bibliográfica em livros relacionados ao tema. Com base na bibliografia pesquisada e leitura crítica das obras literárias serão estabelecidas conexões teóricas visando explorar o tema dos padrões alimentares, identificação de alimentos, preparações, utensílios de cozinha, manuseio e obtenção de alimentos e o papel deste elementos no processo de formação cultural e social da região, visto que o romance retrata 150 anos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Indicadores, Metas e Resultados
- Leitura e análise das três obras que compõem a trilogia.
- Elaboração de três artigos científicos, cada um referente a uma obra da trilogia.
- Capacitação na área de estudos de patrimônio e cultura alimentar, por meio dos estudos de pós doutorado, visando desenvolvimento de futuras pesquisas na área.
- Aprofundamento de estudos na área de patrimônio e cultura alimentar visando o desenvolvimento dessa linha de pesquisa na área de alimentos do Departamento de Nutrição.
- Elaboração de três artigos científicos, cada um referente a uma obra da trilogia.
- Capacitação na área de estudos de patrimônio e cultura alimentar, por meio dos estudos de pós doutorado, visando desenvolvimento de futuras pesquisas na área.
- Aprofundamento de estudos na área de patrimônio e cultura alimentar visando o desenvolvimento dessa linha de pesquisa na área de alimentos do Departamento de Nutrição.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINE PEREIRA DAS NEVES | 8 | ||
KELLY LAMEIRO RODRIGUES | 2 | ||
VITORIA LUDTKE WIEGAND |