Nome do Projeto
Amor-à-pele: cuidados integrais de pessoas com lesões cutâneas na rede de saúde de Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/05/2023 - 30/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Trabalho
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O presente projeto tem por objetivo geral ofertar cuidados integrais às pessoas com lesões cutâneas na rede de saúde de Pelotas, com subsídio da equipe do Serviço de Atenção às Feridas Crônicas (SAFC) do município. Os cuidados versam principalmente no âmbito de atuação do enfermeiro que é o profissional de referência para essa área, mas engloba também os multiprofissionais ao se pensar o cuidado integral e holístico das pessoas que possuem lesões cutâneas. O projeto é composto por diferente ações que envolve estudo, discussão, produção de materiais científicos, pesquisa e prestação de cuidados, com fins de oportunizar diferentes frentes para o envolvimento acadêmico e de profissionais da saúde em prol do cuidado de pessoas da comunidade que estão em risco de ter ou possuem lesões cutâneas.

Objetivo Geral

Ofertar cuidados integrais às pessoas com lesões cutâneas na rede de Saúde de Pelotas.

Justificativa

As lesões cutâneas ocorrem por diversas razões, incluindo morbidades crônicas, que incidem em mais propensão ao desenvolvimento de feridas. Essa perda de integridade da pele que tem diferentes níveis de gravidade e duração, se fazem presentes na população no território, especialmente em longos períodos de tempo. Há cuidados básicos para a pessoa que está em risco de ter ou já possuem lesão cutânea, conforme o tipo de origem, morbidades que acometem essa pessoa. As melhoras práticas e evidências científicas são oportunas para que se intervenha e promova qualidade de vida às pessoas nessas condições. Considerando a complexidade das lesões crônicas, os cuidados podem consistir em limpeza e curativo adequado da ferida; controle de infecções; manejo de fatores de risco, como diabetes ou problemas circulatórios; uso de medicamentos tópicos ou sistêmicos; medidas para melhorar a circulação sanguínea; mudanças no estilo de vida, como dieta e atividade física, entre outros. Da mesma maneira a prevenção é essencial para evitar a formação de lesões cutâneas crônicas, principalmente em pessoas que são mais suscetíveis a desenvolvê-las, como acamados, idosos e pessoas com condições de saúde crônicas. É importante assim cuidar da pele adequadamente, como incentivando a realização de mudanças de posição regularmente em acamados, controle de condições de saúde subjacentes e promover cuidados com fins de evitar complicações futuras.

Metodologia

Desenvolver ações de cuidado integral às pessoas com lesões cutâneas na rede de Saúde de Pelotas, no ambulatório de feridas do município, unidades básicas de saúde. As atividades serão por meio de visita domiciliar, consultoria técnica, discussões de casos clínicos, acompanhamento com estudantes durante as atividades, capacitação de equipes multiprofissionais de saúde, produção de material educativo, técnico e científico, elaboração e execução de pesquisa científica, compilação e organização de dados gerados dos atendimentos.

Indicadores, Metas e Resultados

Realizar cuidados integrais de pessoas com lesões cutâneas
Elaborar manual técnico
Desenvolver revisão de literatura
Construir materiais educativos, técnicos e científicos
Compilar dados oriundos dos atendimentos

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIZE RUTZ PORTO4
ALINE KÖHLER GEPPERT
ANA ALICE MARTINS MACIEL
LARISSA BIERHALS
LARISSA BIERHALS
LUCAS DA SILVA DELLALIBERA
Lilian Teles Rubira
MARINA SOARES MOTA2
UELBERT BORGES ROSA COLERAUS

Página gerada em 28/04/2024 17:04:04 (consulta levou 0.135779s)