Nome do Projeto
Café Arqueológico
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2023 - 31/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto Café Arqueológico será realizado como atividade de ensino do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ-UFPEL) e vinculado ao Bacharelado de Arqueologia da UFPEL. O projeto consiste em palestras, oficinas, seminários, webnários, grupo de estudo e cursos de curta duração ministrados por pesquisadores egressos da UFPEL, que tiveram atuação durante seus cursos de graduação e pós-graduação no LEPAARQ-UFPEL. Da mesma forma, participarão como ministrantes de palestras, cursos e grupo de estudos, pesquisadores convidados não egressos da UFPEL e que possam contribuir com suas pesquisas junto ao grupo de pesquisadores e alunos do LEPAARQ, do Bacharelado em Arqueologia e do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGANT). As palestras terão temáticas relacionadas à antropologia, arqueologia e patrimônio e serão desenvolvidas com o objetivo geral de fortalecer um ciclo de ensino-aprendizagem entre profissionais e alunos, através de um espaço de troca de experiências.

Objetivo Geral

Objetiva-se contribuir para o processo de formação dos alunos que atuam como colaboradores, laboratoristas e bolsistas no LEPAARQ-UFPEL, do Bacharelado de Arqueologia e do Programa de Pós-graduação em Antropologia, nos mais variados projetos de pesquisa e extensão desta instituição. Com este projeto, objetiva-se proporcionar um espaço de troca de experiências, reflexão e diálogo entre profissionais egressos do LEPAARQ-UFPEL e de fora da instituição e alunos que atuam nesta instituição.
Como objetivos específicos são:
1) proporcionar espaços de troca de experiências entre alunos e profissionais através de palestras e cursos de curta duração;
2) criar um ambiente de estudos de textos extra classe;
3) fomentar a maturidade teórica e prática dos alunos que atuam em projetos de ensino, pesquisa e ou extensão.
4) Com abordagens extra-classe, busca-se abrir espaço de engajamento de novos estudantes nos projetos, uma estratégia para o combate à evasão. Vale lembrar que o projeto terá temáticas que se articulam aos componentes curriculares do PPP do Bacharelado em Arqueologia e do Bacharelado em Antropologia.

Justificativa

O projeto se justifica pela necessidade de formação de jovens pesquisadores e extensionistas. Na medida em que os alunos se formam atuando no LEPAARQ-UFPEL e nos Bacharelados e ingressam em programas de pós-graduação dentro ou fora da UFPEL podem contribuir com palestras e grupo de estudos voltados às demandas de pesquisas da instituição.
A equipe do LEPAARQ-UFPEL historicamente teve a preocupação em um rodízio de conhecimento, ou seja, os alunos mais antigos ajudam na formação dos alunos recém ingressos. Quando se formam, via de regra, tornam-se pesquisadores associados do LEPAARQ-UFPEL, assumindo sub-coordenação em pesquisas e auxiliando na formação de novos pesquisadores. O projeto Café Arqueológico busca a formalização dessas atividades de ensino que envolve, de um lado, pesquisadores egressos do LEPAARQ e dos Bacharelados e pesquisadores de fora e, de outro lado, alunos em processo de formação.
Justifica-se, portanto, pela criação de um espaço de reflexão e troca de ideias, entre alunos e profissionais. Um espaço de debates e diálogos, de leitura e de troca de experiências. Este espaço terá também visa o reconhecimento de profissionais formados na instituição, os quais irão ensinar o que aprenderam nesta Universidade. Trata-se, portanto, de uma política institucional de valorização dos profissionais formados por esta instituição.
Sabidamente os índices de evasão dos cursos de graduação da área de ciências humanas estão em torno de 60% a 75%. Estratégias estão sendo criadas por todas as unidades e pela UFPEL como um todo, para diminuir o abandono escolar na instituição. O projeto Café Arqueológico é uma dessas estratégias, que visa incorporar o alunado em atividades de aprendizado extra-classe através de temáticas vinculadas aos componentes curriculares, especialmente, dos Bacharelados em Arqueologia e Antropologia.

Metodologia

O projeto será desenvolvido de três formas: palestras e webnários, grupo de estudos e curso de curta duração. Fica a cargo do profissional ministrante, em concordância com a coordenação, qual o modo preferencial de exposição:
1) Através de palestras esporádicas ministradas por profissionais e ex-alunos da UFPEL que atuaram em sua formação no LEPAARQ-UFPEL e no Bacharelado ou PPGANT. Neste sentido, a metodologia do projeto envolve palestras de aproximadamente 40 minutos com uso de data-show. As palestras serão realizadas, preferencialmente, no espaço do LEPAARQ-UFPEL, em meio aos espaços de trabalho. A ideia central é que o espaço proporcionado pelo projeto seja o mesmo espaço de muitas das pesquisas que forem divulgadas pelas palestras dos profissionais ministrantes. Estão previstos seminários, seguindo a tendência daquilo que se popularizou na pandemia, atingindo públicos extra-universidade.
2) Através de grupo de estudos que envolva a leitura e discussão de textos da área de arqueologia, antropologia e patrimônio.
3) Através de curso de curta de duração de 20hs ou 40hs, que pode ou não envolver leitura de textos e atividades práticas de campo e laboratório.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o projeto possibilite um espaço de diálogo, reflexões, debates e troca de experiências entre profissionais e alunos que atuam no LEPAARQ-UFPEL. Espera-se que tais palestras, cursos e grupo de estudos possam contribuir para a formação dos alunos envolvidos nas pesquisas do LEPAARQ-UFPEL e que qualifiquem os alunos para as atividades de pesquisa e extensão da mesma instituição. Espera-se também o reconhecimento dos profissionais egressos desta instituição e, por fim, espera-se que as atividades de ensino do projeto possam contribuir para a diminuição da evasão de alunos do Bacharelado. Espera-se também contribuir com a queda dos índices de evasão, que oscilam em torno de 60% a 75% nos cursos de ciências humanas da UFPEL. Para tal, o engajamento em projetos em desenvolvimento é fundamental.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE OLIVEIRA CARDOSO JUNIOR
ALUÍSIO GOMES ALVES
ANA PAULA SIGA LANGONE
ANDERSON LUIS DA SILVA MARQUES
Andréa Jorge do Amaral Dominguez
Clarissa Corrêa Garcia
Gabriel Saraiva Rosa
Gustavo Silva da Silva
HELEN DIAS MURIAS
IORRANA ALMEIDA CORREA
ISABEL CARDOSO WURDIG
ISABEL FERREIRA VARGAS
Igor Dias Mesquita
JEFFERSON FOSTER DA SILVA
JOAO ARTHUR DA ROSA
MARIA EDUARDA FERREIRA SANTANA
MAURICIO STECKEL
NAYARA GOMES PEREIRA
RAFAEL GUEDES MILHEIRA2
SABRINA ESCOBAR FREITAS RIBEIRO
VICTORIA CASSIA LUCERO DIAS
VICTÓRIA FERREIRA ULGUIM

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