Nome do Projeto
Caminho fabril: patrimônio industrial da cidade do Rio Grande
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2023 - 31/01/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Rio Grande é a cidade mais antiga do Rio Grande do Sul e guarda marcos históricos e patrimoniais importantes para o Estado. No final do século XIX até meados do século XX, transformou-se em um dos principais polos industriais da região, abrigando centenas de fábricas de diferentes setores e tamanhos. No processo de desindustrialização vivido mundialmente nos anos 1960, assistiu a crise fabril e, posteriormente, o início de uma nova fase industrial. Nesse sentido, tornou-se uma cidade fabril e operária, com um grande conjunto de patrimônio industrial. O objetivo deste projeto é valorizar e divulgar o passado industrial e operário da cidade do Rio Grande, utilizando os resultados de pesquisa realizada durante investigação de Pós-Doutorado neste PPG (2020-2022). As ações de extensão estarão calcadas, sobretudo, na realização de caminhadas pelas rotas do patrimônio industrial, bem como na divulgação dos resultados através das redes sociais e do site do projeto.

Objetivo Geral

Este projeto tem por objetivo divulgar e valorizar o patrimônio industrial da cidade do Rio Grande, bem como suas histórias e memórias. Com a participação de discentes da graduação e da Pós-Graduação desta Universiadade, e de parceria interinstitucional com a Universidade Federal do Rio Grande - FURG, através dos cursos de Arqueologia e História da FURG, também objetiva propocionar para os discentes a oportunidade de trabalhar em ações de extensão que visem o diálogo com a comunidade, a valorização e o registro de memórias sobre o patrimônio industrial.

Justificativa

Este projeto justifica-se pela urgência em proporcionar ações extensionistas que visem a preservação e valorização do patrimônio industrial da cidade do Rio Grande. Apesar de ter sido um dos principais polos industriais do Rio Grande do Sul, os vestígios materiais e imateriais deste passado encontram-se em situação de abandono, em ruína ou já foram destruídos por completo. Mesmo onde hoje encontram-se novas construções, ou novos usos, esse passado está esquecido e totalmente desvalorizado na cidade. Tal realidade afeta diretamente a comunidade local, tendo em vista a forte relação identitária e de pertencimento com o patrimônio industrial. Enquanto cidade operária, grande parte da população está direta ou indiretamente relacionada ao passado fabril, e se reocnhece nos seus vestígios e na sua memória. Portanto, este projeto auxilia no necessário processo de valorização local e de implementação de políticas públicas que valorizem este patrimônio ainda tão invisibilizado.

Metodologia

- Elaboração de rotas e percursos pela cidade
- Realização de caminhadas presenciais com a comunidade
- Avaliação das caminhadas
- Palestras
- Participação de eventos
- Postagens em redes sociais
- Atualização do site
- Coleta de depoimentos orais e escritos

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que este projeto envolva a comunidade rio-grandina em prol da valorização e da preservação do patrimônio industrial da cidade, seja ele de natureza material ou imaterial. Para avaliar tais metas, faremos uma constante avaliação das ações do projeto com os participantes, através da interação das redes sociais e de um formulário que será enviado ao final das atividades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LAURA SIQUEIRA FOLTRAN
Alexandre Dias Machado
Alice da Conceição Teixeira
DANIEL INACIO BECKER
FRANCINE SEDREZ BUNDE
Felipe Treviso Bresolin
GABRIELA TEIXEIRA
Giovanna Lazzeri Franqui
ISABELLE BRANCÃO CHAVES
João Vitor Saraiva Pires
Juliane Conceição Primon Serres1
LAIANA PEREIRA DA SILVEIRA
LAURA BERGOZZA PEREIRA
OLIVIA SILVA NERY7
Sabrina Machado Araujo
VANESSA AVILA COSTA

Página gerada em 28/04/2024 22:18:50 (consulta levou 0.158595s)