Nome do Projeto
Estudos interinstitucionais sobre infâncias
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/05/2023 - 02/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto de ensino tem como foco a partilha de conhecimentos sobre o campo das infâncias entre três instituições de ensino superior: Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A partir de encontros online, quinzenais, grupos de estudos dessas universidades visam se encontrar para debater diferentes temas relacionados à Sociologia e à História da Infância. Almeja-se assim, o incentivo ao diálogo entre professores da educação básica, graduandos, mestrandos e doutorandos.

Objetivo Geral

Promover o encontro e o debate entre graduandos, mestrandos e doutorandos interessados no campo das infâncias.

Justificativa

Diferenças culturais, políticas e sociais estão conectadas às infâncias. Nesse sentido, a partir do encontro de três instituições de ensino superior localizadas em cidades diferentes, com professores que vem conduzindo pesquisas na área, como responsáveis pela orientação das discussões, espera-se contribuir para o fortalecimento e a qualificação dos estudos construídos no campo das infâncias. Cumpre ainda, mencionar a pertinência da parceria interinstitucional para a melhoria da relação entre a universidade e a sociedade, visto que, essa é uma das formas de nutrir a percepção crítica e sensível frente às lacunas e demandas existentes num campo de estudo.

Metodologia

Os encontros ocorrem de forma quinzenal. Temas e textos são organizados previamente em um cronograma e distribuídos entre os seus integrantes. No dia do encontro, sempre haverá um grupo responsável pela apresentação do texto e condução da discussão (que deve ser aberta e incluir a todos).

Indicadores, Metas e Resultados

-Incentivar o diálogo sobre temas relacionados à Sociologia e à História das infâncias,

-Promover o encontro entre grupos de estudos de instituições diferentes;

-Fortalecer e qualificar o ensino, a pesquisa e a extensão que ocorre com graduandos, mestrandos e doutorandos das três universidades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA1
HARDALLA SANTOS DO VALLE1
KASSANDRA DE MOURA
KETHLEN BOHM OLIVEIRA
Kessia Peres dos Santos
MARIANA BARROS DA SILVA
Narjara Mendes Garcia
SOL ANDRADE
VITOR SAQUETE RODRIGUES
VITORIA RIBEIRO NASCIMENTO
ÂNGELA ADRIANE SCHMIDT BERSCH

Página gerada em 28/04/2024 16:48:53 (consulta levou 0.143119s)