Nome do Projeto
O EFEITO DO PROGRAMA BODY-RELAX DO SISTEMA MIHA SOBRE O PROCESSO DE DOR/DESCONFORTO EM UMA ATLETA DE ALTO RENDIMENTO DA CIDADE DE PELOTAS/RS: REVISÃO SISTEMÁTICA E ESTUDO DE CASO
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
31/05/2023 - 05/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O exercício físico tem a capacidade de ativar até 300 músculos ao mesmo tempo em uma atividade de apenas 20 minutos. Neste sentido, o MIHA consiste em um sistema de eletromiomestimulação de corpo inteiro (WB-EMS) que trabalha conforme o interesse do usuário e/ou profissional, ou seja, seguindo os objetivos de fortalecimento muscular, hipertrofia, analgesia e reabilitação. Sendo assim, o presente estudo se divide em duas etapas: primeiramente, a realização de uma revisão sistemática a respeito dos mecanismos de ação e dos efeitos do sistema MIHA e, após, um estudo de caso com intervenção experimental para avaliar o efeito do programa Body-Relax do MIHA sobre o processo de dor/desconforto em uma atleta adulta de alto rendimento. A metodologia da primeira etapa é conduzida de acordo com os critérios do PRISMA, por meio das bases de dados científicas Lilacs, Scielo, Pubmed e Embase, no período compreendido entre os anos de 2013 e 2023 e nos idiomas português e inglês, sendo excluídos os artigos de revisão, bem como, estudos que utilizem outros métodos de intervenção que não seja o sistema MIHA. Já na segunda etapa, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, serão disponibilizados à atleta o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), logo após, os questionários autoaplicáveis e, então, serão realizadas as coletas de sangue antes dos treinos e, antes e após a aplicação do programa Body-Relax do sistema MIHA. Os marcadores fisiológicos e bioquímicos (creatina-quinase, lactato desidrogenase, cortisol, ocitocina, estradiol, testosterona, BDNF e mTOR) serão analisados conforme o protocolo de seus fabricantes e todos os dados do estudo serão computados. Diante do exposto, o estudo tem por finalidade ampliar e atualizar o conhecimento sobre a ação e os efeitos do sistema MIHA de eletromioestimulação e aperfeiçoar a minimização de dor/desconforto e consequente relaxamento em atletas, concedendo novos dados ao meio científico.
Objetivo Geral
Investigar os mecanismos dos efeitos analgésicos e miorrelaxantes do sistema MIHA por meio de revisão de literatura e estudo de caso em uma atleta de alto rendimento.
Justificativa
A ideia do presente estudo surgiu de uma associação de fatores entre o cotidiano profissional e o propósito pessoal acerca do ambiente esportivo, da facilidade de acesso a uma tecnologia avançada e a busca pelo melhor desenvolvimento de atletas de alto rendimento da categoria feminina.
Estima-se que, atualmente, a cidade de Pelotas/RS disponha de cinco equipamentos de eletromioestimulação de corpo inteiro (MIHA - WB-EMS), o qual permite ativar até 300 músculos em uma sessão de apenas 20 minutos, atendendo pessoas que buscam agilidade, facilidade e resultados na sua saúde, estética e bem-estar. Entretanto, suponha-se que a utilização sistematizada do MIHA em atletas de alto rendimento da região sul do estado gaúcho seja inexplorada. Além disso, ressalta-se, principalmente, a baixa difusão de estudos que avaliam e analisam a utilização específica do programa Body-Relax, o qual é aplicado no intuito de promover relaxamento e analgesia aos usuários.
Estima-se que, atualmente, a cidade de Pelotas/RS disponha de cinco equipamentos de eletromioestimulação de corpo inteiro (MIHA - WB-EMS), o qual permite ativar até 300 músculos em uma sessão de apenas 20 minutos, atendendo pessoas que buscam agilidade, facilidade e resultados na sua saúde, estética e bem-estar. Entretanto, suponha-se que a utilização sistematizada do MIHA em atletas de alto rendimento da região sul do estado gaúcho seja inexplorada. Além disso, ressalta-se, principalmente, a baixa difusão de estudos que avaliam e analisam a utilização específica do programa Body-Relax, o qual é aplicado no intuito de promover relaxamento e analgesia aos usuários.
Metodologia
Metodologia da 1ª etapa: será realizada uma revisão sistemática da literatura por meio de pesquisa nas bases de dados científicas: Lilacs, Scielo, Pubmed e Embase. Esta busca será realizada por meio das palavras-chave: eletromioestimulação de corpo inteiro, analgesia, relaxamento, marcadores biológicos, vias de sinalização e sistema nervoso central. O método será seguido conforme as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), no período compreendido entre os anos de 2013 e 2023 e escritos em inglês e português. Como critérios de exclusão, considera-se os artigos de revisão e os estudos que utilizem outros métodos de intervenção que não seja o sistema MIHA.
Metodologia da 2ª etapa:
a. Delineamento: trata-se de estudo de caso com intervenção experimental MIHA.
b. Protocolo experimental: Em um segundo momento, obtendo aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, será dado início ao estudo de caso disponibilizando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) (Anexo 1) à atleta convidada. Logo após, serão disponibilizados à atleta questionários autoaplicáveis acerca do perfil sociodemográfico (Anexo 2), de mensuração de dor (Anexo 3), da capacidade funcional associada à dor (Anexo 4), de questões associadas à ansiedade (Anexo 5) e de qualidade de sono (Anexo 6).
Na sequência, anteriormente ao início do treino esportivo serão realizadas as coletas de sangue, executadas por profissional experiente e capacitado, e amostras armazenadas adequadamente. Após o treino esportivo, imediatamente serão realizadas novas coletas. Então, será aplicado o programa Body-Relax do sistema MIHA com duração de 10 minutos. O sistema citado necessita que o usuário utilize um traje funcional de alta tecnologia (em formato que se aproxima de uma camiseta e uma bermuda), assim como possui cabos magnéticos que se conectam aos eletrodos, os quais se localizam nas coxas, braços e glúteos e nas regiões de peitoral, abdominal, torácica superior, torácica inferior e lombar através de um colete (conforme Figura 1). Além disso, o equipamento permite manusear a intensidade geral e específica de cada região trabalhada, sendo assim, a intensidade, por ser algo subjetivo, ou seja, sentida e referida de forma diferente por cada indivíduo, será manuseada durante os 10 minutos de aplicação conforme o relato da atleta, e assim, descrita detalhadamente conforme o desenvolvimento do projeto.
Decorrido então o tempo de uma hora após a aplicação do sistema MIHA, serão realizadas novas coletas de sangue, assim como a reaplicação dos questionários. Por fim, 24 horas depois, serão realizadas as últimas coletas de sangue. Posteriormente, serão executadas as análises acerca dos resultados obtidos, comparando os marcadores fisiológicos e bioquímicos e as sensações subjetivas antes e após a aplicação da intervenção do sistema MIHA. Ressaltamos que o protocolo descrito anteriormente será realizado uma vez por semana, no período compreendido de 10 semanas, havendo novas coletas imediatamente após a última aplicação bem como 24 horas depois da mesma.
c. Perfil da atleta:
● Sexo feminino;
● Atualmente com 32 anos de idade;
● Atleta profissional de pádel desde os 24 anos de idade;
● Disputa competições em nível estadual, nacional, sulamericano e mundial.
d. Questionários aplicados:
● Questionário Demográfico (Anexo 2)
● Escala Visual Analógica (Anexo 3)
● Escala para avaliar a capacidade funcional de pacientes com dor crônica (Anexo 4)
● Inventário de Ansiedade TRAÇO - ESTADO (IDATE) (Anexo 5)
● Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI - BR) (Anexo 6)
* O primeiro questionário citado será aplicado apenas no início do estudo e, todos os demais, serão aplicados sempre anteriormente aos treinos realizados antes das intervenções.
e. Intervenção: Programa Body-Relax do sistema de eletromioestimulação de corpo inteiro MIHA (WB-EMS) com duração máxima de 10 minutos, frequência de 100Hz, duração dos impulsos elétricos de 1 segundo com pausa dos impulsos de mesma duração, sem aumento dos mesmos e com uma largura de impulso de 150µs. Reitera-se que a intensidade geral e específica de cada região corporal será manuseada conforme relato da atleta pois se trata de algo subjetivo, sendo sentido e referido de forma diferente por cada indivíduo, porém todas as intensidades serão anotadas durante o protocolo.
f. Dosagens de marcadores: O sangue será coletado e centrifugado por 5 minutos em 5000 xg, em temperatura ambiente, para a separação do soro. As dosagens de creatina quinase (CK), lactato desidrogenase (LDH), cortisol, ocitocina, estradiol, testosterona, BDNF e mTOR serão analisadas por meio de kits comerciais de acordo com protocolo de seus fabricantes.
g. Desfechos clínicos: desfechos subjetivos de dor/fadiga, capacidade funcional, questões relacionadas ao sentimento de ansiedade e qualidade do sono.
h. Desfechos laboratoriais: níveis séricos CK, LDH, cortisol, ocitocina, estradiol, testosterona, BDNF e mTOR.
i. Processamento dos dados e análise estatística: Os dados serão computados no programa Microsoft Excel 2010, apresentados em formato de figuras e tabelas e analisados no SPSS 18.0.
Riscos: O sistema MIHA possui apenas duas contraindicações absolutas: gravidez e marca-passo. Para demais alterações de saúde, orienta-se ao usuário realizar avaliação com seu médico responsável, realizar até duas sessões por semana - sendo apenas uma sessão semanal até a sexta semana - e ter idade mínima de 16 anos. Ainda que os eletrodos não sejam colocados diretamente sobre a pele, considera-se a mínima possibilidade de irritação cutânea, como vermelhidão e coceira. Por fim, devido à necessidade do equipamento ficar ligado à corrente elétrica, considera-se não utilizá-lo se houver condições meteorológicas de descargas elétricas e/ou problemas elétricos na estrutura do local em que a sessão será realizada. Os riscos são considerados mínimos, mas salienta-se que na ocorrência de alguma lesão mais grave, a SAMU 192 será imediatamente comunicada para proceder às devidas providências.
Benefícios: Possibilidade de minimização da dor/desconforto decorrente do treinamento realizado nos dias de execução da pesquisa, gerando relaxamento e bem-estar para a atleta.
Comitê de Ética: O projeto será submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, com registro na Plataforma Brasil. Os protocolos seguem as condições estabelecidas na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Conforme resolução, os questionários ficarão armazenados pelo período de 5 anos, e posteriormente serão descartados por meio de incineração.
Metodologia da 2ª etapa:
a. Delineamento: trata-se de estudo de caso com intervenção experimental MIHA.
b. Protocolo experimental: Em um segundo momento, obtendo aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, será dado início ao estudo de caso disponibilizando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) (Anexo 1) à atleta convidada. Logo após, serão disponibilizados à atleta questionários autoaplicáveis acerca do perfil sociodemográfico (Anexo 2), de mensuração de dor (Anexo 3), da capacidade funcional associada à dor (Anexo 4), de questões associadas à ansiedade (Anexo 5) e de qualidade de sono (Anexo 6).
Na sequência, anteriormente ao início do treino esportivo serão realizadas as coletas de sangue, executadas por profissional experiente e capacitado, e amostras armazenadas adequadamente. Após o treino esportivo, imediatamente serão realizadas novas coletas. Então, será aplicado o programa Body-Relax do sistema MIHA com duração de 10 minutos. O sistema citado necessita que o usuário utilize um traje funcional de alta tecnologia (em formato que se aproxima de uma camiseta e uma bermuda), assim como possui cabos magnéticos que se conectam aos eletrodos, os quais se localizam nas coxas, braços e glúteos e nas regiões de peitoral, abdominal, torácica superior, torácica inferior e lombar através de um colete (conforme Figura 1). Além disso, o equipamento permite manusear a intensidade geral e específica de cada região trabalhada, sendo assim, a intensidade, por ser algo subjetivo, ou seja, sentida e referida de forma diferente por cada indivíduo, será manuseada durante os 10 minutos de aplicação conforme o relato da atleta, e assim, descrita detalhadamente conforme o desenvolvimento do projeto.
Decorrido então o tempo de uma hora após a aplicação do sistema MIHA, serão realizadas novas coletas de sangue, assim como a reaplicação dos questionários. Por fim, 24 horas depois, serão realizadas as últimas coletas de sangue. Posteriormente, serão executadas as análises acerca dos resultados obtidos, comparando os marcadores fisiológicos e bioquímicos e as sensações subjetivas antes e após a aplicação da intervenção do sistema MIHA. Ressaltamos que o protocolo descrito anteriormente será realizado uma vez por semana, no período compreendido de 10 semanas, havendo novas coletas imediatamente após a última aplicação bem como 24 horas depois da mesma.
c. Perfil da atleta:
● Sexo feminino;
● Atualmente com 32 anos de idade;
● Atleta profissional de pádel desde os 24 anos de idade;
● Disputa competições em nível estadual, nacional, sulamericano e mundial.
d. Questionários aplicados:
● Questionário Demográfico (Anexo 2)
● Escala Visual Analógica (Anexo 3)
● Escala para avaliar a capacidade funcional de pacientes com dor crônica (Anexo 4)
● Inventário de Ansiedade TRAÇO - ESTADO (IDATE) (Anexo 5)
● Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI - BR) (Anexo 6)
* O primeiro questionário citado será aplicado apenas no início do estudo e, todos os demais, serão aplicados sempre anteriormente aos treinos realizados antes das intervenções.
e. Intervenção: Programa Body-Relax do sistema de eletromioestimulação de corpo inteiro MIHA (WB-EMS) com duração máxima de 10 minutos, frequência de 100Hz, duração dos impulsos elétricos de 1 segundo com pausa dos impulsos de mesma duração, sem aumento dos mesmos e com uma largura de impulso de 150µs. Reitera-se que a intensidade geral e específica de cada região corporal será manuseada conforme relato da atleta pois se trata de algo subjetivo, sendo sentido e referido de forma diferente por cada indivíduo, porém todas as intensidades serão anotadas durante o protocolo.
f. Dosagens de marcadores: O sangue será coletado e centrifugado por 5 minutos em 5000 xg, em temperatura ambiente, para a separação do soro. As dosagens de creatina quinase (CK), lactato desidrogenase (LDH), cortisol, ocitocina, estradiol, testosterona, BDNF e mTOR serão analisadas por meio de kits comerciais de acordo com protocolo de seus fabricantes.
g. Desfechos clínicos: desfechos subjetivos de dor/fadiga, capacidade funcional, questões relacionadas ao sentimento de ansiedade e qualidade do sono.
h. Desfechos laboratoriais: níveis séricos CK, LDH, cortisol, ocitocina, estradiol, testosterona, BDNF e mTOR.
i. Processamento dos dados e análise estatística: Os dados serão computados no programa Microsoft Excel 2010, apresentados em formato de figuras e tabelas e analisados no SPSS 18.0.
Riscos: O sistema MIHA possui apenas duas contraindicações absolutas: gravidez e marca-passo. Para demais alterações de saúde, orienta-se ao usuário realizar avaliação com seu médico responsável, realizar até duas sessões por semana - sendo apenas uma sessão semanal até a sexta semana - e ter idade mínima de 16 anos. Ainda que os eletrodos não sejam colocados diretamente sobre a pele, considera-se a mínima possibilidade de irritação cutânea, como vermelhidão e coceira. Por fim, devido à necessidade do equipamento ficar ligado à corrente elétrica, considera-se não utilizá-lo se houver condições meteorológicas de descargas elétricas e/ou problemas elétricos na estrutura do local em que a sessão será realizada. Os riscos são considerados mínimos, mas salienta-se que na ocorrência de alguma lesão mais grave, a SAMU 192 será imediatamente comunicada para proceder às devidas providências.
Benefícios: Possibilidade de minimização da dor/desconforto decorrente do treinamento realizado nos dias de execução da pesquisa, gerando relaxamento e bem-estar para a atleta.
Comitê de Ética: O projeto será submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, com registro na Plataforma Brasil. Os protocolos seguem as condições estabelecidas na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Conforme resolução, os questionários ficarão armazenados pelo período de 5 anos, e posteriormente serão descartados por meio de incineração.
Indicadores, Metas e Resultados
O presente projeto tem, por objetivo inicial, ampliar e atualizar o conhecimento da sociedade sobre a tecnologia do sistema MIHA de eletromioestimulação através da revisão sistemática, trazendo assim informações importantes e requalificadas que possivelmente contribuirão no meio de pesquisa como também para os profissionais e usuários desta tecnologia. Somado a isso, através do estudo de caso, temos por pretensão quantificar e relatar os benefícios fornecidos pelo programa Body-Relax do sistema MIHA em atletas de alto nível, trazendo informações minuciosas sobre marcadores biológicos bem como dados sociais e demográficos extraídos e organizados dos questionários aplicados. Esperamos pelo menos um artigo publicado e uma dissertação de mestrado.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ARTHUR DE FARIAS BETEMPS DA SILVA | |||
CAROLINE CRESPO DA COSTA | 1 | ||
GIOVANA DUZZO GAMARO | 3 | ||
IZABEL CRISTINA CUSTODIO DE SOUZA | 4 | ||
Iraci Lucena da Silva Torres | |||
Juliana Rocha Fernandes | |||
JÉSSICA MARQUES OBELAR RAMOS | |||
LEO ANDERSON MEIRA MARTINS | |||
Liciane Fernandes Medeiros | |||
RICARDO NETTO GOULART |